sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Max de Castro e Fabiana Cozza se apresentam em SP


Fim de semana na área e chega a hora de se programar. Afinal a galera quer mais é tomar uma boa cerveja e curtir música de qualidade. Os assuntos mais complexos ficam um pouco de lado e a diversão derruba o estresse. Em Sampa uma boa pedida, para quem não vai curtir o peso do Iron Maiden, é a apresentação conjunta de Max de Castro e Fabiana Cozza.
Pela primeira vez os músicos se apresentam juntos. O show que acontece, de hoje até domingo, será no teatro do Sesc Vila Mariana. Hoje e amanhã a apresentação começa às 21h, e no domingo, às 18h.
Compositores como Baden Powell, Vinícius de Moraes e Jorge Bem, estão no repertório da dupla, além de releituras de afro sambas e músicas das carreiras de cada um.
Max de Castro é guitarrista, cantor e compositor. Em 2000, lançou seu primeiro disco "Samba Raro". Em 2002, lançou "Orchestra Klaxon" e, em 2005, "Max de Castro". Seu disco mais recente é "Balanço das Horas", de 2006.
Já Fabiana Cozza começou a carreira de cantora em 1996, no grupo vocal Novella, ao lado de Jane Duboc. Em 2004, lançou o disco "O Samba É Meu Dom". Atualmente, a cantora faz turnê de seu segundo álbum, "Quando o Céu Clarear".

Max de Castro e Fabiana Cozza
Quando: 29/2 a 2/3 (sexta e sábado, às 21h; domingo, às 18)
Onde: Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo tel. 0/xx/11/5080-3000)
Quanto: R$ 30

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O Lado B


Pegando carona no tópico anterior sobre música e internet, gostaria de falar um pouco a respeito de um outro lado dessa mesma moeda, então, viremos esse disco aqui no “VitrolaNews” e vamos em frente.
Verdade seja dita: A inclusão digital não conseguiu amenizar um grande problema para as bandas independentes em geral, a falta de espaço e oportunidades para shows. O que vemos então é uma enxurrada de bandas de estúdio muito bem produzidas (muitas vezes por seus próprios componentes), graças às facilidades que a evolução tecnológica tem proporcionado a nível de produção caseira. Com os famosos home-studios, de minúsculos apartamentos saem materiais muito bons e isso é ótimo!
Para os que não vão a shows maravilha, mas, o público que curte dar uma chegada para ver as bandas e sentir a verdadeira energia do som em uma performance ao vivo, ou seja, tirar a prova dos nove do que se fez na bolachinha, tem sentido falta das apresentações. As próprias bandas que querem realmente mostrar o seu trabalho também sofrem com esse desequilíbrio, ou seja, evoluímos e muito nas partes de produção, materiais gráficos para divulgação, marketing e etc., mas, faltam “os shows”!!!
Tenho certeza de que muitas bandas (e não são poucas) não estão confortáveis com esse tipo de contraste na cena musical, e nós também queremos prestigiar as novas bandas que demonstram por meio da internet todo um desejo de aparecer para o público. A (des)proporção entre a quantidade de bandas e os locais para shows ainda é muito grande.
Enfim, falta oportunidade para absorver todo esse contingente de bandas que brotam da noite para o dia, além da má sorte de quem está fora dos grandes centros, afinal, quem vai deixar de contratar o serviço de uma empresa pertinho da sua casa que “não cobra pela visita” para contratar uma outra empresa de fora, que vai te dar despesas. E quem mais sofre são justamente as novas empresas (bandas), aí caros amigos, os organizadores não querem arriscar, o fantasma do “bairrismo” reaparece nas mentes dos músicos que não conseguem espaço para tocar e a tão badalada união underground acaba indo para o espaço em vista de tanta concorrência por um pedaçinho de bolo, quer dizer, de palco.
Inúmeras bandas, acreditem, começam e terminam sem ao menos sentirem o gosto de pisarem em um palco e lógico... aproveitando-se de toda essa carência, os produtores de plantão fazem à festa do anti-profissionalismo e da falta de respeito para com as bandas. Em frente ao monitor, no nosso meio musical virtual, onde tudo o que vemos e ouvimos nos surpreende a cada dia, a evolução é nítida e fascinante, agora para quem vai pegar a estrada “de verdade” um aviso: Atenção!!!


Murilo Costa* especial para o VitrolaNews.

*Murilo Costa é economista, baterista e apreciador da música pesada em todas as suas vertentes. Quinzenalmente assume o posto de colunista do VN.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Música e Internet


A inovação tecnológica trouxe algumas facilidades para o meio musical. Desde a gravação até a produção e divulgação de um projeto, tudo fica mais fácil por meio da rede. Hoje são muitos os músicos que utilizam desta ferramenta para dar visibilidade aos seus trabalhos. Não só quem faz música, mas também quem trabalha com ela. A exemplo temos os blogueiros que, assim como eu, vasculham tudo em busca de novidades e temas para suas matérias.
Justamente por isso o VitrolaNews entrou no ar. Para apresentar novidades, ou não, mas trazer informações úteis e curiosidades sobre o mundo da música, independente do estilo, do credo ou religião de quem está na ativa, ou não. E, principalmente, para ser mais um espaço de debate, onde, seguindo a tendência e a evolução tecnológica, amplia o espaço para a música.
Pois bem, nesta incessante busca por temas, sons e bandas, tenho conhecido pessoas e excelentes trabalhos. E o melhor, visto o quanto o underground continua forte, o quanto tem muita gente preparada para viver do seu próprio trabalho, e preocupadas em fazer um som com qualidade instrumental, com conteúdos pertinentes, independente do ritmo. Também tenho visto o quanto essa ferramenta chamada internet, e o mundo virtual possibilitam essa aproximação entre público, produtores e bandas.
Porém, toda essa funcionalidade só é obtida se realmente a ferramenta for bem aproveitada. Pois, caso contrário, a propaganda acaba sendo negativa. Numa dessas pesquisas, o VitrolaNews errou feio. Divulgou uma banda que já tinha acabado, mesmo com pouco tempo de existência. Dessa forma, acabou transmitindo uma informação equivocada. Nada demais em cometer erros, até os grandes veículos o cometem. Mas o alerta deve ser feito para que músicos e bandas sempre façam o melhor uso do excelente instrumento que têm em mãos. É preciso manter os sites e blogs com informações da banda sempre atualizados para fazer com que o seu público não o visite só uma vez. Também para evitar de cair numa roubada e até mesmo perder uma grande oportunidade para divulgar o seu som.
Só assim o underground vai continuar colocando a cara a tapa e mostrando toda a sua força!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

4 Dias para o Iron


Os ingleses do Iron Maiden estão quase chegando. Na última sexta-feira (22), a banda tocou na cidade de Monterrey, México. O show faz parte da turnê latino-americana do grupo, que passará por três cidades brasileiras, em março. Em São Paulo o show será no dia 2, Curitiba (4) e Porto Alegre (5).
Os shows fazem parte da turnê mundial "Somewhere Back in Time". No repertório a banda revive os principais clássicos da década de ointenta, com base nos discos "Powerslave" e "Somewhere in Time".
Os fãs terão mais um contato com o gigante Eddie, mascote da banda, Steve Harris e companhia. Entre os sucessos da banda, músicas como "2 Minutes to Midnight", "Aces High" e "Wasted Years", a própria “Powerslave” e outras não vão faltar.
Com certeza um show que irá reunir não só cabeludos, mas veteranos e jovens de diferentes idades apaixonados pelo Maiden.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Recordar é viver



Já se passaram 21 anos desde o lançamento de “Rock Brasília, Explode Brasil!”. Para quem não lembra, esse foi o título de uma coletânea de bandas brasilienses, lançada pela gravadora EMI (em LP e K-7), em 1987. Apesar das gravações não serem um primor, em termos de qualidade, ainda assim o bolachão fazia a cabeça de quem o ouvia.
O disco reunia dez bandas com uma música cada: W3 (A Carta), Pânico (Máscaras), Marciano Sodomita (História), Habeas Corpus (E o Tempo), 5 Generais (Pássaros Negros), Beta Pictoris (Volta Pra Mim), Elite Sofisticado (Tudo Mal), Manto (Velhas Caras), Os Culpados (Razões), Artigo 153 (Seja Normal).
Para os saudosistas, e aí me incluo nesse grupo, o disco marcou uma época onde o velho lema “faça você mesmo” valia mais do que nunca. Apesar de ser considerados por muitos uma grande roubada da gravadora EMI, que acabou colocando no mercado potenciais nomes do rock nacional, sem o merecido cuidado.
Mesmo com a mancada da gravadora, o resultado foi um disco gravado de um show em frente ao Congresso Nacional, com alguns dos grupos que mais se destacavam na cidade. Na capa, o disco trazia cenas de manifestações populares, com direito a fotos de ônibus e veraneios da polícia destruídas e queimadas. Na época, uma das principais lutas era contra a censura na indústria fonográfica e contra a repressão aos jovens.
Enfim, a coletânea é um retrato de uma geração da música que infelizmente acabou se perdendo. Para quem estiver interessado em conhecer essa brilhante e ofuscada parte da cena musical de Brasília, uma galera conseguiu digitalizar.
Vale muito a pena conhecer ou então matar a saudade.
Download em http://rapidshare.com/files/92450247/1986_Rock_Brasilia_Explode_Brasil_.zip.html .

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Noite de groove


O Circo Voador recebe nesta sexta-feira (22) um dos maiores projetos da Black Music brasileira: Circo Soul. Com um estrondoso sucesso na primeira edição, que aconteceu em novembro do ano passado, a edição do dia 22/2 traz as festas Blax, Candomblack e o Viaduto de Madureira vem com seu visual característico, seus DJs, dançarinos-performers, e recebe a Banda Black Rio com o convidado especial Mano Brown (Racionais MCs).
No set, a Black Rio e Mano Brown tocarão Tim Maia, antecipando as homenagens do seu aniversário de 50 anos, em Março. A Feira Black será novamente montada na alameda de palmeiras do Circo, com 30 expositores trazendo moda, equipamentos de dj, cds, dvds, grafite, trançadeiras e outras novidades do universo Black.
O evento é o resultado da reunião de uma série de eventos dedicados à cultura afro.
Mais informações www.circovoador.com.br .

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cidade Negra volta ao Canecão com novo show


“Diversão” é o nome no show que Toni Garrido (voz), Da Gama (guitarra), Bino Farias (baixo) e Lazão (bateria) apresentam nesta sexta-feira (22) e sábado (23), no Canecão. Na primeira noite o grupo terá como convidado especial o cantor e compositor Pepeu Gomes.
Como o nome diz, o show é totalmente dedicado à diversão dos músicos e do público. No repertório a banda relê canções de Lulu Santos, Caetano Veloso, Clube na Esquina, Novos Baianos, Cassiano, Djavan, Cazuza, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Belchior, Marina Lima, Vinícius Cantuária, entre outros compositores que fizeram sucesso entre 1970 e 1999.
Acompanham o Cidade negra os músicos Sérgio Yasbek (guitarras), Alex Meirelles (teclados), Marlon Sette (trombone) e Altair Martins (trompete), além dos live dubs de Marcos MPC e dos vocais de Kacau Gomes e Ana Luisa.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

U2 começa a gravar álbum novo em Dublin


O grupo irlandês U2 está trabalhando em Dublin em um novo disco com os mesmos produtores com os quais grava há anos, Brian Eno e Daniel Lanois, informa o site da revista "Billboard".
"Vamos romper clichês e oferecer uma obra-prima. Estamos trabalhando e Bono (vocalista) está fazendo as letras", aponta Lanois, que afirma que a banda conta com muito material, o que pode fazer com que o próximo álbum do U2 seja duplo.
O último lançamento do grupo saiu em 2004 sob o nome de "How To Dismantle An Atomic Bomb", mas há algum tempo a banda liderada pelo carismático Bono e seus produtores trabalham em um novo material obtido nas turnês do grupo na França e Marrocos.
"Há tanto material. Quando Eno e eu entramos em um quarto com estes meninos, antes de comer já temos oito canções", disse Lanois à revista americana.
"Fizemos algumas introduções fascinantes por meio de jam sessions", ressaltou.
"Agora, escolheremos nossas introduções favoritas e diremos: Pronto, este é um ponto de partida excelente. Agora, o que queremos dizer com ele? As bases às vezes são melódicas e outras partem de um riff, mas posso garantir que são fascinantes", afirmou o produtor.
Fonte: Agência Efe

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Led Zeppelin ganha tributo com grandes nomes


Depois da festejada reunião do Led Zeppelin no final do ano passado, a banda britânica voltou a ser destaque. Além das inúmeras especulações a respeito de uma turnê e de uma coletânea dupla, Mothership, chega a vez das homenagens. LedBox – The Ultimate Led Zeppelin Tribute acaba de chegar ao mercado e mostra o prestígio de Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham.
Um supertime de músicos das mais variadas vertentes do rock registrou as 25 faixas do lançamento, que é duplo. Entre os nomes estão guitarristas de primeira, como Steve Morse (Deep Purple), Manny Charlton (ex-Nazareth) e Bruce Kulick (ex-Kiss). O tributo contou também com Joe Lynn Turner (ex-Rainbow, ex-Deep Purple), Rick Wakeman (Yes) e Paul Di’Anno (ex-Iron Maiden).
LedBox – The Ultimate Led Zeppelin Tribute chega ao mercado pela Cleopatra Records e tem as seguintes músicas:

CD 1
01. Good Times, Bad Times
02. Houses Of The Holy
03. Babe I’m Gonna Leave You
04. When The Levee Breaks
05. Dazed and Confused
06. Whole Lotta Love
07. You Shook Me
08. Immigrant Song
09. Ramble On
10. Rock And Roll
11. D’yer Mak’er
12. Stairway To Heaven

CD 2
01. Fool In The Rain
02. Dancing Days
03. Heartbreaker
04. Black Dog
05. All My Love
06. Kashmir
07. Misty Mountain Hop
08. The Ocean
09. Houses Of The Holy
10. The Rover
11. Dancing Days
12. Nobody’s Fault But Mine
13. Stairway To Heaven

Fonte: UOL MÚSICA

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

New Metal?!


Apesar de se denominar como New Metal, o som da banda Tropa traz outras influências que lembram muito mais o grunge do Alice in Chains, ou o pós-grunge do Silverchair, do que qualquer outra coisa realmente classificada com New Metal. Criado no início de 2003, em Maceió, o trio é formado por Raphael (Guitarra/voz), Alcyr Vergetti (Baixo) e Marcelo Feth (Bateria/voz).
Com letras em português, o álbum Carapuça chama a atenção pela qualidade da gravação, apesar de ser um trabalho independente. O entrosamento da banda fica evidente, e os bons timbres de baixo e guitarra se completam com um vocal agressivo e uma batera com excelente pegada.
Nas cinco músicas que a banda disponibilizou no site bandas de garagem (www.bandasdegaragem.com.br/tropa) , destaque para as “Armadilha” e “Não deixe pra depois”. Se o objetivo principal da Tropa é seguir um caminho próprio e andar com as próprias pernas, fazendo um som próprio, o trio está no caminho certo, ainda que o som fuja da proposta de ser New Metal. Vale a pena conferir o som do trio alagoano e tirar as próprias conclusões.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Toda a força do Hip-Hop no Contra Fluxo


O sonho e a vontade de viver do que fazem e daquilo que mais sabem é, sem dúvida, o que sustenta o som e toda a atitude do grupo paulistano Contra Fluxo. Formado pelos MCs Deja Vu, Mascote, Munhoz e Ogi nos microfones, e DJ Big Edy e DJ Willian nos toca-discos, o grupo está na ativa desde 2003, e aos poucos conquista espaços que extrapolam as barreiras do underground, e mostram toda a força do hip-hop feito por eles.
O mais novo disco SuperAção foi lançado no fim de 2007, e ganhou destaque depois de aparecer em quarto lugar na lista de melhores do ano da TramaVirtual.
Sem muita firula e da maneira mais direta possível, SuperAção traz faixas que empolgam e mostram um pouco de cada uma das faces do hip-hop. Que podem ir da batida mais direta, com as letras retratando a realidade e demonstrando de maneira inteligente a indignação do gueto (Contratempos e no Centro da Tempestade), até a poesia ritmada e harmoniosa, com uma mensagem positiva, lembrando o melhor do Soul e da black-music, sem deixar de lado a batida principal (Verdes Montes).
Apesar de o disco contar com a participação de diferentes produtores, o resultado é uma sonoridade concisa e constante, resultado de samples, bumbos e caixas muito bem encaixados, com vocais que perfeitamente entrosados. O álbum conta, ainda, com diversas participações especiais, como dos MC’s Zorack, Rick, Nocivo Shomon, Rump, Jamés Ventura, entre outros.
Se o RAP é a voz, para o pessoal do Contra Fluxo ele vai além, e serve também de remo para continuar remando contra a maré do modismo, dos clichês, e da falta de assunto que permeia parte da música atual.
Para quem quer fugir da mesmice, com certeza uma excelente pedida: www.myspace.com/contrafluxo .

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Agenda para todos os gostos


Que o calendário de shows internacionais esse ano será extenso, nós já falamos aqui. Mas a cada dia surgem novas atrações gringas confirmando suas datas aqui no Brasil. A expectativa é que 2008 seja muito melhor que 2007 em termos de shows estrangeiros. O Brasil está na agenda de muitos nomes internacionais de grande porte, como Deep Purple, Bob Dylan, Ozzy e Iron Maiden (já divulgados aqui no VitrolaNews) e ainda Interpol, Whitesnake, Rush e até mesmo a nova formação do Queen.
As vendas para o show de Bob Dylan começaram nesta quinta-feira. Ele se apresenta dia 8 de março na Rio Arena, em Jacarepaguá. Os preços, apesar de mais baratos que em São Paulo (onde chegam a R$ 900), continuam altos: entre R$ 150 (arquibancada nível 3) e R$ 360 (cadeira vip). O show faz parte da turnê de lançamento do disco ‘Modern Times’, 44º da carreira de Dylan.
Os ‘emos’ terão vez com o My Chemical Romance, que se apresenta por aqui nesta sexta-feira (15), no Vivo Rio. Sábado (16), no mesmo lugar, é dia do grupo Earth, Wind & Fire, na estrada há mais de 30 anos. Ainda este mês, o Citibank Hall recebe Deep Purple, dia 22. Mês que vem, no dia 7, a casa da Barra recebe a banda de metal progressivo Dream Theater. A Rio Arena recebe dia 3 de abril o ex-Black Sabbath Ozzy Osbourne, com show de abertura da banda Korn.
Dia 13 de março, a Fundição Progresso recebe os nova-iorquinos do Interpol. Também estão para vir ao Brasil nomes como LA Guns, Queensryche, Whitesnake, Scorpions, From Autumn To Ashes, Marduk e Nazareth.
O Queen — com Paul Rogers cantando ao lado dos antigos parceiros de Freddie Mercury, Brian May e Roger Taylor — vai ser a grande atração do Concerto 46664, dia 30 de novembro na Praia de Copacabana. Apadrinhado pelo ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, o evento gratuito levanta fundos para combater a Aids.
O Rush estará no Rio no meio do ano, com show no Maracanã, palco que já recebeu os canadenses em 2003. Programados para este ano, Lenny Kravitz, The Cure e Linkin Park ainda estão em negociação.
Para quem gosta de música, as opções são variadas. Mas como nem tudo são flores, é bom começar a encher o porquinho já que, com exceção do Queen que será gratuito, o preço médio dos ingressos para shows internacionais são bem salgados. Os lugares mais baratos geralmente não saem por menos de R$50,00. Então é melhor se programar para não ficar de fora.

*Com informações do jornal O Dia

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A volta dos irmãos Cavalera


O álbum já foi lançado??? Oficialmente pela gravadora não, mas pela “internet records” sim... Essa aí também não é a capa do álbum, porém, essa foto define bem o gesto pelo qual esperávamos há anos por parte dos irmãos Cavalera. E o reencontro não poderia ser traduzido de maneira diferente senão em forma de música. O projeto foi batizado de “Cavalera Conspiracy” e "Inflikted" é o nome do álbum.
Produzido por Logan Mader (ex-Machine Head, Soulfly) o álbum conta com a ilustre participação de Rex Brown (ex-Pantera) e Ritchie Cavalera (enteado de Max). Pois bem, dessa vez tudo "conspirou" a favor dos Cavalera. Os aliados Joe Duplantier (Bass-Gojira) e Marc Rizzo (Guitar-Soulfly) dão conta do recado com extrema competência, como já o fazem em suas bandas principais. É bem verdade que de nada adiantaria toda essa badalação se a música não correspondesse à altura. Para quem ainda tem lá as suas dúvidas sobre o que irá escutar vou logo adiantando: Cuidado para não se emocionar e passar vergonha na frente dos amigos, pois eles mandaram ver neste CD. Logo de cara, a faixa título nos leva a dizer: "São eles!!!", em seguida “Sanctuary” confirma que os dois não esqueceram nada do que aprenderam. E, lá no fundo, sabíamos disso. Todas as influências que permeavam o Sepultura estão no disco: Thrash, Hardcore, Punk, muito peso e tudo soando completamente autêntico, como sempre foi o Sepultura, sem medo da "modernidade".
Não adianta querer ficar comparando com esse ou aquele álbum da era Sepultura, porque as diferenças vão existir assim como as semelhanças, já que boa parte daquela essência se faz presente neste projeto. Além das ótimas “Inflikted” e “Sanctuary”, ao longo do álbum nos deparamos com as pesadíssimas “Terrorize” e “Dark Ark”, um pouco de Nailbomb se faz presente em “Ultra-Violent” e as boas palhetadas que finalizam “Hearts Of Darkness” nos fazem lembrar dos velhos tempos.
O “grand finale” vem com o bom e velho “Um, dois, três, quatro!!!” ao final de “Must Kill”. Destaques para a produção, os vocais ultra-agressivos de Max, o peso das cordas, além da impressão de vermos o Iggor tocando com dois martelos. Enfim, a capacidade e sabedoria com que estes dois caras sempre criaram a sua música, unindo influências e elementos de dentro e fora do Metal, homogeneizando tudo isso e traduzindo esses sentimentos em forma de agressividade. Duas palavras que representem “Inflikted”: Pesado e Direto!!!


Cavalera Conspiracy (Inflikted - Roadrunner Records)
www.myspace.com/cavaleraconspiracy
www.cavaleraconspiracy.com

Murilo Costa* especial para o VitrolaNews.

*Murilo Costa é economista, baterista e apreciador da música pesada em todas as suas vertentes. A partir de agora, quinzenalmente, assume o posto de colunista do VitrolaNews.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Patti Smith grava primeiro CD de covers


Antes de atacar políticos e dizer que a verdadeira arma que os norte-americanos deveriam usar numa guerra era a guitarra, Patti Smith abriu a clássica apresentação no Tim Festival de 2006 com Gimme Shelter, dos Rolling Stones. A música anunciava que a eterna roqueira fã de Rimbaud iria fazer um dos melhores shows naquela noite. A começar pela releitura da canção, mais blues do que a original.

Pois bem, quem não foi ao show ou simplesmente gostaria de ouvir a música na voz rouca da senhora Smith tem uma boa notícia: Gimme Shelter é uma das 12 canções que compõem o ótimo Twelve. O álbum é o primeiro da cantora contendo apenas versões para músicas de artistas que ela admira.

E Patti Smith não se limitou a uma década ou a um estilo. Também não tem vergonha de assumir que gosta, por exemplo, do pop radiofônico dos Tears for Fears. Everybody Wants To Rule the World tem a mesma pegada da versão original, mas tudo que leva o dedo da musa soa diferente. E não se assuste se você quiser voltar a essa música várias vezes.

O repertório de Twelve pode parecer óbvio, com canções como Soul Kitchen, do The Doors, Helpless, de Neil Young e Are You Experienced?, do mago Jimi Hendrix. Mas em cada faixa os fãs vão sentir o toque peculiar da nossa lenda viva que é Patti Smith.

A grande surpresa do disco talvez seja para a versão de Smells Like Teen Spirit, do extinto Nirvana. Em vez de guitarras pesadas, muitos instrumentos acústicos e um som completamente folk. Se ela tivesse gravado essa música na época do acústico do Nirvana, Kurt Cobain certamente a incluiria no disco. Mas essa é uma característica de Patti Smith: melhorar ainda mais o que já é bom.

Fonte: Correioweb

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Planeta Atlântida 2008


Acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro mais uma edição do Planeta Atlântida, festival que reunirá nos dois dias do evento atrações musicais para todos os gostos em três palcos especiais.

Na sexta-feira, 15, além dos vários DJs que se apresentarão no palco E-Planet, especializado em música eletrônica, no palco principal se apresentarão os grupos Fresno e NX Zero, que dividirão o palco, Skank, Natiruts, Inimigos da HP, O Rappa, Pitty e Cachorro Grande, Nenhum de Nós, e a dupla Life is a Loop.

No segundo dia de festival, sábado, 16, as atrações marcadas para se apresentarem no palco principal são Chimarruts, Capital Inicial, Jorge Ben Jor, Ivete Sangalo, Charlie Brown Jr., CPM 22 e, para terminar a noite, a dupla israelense Skazi.

O Planeta Atlântida será realizado na Sede Campestre Saba, em Atlântida, cidade localizada à 137 quilômetros de Porto Alegre. Informações sobre a programação completa e venda de ingressos no site www.clicrbs.com.br/planeta.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Após Rolling Stones, chegou a vez de Bob Marley


O diretor norte-americano Martin Scorsese vai dirigir um documentário sobre a vida da lenda do reggae Bob Marley. Para este novo projeto, autorizado pela família do cantor, o diretor terá o apoio da mesma equipe com a qual trabalhou na realização de "Shine a Light", documentário sobre os Rolling Stones que estreou nesta quinta-feira (07) no festival internacional de cinema de Berlim.
O título do documentário ainda não está definido, no entanto, seu lançamento já está previsto para o dia 6 de fevereiro de 2010, dia do 65º aniversário de nascimento do artista jamaicano.
Sobre o projeto, o filho do cantor, Ziggy Marley, comentou: "Sou um entusiasta deste projeto sobre meu pai. Finalmente minha família terá a oportunidade de documentar sua herança. Estou realmente honrado e feliz que seja pelas mãos de Martin Scorsese".
Bob Marley morreu de câncer em 1981 aos 36 anos.

Fonte: Uol Música

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Muito além do virtual


Formada por Isabella Araújo (vocal), Roberto Otsuka (guitarras e violão), Marcio Grillo (baixo), Fernando Machado (bateria) a banda 8 Graus surgiu como uma cria da internet. Na verdade o rótulo se deve ao fato de ter sido na grande rede de computadores que os músicos se conheceram e deram início ao projeto que, aos poucos, vai extrapolando as barreiras do mundo virtual.
No myspace da banda (www.myspace.com/8graus) é possível ouvir duas músicas, a balada “Minha Vida” e “Carolina”, em que se destaca a boa qualidade de gravação e o entrosamento entre os músicos. Enquanto a primeira mostra um lado mais pop da banda, a segunda música traz uma vertente que empolga muito mais. Com uma guitarra que chega a lembrar a pegada Ska do Ultraje a Rigor nos primeiros discos, Carolina não foge ao ideal da banda, que é fazer um pop/rock de qualidade.
Além do myspace é possível ter mais informações e ouvir outras músicas do grupo em
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/8graus/. Destaque para “Primeira Pessoa”, onde os músicos acertam tanto nas linhas mais melódicas quanto nas distorções e pegada mais rock. O ponto negativo fica apenas pela carência de informações no release do grupo. Faltam informações como a cidade natal, influências e outras curiosidades que com certeza podem atrair novos admiradores para a banda. Mas de qualquer maneira é um som que promete sair da internet para as rádios e palcos do país.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Você vai ouvir falar de Mr. Clown


O Mr. Clown é mais uma das bandas que acabei conhecendo por acaso, em meio a buscas em sites de música e bandas independentes. Na estrada há quase dez anos, a banda foi criada em 1998, e gravou um ano depois o seu primeiro CD, intitulado "Clown Land", com sete músicas, sendo uma instrumental, eletras com mensagens ou protestos.
O passo seguinte foi a gravação do segundo CD, também independente, em maio de 2002. Com duas músicas e uma gravação de alta qualidade, não foi difícil conseguir o sucesso nas principais rádios do sul de Minas, que levou a banda a se classificar no 1º Festival de bandas Semp Toshiba Transamérica, entre as 80 bandas escolhidas pelo jurados, onde haviam mais de 800 inscritas de todo Brasil.
Em abril de 2003 grava seu 3º CD independente, com uma pegada forte e madura adquirida com os vários shows que a banda fez no ano anterior. "MENTE ABERTA" com quatro músicas inéditas e as já conhecidas "Poder" e "Quanto tempo mais".
Com a necessidade de fazer algo que ainda não tinham feito, surgiu a idéia de gravar um vídeo clipe, sonho concretizado no final de 2005, onde a música escolhida foi “Loco do Coco”, com excelentes riffs de guitarras e um bom entrosamento entre os músicos. A gravação foi mais um grande passo na carreira da banda, já que em meados de 2006 o clipe foi vinculado na MTV Brasil e nos principais programas de TV da região.
Atualmente estão lançando mais duas músicas inéditas “Nem Tudo Está Perdido” e “Não Vou Voltar Atrás” que farão parte do próximo CD.
O quinteto formado por Puff e Robinho (guitarras), Vô (vocal), Rodrigo (baixo) e Fabrício (bateria) faz um som com influências que vão desde o hardcore ao rock mais pop, com uma pegada que em alguns momentos lembra a banda paulista Tihuana. Vale a pena conhecer o trabalho e entrar no excelente site da banda www.mrclown.com.br . Lá, além de fotos e toda a história da banda, também é possível assistir ao clipe e conhecer uma pouco mais do Mr.Clown.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Para quem quer cair na Folia


Para quem quiser realmente de cair na folia e está no Rio de Janeiro, opções não vão faltar. O tradicional desfile das escolas no sambódromo continua sendo uma das principais atrações, mas com a revitalização dos blocos de rua, o carnaval democrático e livre já toma conta da cidade. Então é só escolher o seu bloco e cair na gandaia.
Abaixo a programação para este sábado, dia 02/02:
Embaixadores da Folia, às 5h
Av. Rio Branco com Rua São Bento, altura da Praça Mauá (Centro)

Cordão da Bola Preta, às 9h
Cinelândia/ Theatro Municipal (Centro)

Céu na Terra, às 9h
Largo do Curvelo (Santa Teresa)

Pega pra sambar, às 11h
Rua do Senado, em frente ao Rio Flanar (Lapa)

Berro da Viúva, às 12h
Rua Gomes Freire em frente ao Paulistinha (Lapa)

Bloco dos Cachaças, às 12h
No trailer em frente ao n. 3602 da Av. Sernambetiba (Barra da Tijuca)

Beco do Rato, às 13h
Rua Joaquim Silva, nº 11 (Lapa)

Turma do Gato, às 14h
Bar do Gato, Rua Djalma Dutra (Pilares)

O Rmédio é o Samba, às 14h
Av. Atlântica esquina com a Rua Xavier da Silveira (Copacabana)

Dois prá lá, dois prá cá, às 14h
Rua Álvaro Ramos 11 (Botafogo)

Bloco do Caveira, às 14h
Final da Marquês de Olinda (Botafogo)

Bloco dos Cachaças, às 14h
Barraca dos Cachaças (Rua Dias da Cruz, 335) (Méier)

Aconteceu, às 14h
Bar do Gomes (Rua Àurea com Monte Alegre) (Santa Teresa)

Barbas, às 15h
R. Arnaldo Quintela com Assis Bueno (Botafogo)

Banda de Ipanema, às 15h
Praça Gal. Osório com R. Teixeira de Melo (Ipanema)

Se não quer me dar... me empresta, às 16h
Rua do Lavradio, 90 (Lapa)

Cordão do Prata Preta, às 16h
Rua Sacadura Cabral, ao lado do 5º BPM (Gamboa)

Devassos da Cardeal, às 16h
Bar do Galo, Rua Cardeal Dom Sebastião Leme (Bairro de Fátima)

Carioca da Gema, às 16h
Rua do Lavradio (Lapa)

Laranjada Samba Clube, às 17h
Praça do Chorinho, R. General Glicério (Laranjeiras)

Empurra que pega, às 17h
Praça Cazuza (Leblon)

Empolga às 9, às 17h
Casa da Matriz, Rua Henrique Novaes (Botafogo)

Zumbi de Pilares, às 19h
Largo de Pilares (Pilares)

Para quem não quer nem ouvir falar de carnaval



O carnaval já está aí. E com ele muito confete, serpentina, guitarras, distorções e roupa preta. Roupa preta? Distorções? Isso mesmo, para quem não gosta de samba, axé-music, frevo ou outros ritmos que imperam durante a folia, é possível fazer um carnaval “lado B”.
Pensando nisso, o site bandas de garagem (www.bandasdegaragem.com.br) divulgou uma programação extensa, que merece ser conferida. Então, prepara a camisa preta e coloca o coturno na rua porque o carnaval já chegou.

Sexta-feira, dia 01/02/2008
Inferno
Nessa sexta começaremos bem o carnaval com o Disco Carnival no Inferno, sem bandas, só discotecagem com os melhores DJs de São Paulo, mostrando toda a ecleticidade do rock mesclado a temas ligados ao carnaval. Ou seja, uma grande festa para quem odeia todos os clichês carnavalescos e onde a ordem é: vamos fazer o nosso carnaval! Os DJs Focka e Flavio Forgotten mostram todas as suas influencias rockeiras, enquanto o vocalista do Dead Fish, Rodrigo, toca todas as antiguidades do rock com as maravilhosas marchinhas carnavalescas brazucas. Vamo lá e squin dô squin dô. A partir das 23:00h.
Rua Augusta, nº501, Consolação, São Paulo – SP. Tel. (11) 3120-4140 www.infernoclub.com.br

Manifesto Bar
Sexta Hard
As bandas Mötley Screw (Mötley Crüe Cover) e Slip Of The Tongue (Whitesnake Cover) serão as atrações da "Sexta Hard". O evento terá discotecagem a cargo do DJ Wacko. A artir das 22h.
Rua Iguatemi, nº36, Itaim Bibi, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3168-9595.
www.manifestobar.com.br
Blackmore Rock Bar
CARNAMETAL - 1º NOITE
Bandas: Envision (Prog Metal - SP/SP); Hefestus (Heavy Metal - SP/SP); Over Rage (Heavy Metal - São José dos Campos/SP); Windstorm (Grave Digger Cover - SP/SP). A partir das 23:00h.
Endereço: Alameda dos Maracatins, nº1317, Moema - São Paulo – SP. Tel.: (11) 5041-9340.
Guto Grandi
Chopp do Gus, em Florianópolis, a partir das 21:30h. O Chopp do Gus fica na Rua João Pio Duarte Silva nº 1650, Córrego Grande.
Para ouvir Guto Grandi acesse: www.bandasdegaragem.com.br/gutograndi-gaitista

Sábado, dia 02/02/2008
Inferno
Glam Nation
DJs Joe (The R.I.P.S), Danny Poison e Erik Gliter.
Preparem seus esmaltes e seus boás, mais uma Glam Nation trás ao Inferno o melhor do rock maquiado, cheio de purpurina e, é claro, muito boa música. Essa é a vez da nova sensação Vampiros e Piratas, rock pesado e cheio de referências a bandas como Guns'n'Roses, Turbonegro e KISS. Para abrir a noite os caras do Motley Screw relembram os clássicos do Motley Crew. A partir das 23:00h.
Rua Augusta, nº501, Consolação, São Paulo – SP. Tel. (11) 3120-4140 www.infernoclub.com.br
Manifesto
As bandas Masterpiece (Megadeth Cover) e Unscarred (Pantera Tribute) farão a noite de Thrash Metal no Manifesto Bar. O evento terá início às 22:00h e terá discotecagem a cargo do DJ Prozac (Manifesto).
Rua Iguatemi, nº36, Itaim Bibi - São Paulo – SP. Tel.: (11) 3168-9595.
www.manifestobar.com.br
Blackmore Bar
CARNAMETAL - 2ª NOITE.
Bandas: Dryad (Power Metal - Salvador/BA); Poderoso Chefão (Rock'n'Roll - Marília/SP); Quéops (Heavy Metal - Birigui/SP); Cerkelétrika (Heavy/Thrash Metal - Campinas/SP); Psycho Beggar (Skid Row Cover Hard Rock - SP/SP). A partir das 23:00h.
Endereço: Alameda dos Maracatins, nº1317, Moema - São Paulo – SP. Tel.: (11) 5041-9340.
Daffé
Daffé, é cantor e compositor Maranhense de Santa Inês, Daffé como não é um cantor diferente dos outros, começou sua carreira cantando em festivais e em barzinhos, a escola pra todo artista. Hoje mais maduro emplaca com três CDs. O primeiro lançado em 1997 que foi o "Clareando”, em 2000 lançou "Provérbios", e em 2004 o CD "Somente Solo". Participante do Grupo folclórico "Boizinho Encantado” o qual é cantor e compositor, o grupo já tem três CDs lançados com uma boa aceitação do público.
Daffé se apresenta no Viva Vinhais, em São Luis – Maranhão, a partir das 21:00h.
Ouça Daffé, acesse: www.bandasdegaragem.com.br/daffe

Domingo, dia 03/02/2008
Blackmore Bar
CARNAMETAL - 3ª NOITE
Bandas: Bad Trip (Hard Rock - SP/SP); Fz Rock (HxCx/Punk Rock - Guarulhos/SP); No Name Band (Rock'n'Roll - Bauru/SP); Mr. Kaos (Rock'n'Roll - SP/SP); La Juliettes (Banda Convidada). A partir das 23:00h.
Ouça Fz Rock, acesse: www.bandasdegaragem.com.br/fzrock
Endereço: Alameda dos Maracatins, nº1317, Moema - São Paulo – SP. Tel.: (11) 5041-9340.
Daffé
Daffé se apresenta no Renascença, na Viva Renascença em São Luis – Maranhão, a partir das 20:00h.
Ouça Daffé, acesse: www.bandasdegaragem.com.br/daffe

Segunda-feira, dia 04/02/2008
Carnaval Infernal
DJs Focka, Lu Riot e Zumbi Disorder.
Promoção: quem vier fantasiado não paga a entrada (sujeito a aprovação da hostess).
Para quem não quiser encarar as intermináveis horas de transito para chegar em uma praia completamente lotada nesse carnaval, é só vir aproveitar seu feriadão no Inferno. Deixe essa de samba e ritmos baianos de lado, o divertidíssimo Landau promete animar a noite de todos, aliás, no quesito animação, o cara não deve nada a “ícones” como Ivete Sangalo ou Daniela Mercury. Para discotecar os DJs Focka, Lu Riot e Zumbi Disorder fazem o carnaval de quem não tem samba no pé, mas tem o rock no coração. A partir das 23:00h.
Rua Augusta, nº501, Consolação, São Paulo – SP. Tel. (11) 3120-4140 www.infernoclub.com.br
Blackmore Bar
CARNAMETAL - 4ª NOITE
Bandas: Darksmile (Heavy Metal - Indaiatuba/SP); AURA (Rock Alternativo - SP/SP); Lacrima (New Metal - SP/SP); Suthura (Thrash Metal - Guarulhos/SP). A partir das 23:00h.
Endereço: Alameda dos Maracatins, nº1317, Moema - São Paulo – SP. Tel.: (11) 5041-9340.
Manifesto
As bandas Poison (Paris), Alice in Chains (Dirt), Efeito Wow farão a noite no Manifesto Bar. O evento terá início às 21:00h.
Rua Iguatemi, nº36, Itaim Bibi - São Paulo – SP. Tel.: (11) 3168-9595.
www.manifestobar.com.br
Ouça Efeito Wow, acesse: www.bandasdegaragem.com.br/efeitowow
Daffé
Daffé se apresenta no Maracanã, no Viva Maracanã, em São Luis – Maranhão, a partir das 18:00h.
Ouça Daffé, acesse: www.bandasdegaragem.com.br/daffe