terça-feira, 30 de setembro de 2008

Oasis lançará álbum "Dig out your soul" no MySpace

O grupo de rock britânico Oasis, liderado pelos irmãos Noel e Liam Gallagher, estreará nesta quarta-feira, primeiro de outubro, seu mais novo álbum, "Dig out your soul", no portal MySpace. A partir do 12h (hora local), os fãs da banda de Manchester poderão ouvir todas as músicas do disco no MySpace antes do lançamento do oficial do CD, na próxima segunda-feira, informou hoje a agência britânica de notícias "PA". Bastar acessar o o endereço eletrônico www.myspace.com/oasis.

Essa não é a primeira vez que uma banda utiliza dessa mesma estratégia de marketing, lançando o disco primeiro no myspace. A banda de rock britânica Coldplay já permitiu que os fãs baixassem o primeiro single do disco "Viva la Vida or Death and all His Friends" no site do grupo, antes de o álbum ser colocado à venda.

"Dig out your soul", que começará a ser vendido no dia 6 de outubro e é o sétimo trabalho do Oasis, foi gravado nos estúdios Abbey Road de Londres e mixado em Los Angeles. Com ele, o Oasis volta ao cenário musical, depois de vender mais de 50 milhões de cópias dos álbuns anteriores em 17 anos de carreira.

*informações da Agência EFE

Springsteen e Billy Joel se juntam em evento para Obama

Bruce Springsteen e Billy Joel vão se apresentar juntos em outubro num show em Nova York destinado a arrecadar dinheiro para a campanha do candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama.
O próprio Obama deve ir ao show, que foi confirmado por sua campanha e por um agente de Springsteen. O agente de Joel não foi localizado para confirmar.
Springsteen anunciou voto em Obama em abril, por meio de seu site. "The Boss", como é conhecido, disse que o senador tem "a profundidade, reflexão e resistência" para ser o próximo presidente dos EUA.

Apóiam Obama também, entre outros, a apresentadora de TV Oprah Winfrey e os atores Robert De Niro, Tom Hanks, Scarlett Johansson e Halle Berry. Entre os simpatizantes do republicano John McCain estão os atores Robert Duvall e Sylvester Stallone.
Fonte: Reuters

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Filme sobre a vida de Renato Russo já tem verba disponível e uma possível data de estréia

Depois de ser tema de programa especial na TV, peça teatral e ganhar alguns do principais palcos brasileiros, Renato Russo, líder da Legião Urbana, servirá agora de enredo para o cinema. Um dos filmes mais aguardados pelos fãs dos anos 80 contará a história do cantor. Enquanto a adaptação para o cinema da canção Faroeste Caboclo acaba de ser liberada pela Justiça, o longa do diretor Antonio Carlos da Fontoura, Somos Tão Jovens, acabou de ser contemplado pelo BNDES como um dos 18 projetos de filmes que receberão juntos R$ 12,45 milhões.

Somos Tão Jovens contará a história de um jovem Renato Russo entre os anos de 1976 e 1982, período em que o cantor deu as caras pela primeira vez com a banda Aborto Elétrico, se apresentou como Trovador Solitário e decidiu, com Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha, formar a Legião Urbana.

A estréia está prevista para 2009 e a produção foi contemplada com R$ 700 mil pelo BNDES.

Robert Plant nega uma possível turnê do Led Zepellin

O vocalista do grupo britânico Led Zeppelin, Robert Plant, negou rumores de que pretende fazer uma turnê com a banda e descreveu os boatos como ridículos.
Na semana passada, o tablóide britânico "The Sun" disse que Plant havia concordado com uma turnê. Mas, segundo uma declaração divulgada por assessores do artista, Plant - atualmente em turnê com a cantora country americana Alison Krauss - não cairá na estrada com ninguém durante um período de dois anos após encerrar a atual agenda, no dia 5 de outubro. "Contrariando uma série de notícias recentes, Robert Plant não fará turnê ou gravará com o Led Zeppelin", diz a declaração. "Qualquer pessoa que compre ingressos para qualquer evento deste tipo estará comprando ingressos falsos", informa ainda o comunicado.

Especulação
Os lendários roqueiros do Led Zeppelin se reuniram para um único concerto, em dezembro do ano passado, em Londres, depois de 19 anos sem tocar juntos. Na época, os empresários disseram que 20 milhões de pessoas tentaram comprar ingressos para o show.

Desde então, cresce a especulação em torno da possibilidade de um retorno, com rumores de que os integrantes do grupo ainda vivos e Jason Bonham, filho do baterista John Bonham, cairiam na estrada para uma turnê altamente lucrativa. "É frustrante e ridículo que essa história continue a circular quando todos os músicos envolvidos na história estão interessados em tocar seus projetos individuais e seguir em frente", disse Plant. "Desejo a Jimmy Page, John Paul Jones e Jason Bonham muito sucesso em quaisquer projetos futuros", acrescenta o comunicado do vocalista.


Projetos
Plant tem relutado em considerar outros projetos no momento, quando está fazendo uma bem-sucedida colaboração com Krauss. O álbum da dupla, Raising Sand, abocanhou um Grammy e uma indicação para o prestigioso Mercury Awards.
Acredita-se que os outros integrantes do Led Zeppelin, por sua vez, estariam dispostos a trabalhar juntos novamente. Em agosto, Jason Bonham disse a uma estação de rádio americana que estava trabalhando em material novo junto com Page e Jones.
O The Sun também afirmou que o trio começou a entrevistar novos cantores para substituir Plant na turnê. Page se apresentou recentemente tocando o clássico "Whole Lottta Love", do Led Zeppelin, com a estrela pop Leona Lewis durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim.


*Fonte: BBC Brasil

domingo, 28 de setembro de 2008

Jornal inglês promete turnê do Led Zeppelin em 2009

O Led Zeppelin estaria planejando uma turnê internacional para meados de 2009, de acordo com o jornal inglês The Sun. Após o primeiro show de reunião da banda em mais de 20 anos, ocorrida em Londres, em dezembro de 2007, começaram boatos sobre a possibilidade de uma turnê subseqüente.

Os integrantes, no entanto, não confirmaram nada, até porque o vocalista Robert Plant tinha shows marcados ao lado da cantora Alisson Kraus. Porém, de acordo com o The Sun, o guitarrista Jimmy Page, o baixista John Paul Jones e Jason Bonham, filho do baterista original John Bonham, morto em 1980, estariam ensaiando juntos e selecionando um vocalista para substituir Plant em turnê.

Uma fonte não-identificada ligada à banda disse ao jornal que "quando Robert percebeu que fariam a turnê sem ele, teve que pensar com mais cuidado. Ele não podia conceber a idéia de não estar envolvido. A banda ficou radiante quando soube do interesse de Robert e agora não vê a hora de pegar a estrada".

O Led Zeppelin foi formado em 1968 e, após vender mais de 300 milhões de discos em todo o mundo, encerrou suas atividades em 1980, após a morte do baterista John Bonham aos 32 anos. A banda foi eleita a maior dos anos 70 pela revista Rolling Stone.

*Fonte: Uol Música

sábado, 27 de setembro de 2008

Offspring confirma show também no Rio de Janeiro

Os fãs cariocas da banda norte americana Offspring não têm mais do que reclamar. Depois de anunciar shows em São Paulo e Belo Horizonte, o grupo se apresenta no Rio de Janeiro, em novembro, ainda sem uma data definida. No site da casa de shows HSBC Arena, a banda liderada pelo vocalista Dexter Holland aparece na seção “eventos confirmados para novembro”, mas sem data agendada. Até o momento o site do quarteto ainda não confirmou a apresentação.

Na última semana, o Offspring alcançou a primeira posição da parada “Hot Modern Rock Tracks”, da Billboard, com a música “You´re Gonna Go Far, Kid”, desbancando artistas como Staind e Weezer.O Show faz parte da turnê de divulgação do seu mais novo disco, "Rise and Fall, Rage and Grace", lançado em junho deste ano.

Turnê Comemorativa do Smashing Pumpkins terá repertórios exclusivos

O Smashing Pumpkins está completando 20 anos de carreira e, para celebrar a ocasião, partirá para uma turnê especial. Os shows, até o momento, estão confirmados apenas em cidades dos Estados Unidos e Canadá. Dia 1 de novembro deve acontecer o primeiro compromisso, em Cleveland.

Além da comemoração, outra informação tem deixado os fãs animados e curiosos. Billy Corgan e Cia. tocarão repertórios diferentes nas cidades em que houver mais de uma apresentação. A banda até colocou nome em cada um dos set lists: o primeiro será ‘Black Sunshine’ e o segundo, ‘White Crosses’.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Heavy Metal Natalino

Quem disse que os grandes astros heavy metal não curtem natal?! Engana-se quem acredita que por trás de cada virtuoso solo de guitarra, baixo ou bateria e daquela cara de mal em cima do palco também não bate um coração com espaço aberto para o espírito de natal.

E para mostrar que natal e metal tem tudo a ver, a gravadora Armoury Records vai lançar, em outubro, a coletânea ‘We Wish You a Metal Xmas and a Headbanging New Year’, algo como “Nós te desejamos um natal metaleiro e um ano novo batendo cabeça”. Produzido por Bob Kulick e Brett Chassen, o disco reúne ícones do heavy metal em curiosas versões natalinas, ao todo são 12 faixas.

O trabalho está repleto de astros. Entre eles nomes como Tony Iommi, Bruce Kulick, Craig Goldy, Scott Ian, Steve Morse, Billy Gibbons, John 5 e George Lynch fazendo o que sabem com suas guitarras, além de Ronnie James Dio, Alice Cooper, Vinny Appice, Billy Sheehan, Dave Grohl, Lemmy Kilmister e Rudy Sarzo.

Se o disco vai tocar na hora da ceia, ninguém tem como prever, mas que vai fazer muito headbanger feliz, isso não há dúvida.

Confira cada uma das faixas de ‘We Wish You a Metal Xmas and a Headbanging New Year’:

01. We Wish You A Merry Xmas (Jeff Scott Soto, Bruce Kulick, Bob Kulick, Chris Wyse e Ray Luzier)
02. Santa Claus Is Coming To Town (Alice Cooper, John 5, Billy Sheehan e Vinny Appice)
03. Run Rudolph Run (Lemmy Kilmister, Billy F. Gibbons e Dave Grohl)
04. God Rest Ye Merry Gentlemen (Ronnie James Dio, Tony Iommi, Rudy Sarzo e Simon Wright)
05. Little Drummer Boy (Dug Pinnick, George Lynch, Billy Sheehan e Simon Phillips)
06. Santa Claus Is Back In Town (Tim Owens, Steve Morse, Juan Garcia, Marco Mendoza e Vinny Appice)
07. Silent Night (Chuck Billy, Scott Ian, Jon Donais, Chris Wyse e John Tempesta)
08. Silver Bells (Geoff Tate, Carlos Cavazo, James Lomenzo e Ray Luzier)
09. Deck The Halls (Oni Logan, Craig Goldy, Tony Franklin e John Tempesta)
10. Grandma Got Ran Over By a Reindeer (Stephen Pearcy, Tracii Guns, Bob Kulick, Billy Sheehan e Greg Bissonette)
11. Rockin’ Around The Xmas Tree (Joe Lynn Turner, Bruce Kulick, Bob Kulick, Rudy Sarzo e Simon Wright)

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Tom Morello fala sobre o novo disco solo

O guitarrista do Rage Against The Machine, Tom Morello, lança seu segundo disco como Nightwatchmen, projeto solo, na próxima semana, nos EUA.

Em entrevista à RS EUA, Morello explica o poder amplificado das guitarras nesta segunda empreitada, The Fabled City: "Me senti mais confortável pondo o bom e velho rock sobre o folk, mais misterioso", diz, apesar da perceptível influência acústica de Springsteen. O guitarrista trabalhou novamente com o produtor Brendan O' Brian, que o ajudou a alcançar a sonoridade dark folk em seu primeiro disco, Ghost of Tom Joad.

Provavelmente o melhor do novo álbum, o rock com pegadas irlandesas "Saint Isabelle" mostra o vocal surpreendentemente grosso do guitarrista ecoando entre gaita, guitarra e bateria. "Expandi meu alcance como vocalista fazendo a One Man Revolution Tour", ele diz, referindo-se à turnê de oito meses que fez para divulgar o primeiro disco.

Morello - que foi a ambas as convenções políticas nos EUA (republicana e democrática) - não hesita em usar o poder das palavras: a música-título se posiciona contra a polícia de fronteira norte-americana, e "Midnight in the City of Destruction" resgata a New Orleans pós-furacão Katrina. Morello explica: "Temas como esperança, mágoa e vingança estão espalhados por todo álbum".

Até o fim de agosto, o Rage Against the Machine esteve em turnê pela Europa, onde tocou nos principais festivais do continente, como o Reading, na Inglaterra.

Fonte: Revista RollingStone

Documentário “Titãs, a vida até parece uma festa” está na mostra competitiva do Festival do Rio 2008.


O longa-metragem, dirigido por Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves, foi selecionado para o Festival do Rio 2008 e fará parte da "Première Brasil Documentário". O filme será exibido no dia 30 de setembro, às 22h30m, no Cine Odeon, em sessão fechada para convidados. As sessões abertas para o público serão nos dias 01/10, às 13h15m, no Odeon Petrobras, e no dia 02/10, às 13h30m e 20h, no Estação Vivo Gávea 3.

As filmagens começaram logo no início da década de 80, quando Branco Mello comprou uma câmera VHS para registrar tudo o que acontecia com os Titãs nos shows, estúdios, quartos de hotéis, aeroportos, ensaios, enfim, os bastidores do intenso convívio da banda. Por mais de duas décadas Branco e seus companheiros captaram e arquivaram sons e imagens em vários formatos como VHS, Hi-8, Super 8 e mini DV.

Em 2002, Branco convidou o premiado diretor Oscar Rodrigues Alves para juntos dividirem o roteiro, a montagem e a direção do filme. Eles partiram das mais de 200 horas de material original organizado pela produtora Angela Figueiredo. De uma ampla pesquisa nas emissoras de TV, vieram os programas de auditório, videoclipes e entrevistas. A soma desse conteúdo revela personagens incríveis e momentos inesquecíveis: o início underground em São Paulo, o primeiro sucesso “Sonífera Ilha”, as prisões por envolvimento com drogas, o antológico show “Cabeça Dinossauro”, os bastidores das gravações do álbum “Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas”, o sucesso nos grandes festivais, as saídas de Arnaldo Antunes e Nando Reis, a morte trágica de Marcelo Fromer, as viagens pelo Brasil e o mundo.

O resultado é um documentário musical de longa-metragem que não apenas conta a história da banda, mas mostra a irreverência, a emoção, o bom humor e as aventuras dos Titãs desde os primórdios até hoje em dia. A história dos Titãs, contada pelos próprios Titãs.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Capirotos e Os Elísios revivem a melhor fase dos Raimundos e Ramones

O que tinha tudo para acontecer somente numa sessão espírita acabou se tornando realidade na noite desta terça-feira, 23 de setembro: Ramones e Raimundos juntos no mesmo palco. E lógico que esse fenômeno sobrenatural só poderia acontecer mesmo em Brasília. Os Capirotos e Os Elísios, representantes na terra das duas lendas do rock atraíram um bom público ao UK Brasil, espaço bem conhecido das bandas de rock da Capital.

Saudosistas de todas as idades se concentravam, desde cedo, do lado de fora da casa, que já recebia um bom número deles quando Os Elísios subiram ao palco. Com a irreverência de sempre, escrachando inclusive de si próprio, os quatro fizeram um show curto mas nem por isso menos empolgante. No repertório, Ramones, The Misfits, Iggy Pop e até uma releitura de Boys Don’t Cry, do The Cure. A banda aproveitou a oportunidade para lançar quatro novas músicas, com destaque para “Cachaça”, cujo refrão “Toda vez que eu bebo eu fico bêbado” foi tão bem aceito que mereceu até bis no final.

Às 23h30, Os Capirotos plugaram suas guitarras para delírio do público que já lotava o espaço. E só parou quase duas horas mais tarde, depois de jogar na roda de pogo os clássicos dos bons tempos da banda candanga. O quinteto mostrou-se bem entrosado e à vontade no palco, segurando a moçada até o final do expediente. O público, aliás, foi um show a parte e reforçou os vocais em “Palhas do Coqueiro”, “Nega Jurema”, “Cintura Fina”, “Puteiro em João Pessoa” e “Quero Ver o Oco”. O sucesso do encontro foi tão grande que muita gente pediu um bis da dobradinha. Tudo indica que esse fenômeno místico não vai demorar para se repetir. Quem viver verá!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Pretenders lança primeiro disco em cinco anos

A vocalista do Pretenders, Chrissie Hynde, liberou seu lado "vaqueira" no primeiro disco da banda em cinco anos.

Mas a gravadora não quer que "Break Up the Concrete" seja descrito como uma tentativa de fazer música country, devido às conotações negativas. Chame de rockabilly e evoque comparações com Bo Diddley ou a Sun Records, mas não diga que ela caiu de cabeça em Nashville.

Na verdade, Hynde foi a Akron, em Ohio. Foi lá que ela nasceu há 57 anos. Em 1973, ela se mudou para Londres.

Desde que começou a tocar com os Pretenders, em 1978, Hynde ocasionalmente canta sobre sua cidade natal -- mais notavelmente em "My City Was Gone" -- mas, na maior parte das vezes, ela passou sua carreira mantendo vivo o espírito punk.

No entanto, nos últimos anos, Hynde tem passado seu tempo em Akron com a família. Ela passeia pelas ruas e medita no cemitério local. Ela também tem escutado as músicas que tocavam quando ela criança, mas ela as renegou pelos sons exóticos da Inglaterra.
"Isso era algo que eu realmente sentia, algo em que estava me transformando, algo por que estava atraída, este som mais americano que eu nunca explorei antes", disse Hynde em uma recente entrevista à Reuters.

"Todos os ingleses amam essa bosta, mas eu rejeitei isso a minha vida inteira porque era o meu som. Acho que tenho, como cantora, muito mais da voz do meu país do que eu imaginava que tinha. Acho que eu estava negando isso".

Dessa forma surgiu "Break Up de Concrete", apenas o nono álbum de estúdio do Pretenders, e a primeira produção da banda desde "Loose Screw", de 2003, com inspiração reggae, que não fez sucesso nos Estados Unidos. Na verdade, os Pretenders não tem conseguido sucesso desde 1994, quando lançaram "Last of the Independents", mas "Break Up..." surge como novo aposta em um estilo diferente.

Fonte: Uol Música/ Reuters

Gorillaz trabalha em novo CD

Depois de afirmar que o Gorillaz não iria mais lançar CDs, o ex- vocalista do Blur e líder da banda virtual, Damon Albarn, voltou atrás e disse que já trabalha na produção de um terceiro CD.
Em entrevista à rede de TV CBC, Albarn afirmou que ele e Jamie Hewlett (designer que criou os personagens do grupo) já iniciaram os trabalhos do próximo disco. Segundo o designer, houve um momento em que ele não queria mais trabalhar com os desenhos e já estava de saco cheio de desenhar os mesmos personagens. Ainda segundo Hewlett os personagens animados 2D (vocais), Murdoc Niccals (baixo), Noodle (guitarra) e Russel Hobbs (bateria) devem aparecer com um novo visual no próximo lançamento.
No próximo dia 15 de novembro o Gorilaz “estará” no Brasil durante o festival de música eletrônica Creamfields, que acontece em Belo Horizonte. A versão do Gorillaz que se apresenta em Belo Horizonte é o Gorillaz Sound System, projeto em que 4 DJs, um VJ e um vocalista (todos escolhidos por Damon Albarn) tocam faixas da banda enquanto são feitas projeções de vídeos do grupo. A participação de Damon Albarn neste show ainda é um mistério.

O 'Creamfields' surgiu na cidade de Liverpool, em 1998. A versão brasileira acontece no Autódromo Mega Space, e já tem confirmado as atrações: Mike Relm, Fog e Gui Boratto, Roger Sanchez, Hallucinogen, Valber , Tycoon, Laidback Luke, Tristan, Pin, JP e The First Stone, Rodolfo Brito, Robinho e Anderson Noise.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Andreas Kisser lança primeiro disco solo e faz show com transmissão ao vivo pela internet

Conhecido como guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser realizará na próxima sexta-feira, o show de pré-lançamento do seu primeiro álbum solo, "Hubris - I & II". O show acontece no Paddy's Pub, em São Paulo e a transmissão será feita a partir das 23 horas, no site da revista Guitar Player.

Em seu primeiro disco solo, Andreas passeia por outros ritmos musicais. Conhecido pelo seu carisma e pegada sempre ligada ao metal, em "Hubris - I e II" o músico ousa ao misturar estilos tão diversos e distintos como o rap, a MPB, e o repente nordestino às variações de heavy metal. Dividido em dois volumes, o disco traz influências variadas e distribuídas de maneira que um volume acaba marcado pela sonoridade mais pesada, enquanto o outro é composto por músicas menos agressivas.

"Hubris - I e II" contou com a participação especial de Jean Dollabela, baterista do Sepultura desde 2006, o rapper Rappin' Hood, o tecladista do Skank Henrique Portugal, o DJ Theo Werneck e o músico André Abujamra além do baixista e do baterista do Paralamas do Sucesso, Bi Ribeiro e João Barone.

No show, o guitarrista do Sepultura estará acompanhado do seu parceiro de banda, Jean Dolabella (bateria, percussão, violão), além dos músicos dos músicos Vasco Faé (voz, gaita, guitarra, percussão), Fábio Sá (baixo), Renato Zanuto (teclados) e Augusto Nogueira (guitarra, violão).

DVD traz registro histórico de show do The Who gravado em 1977

Trinta e um anos depois e um lendário show da banda britânica The Who, gravado no dia 15 de dezembro de 1977, no Gaumont State Theatre, em Londres, chega às lojas no formato de DVD duplo.

“The Who: At Kilburn 1977” terá entre os extras, além de fotos, a primeira apresentação dos ingleses, em show gravado no London Coliseum, 1969. O lançamento oficial do DVD duplo está previsto para o dia 18 de novembro.

O The Who surgiu em 1964 e trazia na sua formação original o guitarrista Pete Townshend, Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria). O grupo foi um dos pioneiros “na arte de destruir os instrumentos”.

Confira as músicas de The Who: at Kilburn 1977:
Disco 1

Kilburn, 1977

'I Can't Explain'
'Substitute'
'Baba O'Riley'
'My Wife/Going Mobile'
'Behind Blue Eyes'
'Dreaming From the Waist'
'Pinball Wizard'
'I'm Free'
'Tommy's Holiday Camp'
'Summertime Blues'
'Shakin' All Over'
'My Generation'
'Join Together'
'Who Are You?'
'Won't Get Fooled Again'

London Coliseum, 1969

'Heaven and Hell'
'I Can't Explain'
'Fortune Teller'
'Tattoo'
'Young Man Blues'
'A Quick One While He's Away'
'Happy Jack' 'I'm a Boy'
'I'm Free'
'Tommy's Holiday Camp'
'See Me Feel Me''Summertime Blues'
'Shakin' All Over'
'My Generation'

Disco 2

'A Quick One While He's Away'
'Overture'
'It's a Boy '
'1921'
'Amazing Journey'
'Christmas'
'Acid Queen'
'Pinball Wizard'
'Do You Think It's Alright'
'Fiddle About'
'Tommy Can You Hear Me?'
'There's a Doctor'
'Go to the Mirror'
'Smash the Mirror'
'Miracle Cure'
'Sally Simpson'
'Tommy's Holiday Camp'
'I'm Free'
'We're Not Gonna Take It'

domingo, 21 de setembro de 2008

Dom Braga empolga público na Lapa

Dois anos depois de lançar "Trabalhe essa idéia”, seu primeiro trabalho autoral, o cantor Dom Braga continua mostrando que veio mesmo para ficar e se firmar entre os grandes nomes da música carioca. Com um som que traz um pouco de cada um dos diversos elementos da black music. Soul, funk, jazz, reggae, samba e muita MPB, o músico se destaca cada vez mais no cenário musical do Rio de Janeiro.

Com um público que sempre o acompanha, por onde passa o cantor vai arrebanhando novos admiradores e sem dúvida onde tem Dom Braga, a festa está garantida. Muito bem acompanhado da sua banda “A Swingueira Fantástica”, formada por Zarmo Mainieri (Bateria), Scott (Baixo), Guilherma Jaca (Guitarra), Anderson Cardozo (Teclado), Dom Braga esteve neste sábado (20) no Espaço Multifoco na Lapa. Apesar de não tão conhecido como outras casas de shows da Lapa, o lugar tem um clima bastante acolhedor. E foi nesse clima que Dom Braga garantiu a alegria de quem resolveur curtir a noite de sábado na Lapa.

No repertório músicas do CD, como “No embalo”, “Imagem” e “Odete”, além de covers de Seu Jorge, Jorge Ben Jor. Quem quiser conhecer melhor o trabalho de Dom Braga & A Swingueira Fantástica e só acessar o site do cantor.

Offspring em São Paulo

A produção do Festival Planeta Terra 2008 confirmou mais uma atração internacional: o quarteto americano The Offspring, que se junta a mais 12 atrações, no dia 8 de novembro, na Villa dos Galpões, em São Paulo.

O Offspring vem ao Brasil com Dexter Holland no vocal, Greg K no baixo, o guitarrista Kevin 'Noodles' Wasserman e o baterista Pete Parada. O Show faz parte da turnê de divulgação do seu mais novo disco, "Rise and Fall, Rage and Grace", lançado em junho deste ano.

Além do Offspring, a produção do Festival já confirmou a presença de The Jesus and Mary Chain, Kaiser Chefs, Bloc Party, Animal Collective, Foals, Spoon, Curumin, Mallu Magalhães, além dos DJs Mylo, Felix da Housecat, Mau Mau e Calvin Harris. Os ingressos serão vendidos no site da Ticketmaster. *com informações do Portal Terra

sábado, 20 de setembro de 2008

Moretools: Som pesado de primeira linha

Mais uma vez o VitrolaNews abre espaço para o que está rolando de melhor no cenário independente do país. E uma banda que conquista cada vez mais espaço no underground brasileiro vem da capital do país: Moretools. Formada por Rhavi (Vocais), Riti Santiago (Bateria), J.H. Alcantara (baixo), Hudson Arsênio (Guitarra / Vocais) e Alu Pedrotti (Guitarra), o Moretools faz um death metal com influências que vão do grindcore ao trash metal.

Apesar de muitas pessoas insistirem na idéia (equivocada) de que o metal já teve a sua fase, hoje em dia não tem mais espaço, e que dificilmente novas bandas brasileiras terão o mesmo destaque mundial como Sepultura, Korzus e outros nomes nacionais, o Moretools prova exatamente o contrário.

Com um trabalho muito profissional, a banda está na estrada desde 2003, e impressiona pela competência e excelente pegada de cada um dos seus músicos. Difícil destacar apenas um ou outro elemento dentro do som feito pelos brasilienses.

Exalando fúria e agressividade, a banda vem, ao longo desses anos, se apresentando em diferentes lugares. Seja em pequenos concertos ou grandes festivais, quando a banda sobe ao palco o recado é sempre muito bem dado. Como aconteceu durante a participação no último Festival Porão do Rock, onde se destacaram como um dos principais expoentes do Death Metal Brasileiro. Recentemente a banda lançou seu primeiro single, contendo 3 músicas e mais um vídeo que vem tendo uma excelente aceitação pelo público e mídia especializada.

Quem quiser conferir é só acessar o myspace da banda, onde estão disponíveis as músicas Pain Screams, From Beyond e Damned Dog of War. Para que gosta de metal, com certeza este é um som que merece ser ouvido com muita atenção.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Novo disco do The Cure chega às lojas em outubro

A banda inglesa The Cure divulgou esta semana no site oficial a capa e o repertório completo do 13º álbum da carreira, 4:13 Dream. Apesar da previsão do álbum chegar às lojas somente no dia 13 de outubro, em três formatos: CD, LP e digital, algumas das músicas já foram divulgadas pela banda. Desde maio deste ano, Robert Smith & cia. andaram disponibilizando, mensalmente, uma nova faixa do disco em forma de single.

Antes do novo álbum chegar às lojas, os fãs do Cure poderão curtir um EP contendo remixes feitos por bandas ou integrantes de bandas Emo convidados pelo próprio Cure para este trabalho.O EP, chamado “Hypnagogic States” chegou às lojas esta semana. Participam do EP integrantes do A Fire Inside, 30 Seconds to Mars, My Chemical Romance, Fall Out Boy e 65 Days of Static.



Confira, então, os nomes de todas as 13 faixas do novo disco:

1. Underneath the stars
2. The only one
3. The reasons why
4. Freakshow
5. Sirensong
6. The real snow white
7. The hungry ghost
8. Switch
9. The perfect boy
10. This. Here and now. With you
11. Sleep when I’m dead
12. The scream
13. It’s over

Uma das maiores bandas do cenário indie rock mundial em única apresentação no Rio de Janeiro

Depois de dois discos magistrais e alguns anos de espera, eis que uma das maiores bandas do indie rock finalmente se apresenta no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro, os ingleses do Bloc Party fazem uma única apresentação no Circo Voador, tocando todos os seus hits e mostrando em primeira mão algumas músicas de seu novíssimo disco, ainda não lançado.

A banda é formada por Kele Okereke nos vocais e guitarra, Russell Lissack na guitarra solo, Gordon Moakes no baixo e Matt Tong na bateria. Após lançar em 2005 o disco “Silent Alarm”– aclamado pelo semanário inglês NME como o álbum do ano - a banda viu sua popularidade crescer em questão de semanas. Percorreram os principais festivais ao redor do planeta arregimentando ainda mais fãs.

Em 2007 lançaram o segundo álbum “A Weekend in the City”, um pouco mais intimista mas não menos energético, que os catapultou para um patamar ainda maior no cenário pop internacional. Seu terceiro álbum está sendo aguardado com ansiedade pela mídia e pelos fãs, que puderam ter um gostinho do que vem por aí quando a banda soltou na web a música “Mercury”, que fará parte do próximo disco. Os brasileiros terão a oportunidade de ouvir mais algumas músicas além dessa nos shows que o grupo fará pelo Brasil, antes de emendar na próxima tour.

Biquini Cavadão grava 2º DVD da carreira, em show no Circo Voador

Depois de lançar, em 2001, o disco “80”, o Biquini Cavadão caiu na estrada para uma turnê que gerou mais 200 shows por todo país. O resultado, além do grande número de shows, foi mais de 80 mil discos vendidos que culminou na gravação de primeiro DVD da banda, em 2004. Lançado no ano seguinte, o grupo alcançou excelente venda.

Quatro anos após a gravação do primeiro DVD, a banda se reúne, agora, para a gravação de seu segundo DVD, no próximo sábado, 20 de setembro, no Circo Voador. O volume 2 de 80, ao contrário do primeiro, que foi em estúdio, será todo gravado ao vivo e lançado no final do ano pela SomLivre.

No repertório, a banda buscou o que de mais expressivo marcou a década. Grupos como Legião, Paralamas, Ultraje, RPM, Titãs, e artistas como Cazuza, Lobão e Léo Jaime não poderiam faltar. Longe de ser um projeto saudosista, “80 vol.2” busca trazer para o presente canções eternas, aliado a arranjos diferentes e sempre com a característica identidade do Biquini. O show contará com convidados especiais e uma estrutura de luz e telões de última geração.

DVD ao vivo registra reunião do Smashing Pumpkins

“If All Goes Wrong”, esse é o nome do DVD duplo que a banda norte - americana Smashing Pumpkins irá lançar no início de novembro. O vídeo registra o retorno da banda no ano passado, e mostra os bastidores de apresentações, além de trazer músicas inéditas.

A primeira parte do DVD explora em documentário os shows que à época foram os primeiros do Smashing Pumpkins após sete anos longe dos palcos. Há entrevistas com a banda, jornalistas, fãs e músicos famosos em uma visão privilegiada dos relacionamentos entre os integrantes.

O segundo disco, chamado “The Fillmore Residency”, mostra o grupo em ação no Fillmore Auditorium, em São Francisco, em sua residência de onze noites. Ele guarda sete canções nunca antes lançadas pela banda, como "99 Floors" e "Gossamer".Outra boa novidade para os fãs do Smashing Pumpkins é o relançamento de “Gish”, primeiro álbum da banda. Originalmente lançado em 1991, o disco traz diversas influências, que vão do rock progressivo, alternativo ao metal. O título foi sugerido em homenagem à popular atriz do cinema mudo Lilian Gish. Na época a formação contava com Billy Corgan na guitarra e vocal, James Iha na guitarra, D’Arcy Wretzky no baixo e Jimmy Chamberlin na bateria.

O álbum sairá em uma caixa especial, ainda com o conteúdo não completamente definido, de acordo com o comunicado no site oficial da banda. O relançamento de "Gish" faz parte das comemorações pelos 20 anos do Smashing Pumpkins, celebrados neste ano.

Confirmado: Queen se apresenta no Brasil em Novembro

Os fãs brasileiros do Queen têm muito que comemorar. Depois do retorno da banda inglesa com o vocalista Paul Rodgers e do lançamento recente do álbum “The Cosmos Rock”, a banda inglesa, liderada pelo guitarrista, Brian May, anunciou um retorno ao Brasil, no próximo dia 30 de novembro, no Rio de Janeiro. Mesmo sem a presença do carismático e emblemático vocalista Freddie Mercury, morto em 1991, vítima da Aids, a banda continua reunindo milhares de fãs nos shows que tem feito na Europa. Recentemente, na Ucrânia, 350 mil pessoas pararam para ver o Queen em ação com seu novo vocalista.

O grupo sempre foi engajado em causas sociais, e a nova turnê não é diferente. Os shows fazem parte de uma campanha de conscientização e luta contra o vírus da Aids. Antes de chegar ao Brasil, o Queen irá passar por mais de 11 cidades diferentes da Europa, quando então finaliza a turnê no dia 30 de novembro, no Rio de Janeiro, nas areias de Copacabana.

Confira o repertório que vem sendo executado durante a Queen + Paul Rodgers – European Tour 2008, divulgado no site da banda, e que possivelmente será o mesmo apresentado no Rio de Janeiro.

One Vision
Tie Your Mother Down
The Show Must Go On
Fat Bottomed Girls
Another One Bites The Dust
Hammer To Fall
I Want It All
I Want To Break Free
A Kind Of Magic
Seagull
Love Of My Life
’39
I’m In Love With My Car
Say It’s Not True
Wishing Well
Shooting Star
Bad Company
Bijou
Last Horizon
Crazy Little Thing Called Love
C-lebrity
Feel Like Making Love
Radio Ga Ga
Bohemian Rhapsody
-
Cosmos Rockin’
All Right Now
We Will Rock You
We Are The Champions
God Save The Queen

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Epica retorna ao Brasil

A banda holandesa Epica chega ao Brasil para duas apresentações no próximo final de semana. A nova passagem do Epica pelo país será apenas por São Paulo, no Citibank Hall, e Vitória/ES, no ginásio Marista.

A turnê pela América Latina começou com shows no México e desceu para a América do Sul com apresentações na Venezuela, Colômbia, Chile, Argentina e Brasil. O primeiro show do Epica será no dia 20 de setembro, em São Paulo. No dia seguinte a banda se apresentará em Vitória. Os shows fazem parte da turnê de divulgação do álbum “The Divine Conspiracy”, lançado no ano passado.

Do Brasil a banda retorna para a Europa, onde fará uma série de shows.

20/09/2008 - São Paulo/SP
Citibank Hall - Alameda dos Jamaris, 213
Horário: 19h00
Ingressos: R$ 70,00 (pista - promocional), R$ 110,00 (pista - inteira) e R$ 200,00 (camarote - inteira)

21/09/2009 - Vila Velha/ES
Ginásio Marista
Horário: não divulgado
Ingressos: não divulgado

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Os Elísios Contra Atacam

Formada por quatro publicitários de Brasília, um slogan que bem se encaixa na banda os Elísios é “Não leve tudo a sério, principalmente eles mesmos”. Aliás, segundo os próprios, perfeição não é uma palavra que acompanha a banda. “Resolvemos montar um grupo só para não ter que ir direto para casa depois do trabalho, tudo começou como uma brincadeira, e até hoje continua uma piada”, ressalta Joe Elísio, o vocalista do grupo. Completam o quarteto, Antonio Elísio, no baixo; Silva Elísio, guitarra, e Oda Elísio, bateria.

Juntos há quase três anos, os amigos evoluíram, ou ao menos tentaram. Depois de bastante tempo dentro de estúdios e após o cabalístico número de 3 apresentações (curiosamente todas em festas de aniversários dos amigos) Os Elísios conseguiram ampliar o repertório, e suas apresentações ao vivo também. Melhor, ou pior, agora atacam com Misfits, Iggy Pop, e releituras do The Cure e Roberto Carlos.

Quem quiser conferir um pouco desse talento, ou falta, uma boa oportunidade será no próximo dia 23 de setembro, no bar UK Brasil, em Brasília. A banda vai fazer um barulho ao lado de outra banda cover, Capirotos (Cover do Raimundos). Aliás, é bom aproveitar essa chance, porque a gente nunca sabe quem vai querer abrir a porta de novo para os Elísios!

Confirmada a Programação do Festival Planeta Terra

Os grupos Bloc Party, Kaiser Chiefs e Jesus & Mary Chain se apresentam em São Paulo, no dia 8 de novembro. Eles estão entre as atrações do festival Planeta Terra, que acontece na Villa dos Galpões, na zona sul da capital paulista. A edição deste ano terá 10 horas ininterruptas de som e, assim como no ano passado, três palcos divididos em mais de 145 mil m², o Main Stage, ao ar livre; o Indie Stage, palco coberto que recebe grupos indies do Brasil e do exterior; e o DJ Stage, pista fechada. Em 2007, o Planeta Terra teve a participação de Devo, Kasabian, Lily Allen, Datarock, The Rapture, Cansei de ser Sexy, entre outros.

O grupo britânico Bloc Party (foto), um dos principais nomes confirmados, foi criado em 2002 e começou a ganhar destaque em 2004 com uma série de singles elogiados por seu rock dançante influenciado por nomes do pós-punk, como Gang of Four e The Cure. O primeiro disco da banda, "Silent Alarm", foi lançado em 2005.

Formado pelos músicos Russel Lissack (guitarra), Gordon Moakes (baixo), Kele Okereke (vocal e guitarra) e Matt Tong (bateria), o Bloc Party vem ao Brasil para promover seu terceiro disco de estúdio, "Intimacy" (2008), e além do show em São Paulo, o grupo tocará no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro, no Circo Voador. Antes a banda se apresentará na cerimônia de entrega do Video Music Brasil 2008, que acontece no dia 2 de outubro, em São Paulo.

Confira as outras atrações já confirmadas para a edição 2008 do Festival Planeta Terra:

Kaiser Chiefs, Bloc Party, The Jesus & Mary, Chain, Foals, Spoon, The Breeders, Animal Collective, Curumin, Mallu Magalhães, Felix da Housecat, Calvin Harris, Mylo, DJ Mau mau.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

VitrolaNews ganha novo domínio na internet

Pouco mais de dez dias depois de chegar aos blogs da Abril.com, o VitrolaNews traz mais uma novidade para os leitores que curtem música e têm feito do Vitrola um ponto de parada obrigatório. O blog acaba de ganhar um domínio próprio na internet, através do endereço eletrônico http://www.vitrolanews.com/ .

Hospedado originalmente no blogger, o VitrolaNews surgiu com o objetivo de divulgar o que acontece no cenário musical, seja este independente ou não. E os resultados são cada vez mais satisfatórios. A migração para os blogs da Abril possibilitou não só uma troca de contatos com outros blogueiros do país, mas aumentou a quantidade de acessos diários.

Projeto antigo, a conquista pelo endereço fixo na rede não irá desviar a atenção do público. Ao contrário, espera-se centralizar todo o conteúdo do VitrolaNews, do Blogger e da Abril.com, em único site. O novo site, ainda em construção, já pode ser acessado através do http://www.vitrolanews.com/ e o endereço www.blogs.abril.com.br/vitrolanews continuará sendo atualizado diariamente. A diferença é que os dois sites estarão interligados através de hiperlinks.

Então, que todos continuem acessando, fazendo valer a força dessa potente ferramenta que temos em mãos e dando ainda mais voz à boa música.

Festival Jambolada reúne diferentes tribos

A música tomou conta da quarta edição do festival Jambolada, em Uberlândia (MG), durante a última semana. Após uma série de debates, oficinas e palestras, o Jambolada chegou ao seu ponto mais esperado na casa de shows Acrópole, com diversos shows para um público médio de quatro mil pessoas por noite. Pela primeira vez a produção optou por utilizar dois palcos no mesmo ambiente. Fazendo valer o tema do festival este ano, “Misturando Sons”, o Jambolada reuniu no palco uma escalação surpreendente de estilos como o heavy metal, o hip hop, o rockabilly, as culturas populares, a música instrumental, o hardcore e outros ritmos.

Além de lotar todos os espaços da casa Acrópole, o público que compareceu ao Festival mostrou muita empolgação e prestigiou todos os shows. Os dois palcos montados funcionaram perfeitamente em sintonia, com shows consecutivos e praticamente sem intervalo, uma verdadeira maratona na qual a platéia se deslocava de uma apresentação a outra sem cansar. Os artistas corresponderam com performances afiadas. Destaque para os shows dos mato-grossenses do Linha Dura; do gaúcho Wander Wildner, do trio cuiabano Macaco Bong, além dos pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado, Mallu Magalhães (SP), Ratos de Porão (SP), Galinha Preta (DF) e Madame Saatan (PA).

Mantendo-se fiel à diversidade da chamada nova música brasileira, o Jambolada 2008 não priorizou estilos, permitindo a confluência do indie com o samba, do folk com o heavy metal, do hip hop com o punk rock, da black music com a cultura popular. Pelo segundo ano consecutivo, o Jambolada 2008 é patrocinado pela Natura, com o programa Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo a cultura.

domingo, 14 de setembro de 2008

Começa, nesta segunda-feira, a venda de ingressos para os shows do R.E.M. em São Paulo

Antes de chegar a São Paulo para dois shows, nos dias 10 e 11 de novembro, o grupo R.E.M. se apresenta em outras duas cidades brasileiras, Porto Alegre (6 de novembro) e Rio de Janeiro (8 de novembro). Apesar de ser a última parada da banda no Brasil, São Paulo sai na frente e começa, a partir dessa segunda-feira (15/09), a venda dos ingressos para quem quiser conferir o show dos norte-americanos.

Em turnê de divulgação do novo disco, “Accelerate”, décimo quarto da carreira, Michael Stipe (vocal), Mike Mills (baixo) e Peter Buck (guitarra), estiveram no Brasil pela única vez em 2001, durante o Rock in Rio III.

Em Porto Alegre o show será no Estádio do São José e no Rio de Janeiro na Arena HSBC, mas até o momento ainda não foi anunciado o início da venda dos ingressos.

Confira onde comprar ingresso para os shows de SP
Datas: 10 e 11 de novembro (segunda e terça-feira),
Horário: 22h,
Local: Via Funchal - rua Funchal, 65 - Vila Olímpia.
Valores: pista VIP: R$ 500, pista: R$ 200, mezanino: R$ 300, camarote: R$ 500.
Outras informações: http://www.viafunchal.com.br/

sábado, 13 de setembro de 2008

Sete anos após se apresentar no Rock in Rio 3, em 2001, Dave Matthews Band desembarca novamente no Brasil

A Mondo Entretenimento aproveitou a passagem do grupo por Manaus e São Paulo, onde participa do About Us – Entretenimento a Favor da Sustentabilidade -, festival focado na causa ambiental e também organizado pela agência, para estender a apresentação do grupo até o Rio de Janeiro. O show acontece no dia 30/09, no Vivo Rio.

Completando 17 anos de atuação, a banda é composta por Dave Matthews (vocalista e guitarrista), Stefan Lessard (baixista), Leroi Moore (saxofonista), Boyd Tinsley (violinista) e Carter Beauford (baterista). Desde o início, a banda revelou-se um grande sucesso. O primeiro álbum, Remember Two Things (1993), lançado pelo Bama Rags, selo independente de Matthews, contou com uma quantidade surpreendente de fãs na noite de autógrafos. Já o segundo álbum de estúdio, Crash (1996), lançado pela gravadora RCA, concedeu a Dave Matthews Band o Grammy Award, na categoria de Melhor Performance de Rock com a música So Much to Say.

A banda também é conhecida por apoiar diversas causas. Em 2004, eles participaram da turnê Vote for Change, que reuniu artistas renomados em campanha contra a reeleição do presidente George Bush. Desde 1999, Dave Matthews Band atua com o Bama Works Fund, instituição que apóia campanhas de caridade na região de Charlottesville, cidade onde o grupo foi criado. No total, o Bama Works Fund já contribuiu com mais de quatro milhões de dólares para campanhas de caridade. Além disso, o grupo foi considerado o quarto artista mais engajado do mundo com as causas ambientais. Também com o Bama Works Fund, Dave Matthews Band se dedica à educação de seus fãs quanto a ações simples e positivas para o meio ambiente.

O grupo veio ao Brasil apenas duas vezes: em 1998, para se apresentar no Free Jazz festival, e em 2001, no Rock in Rio 3.

Perc Pan chega a 15ª edição como um dos mais importantes festivais de percussão do mundo

O Perc Pan - Panorama Percussivo Mundial chega a sua 15a edição trazendo em setembro, para o Rio de Janeiro e Salvador, as principais novidades produzidas em todo o mundo na música percussiva internacional. Os shows acontecem nos dias 15, 16 e 17 de setembro no Rio, no Teatro Oi Casa Grande e nos dias 18 e 19 de setembro em Salvador, no Teatro Castro Alves.

Entre as principais atrações programadas para este ano estão os cubanos do Sintese, o grupo Amazones, da Guiné, os norte-americanos do Stomp e o grupo espanhol Faltriqueira, da Galícia. Entre as atrações nacionais estão Marcos Suzano, Alex Meirelles e Wagner Tiso, que se apresentam no Rio e em Salvador, Os Ritmistas e Laudir Oliveira, que se apresentam no Rio de Janeiro, e o Rumpilezz e Orlando Costa, que se apresentam em Salvador.

Mais Informações: http://www.percpan.com.br/

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Lógica Zero, Genialidade dez

O esperado (ou não) encontro do Paralamas do Sucesso com a banda Calypso deixou boquiabertos os mais incrédulos. Não que se duvidasse do talento de Herbert, Bi e Barone, ou mesmo da potencialidade do fenômeno Calypso. Mas o que gerou toda expectativa, e até mesmo dúvida em relação à junção das bandas, foi a grande diferença musical. Para um músico, não é difícil achar similaridades, ainda que pequenas, entre os grupos. Uma guitarra mais swingada aqui, um ska ali, uma salsa adiante...

A verdade é que o programa com a sua lógica zero inova, mas como dito antes, nem sempre acerta. Dessa vez não foi diferente. Apesar de todo o carisma e da sintonia que houve entre os músicos, isso não fez com que soasse melhor, ou pior, a Joelma cantando Lanterna dos Afogados, ou Herbert Vianna se arriscando no Calypso.

Porém, o melhor da reunião é ver Herbert Vianna na ativa, criando e tocando sua guitarra com feeling e com o coração. Como já explorado em outra matéria, música é isso: sentimento. Encanta ver e ouvir o talento dos músicos, a criatividade e a paixão com que fazem o seu som, cada um na sua praia.

A verdade é que os ensaios foram bem melhores do que o show. Graças à empatia entre os músicos, e ao incontestável talento do Paralamas, talvez uma das melhores bandas da sua geração que ainda permanecem na ativa. Surpreendente também ver o guitarrista Chimbinha mandando bem num estilo completamente oposto ao seu. Então, quando a Lógica não ajuda, a ausência dela é suprida com muito talento e simpatia.

Daganja: Gangueiro de Responsa

Na estrada desde 1998, Alan dos Santos, o Mc Daganja, faz do Rap a sua arma. Cria do bairro de Águas Claras, na periferia de Salvador, o rapper já passou por alguns projetos como Conexão dos Periféricos, Verbo de Malandro, Testemunhaz e Stereo, até chegar ao grupo Afrogueto. Com suas origens no rap, o grupo não abre mão das raízes baianas em suas apresentações, e faz um convite ao teatro musical.

Partindo para novos vôos, Daganja agora prepara o seu primeiro trabalho solo, realizado em parceria com a Freedom Soul Records e a Couro de Rato produções. Prestes a ser lançado "Verso e Prosa", título dado ao novo álbum, promete ser um "divisor de águas" na carreira do artista. Mostrando o amadurecimento musical conquistado em anos de estrada, Daganja chega ao seu primeiro disco solo sem se desfazer das suas principais raízes. Diferente de outros artistas do gênero, que geralmente se inspiram muito mais nos rappers estrangeiros, uma coisa que chama a atenção no trabalho de Daganja é a influência do hip-hop nacional. No myspace é possível conferir cinco músicas. Com um bom trabalho vocal, as músicas trazem variações que nos remetem a Marcelo D2, MV Bill, GOG e outros grandes nomes do RAP brasileiro.


Sem dúvida, um trabalho que merece ser conhecido e reconhecido.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Forgotten Boys traz boas referências em novo disco

No começo do mês, o Forgotten Boys lançou o seu quinto álbum. Como vários artistas este ano, antes do disco chegar às lojas, colocaram para download em sua página oficial. Ficou por um tempo determinado, quem aproveitou baixou, quem não baixou pode encontrar alguns links pela internet – de acordo com os próprios.

Embalados com a boa repercussão do último disco do grupo “Stan by the D.A.N.C.E”, o quarteto, mais uma vez, acertou na escolha do repertório. Em Louva-a-deus, eles trazem músicas que carregam a essência do grupo nascido lá no meio dos anos 90. Rock setentista norte-americano, punk e hard rock.

Para quem no começo torcia o nariz com as composições em português, neste trabalho soam extremamente naturais. Vide “Me Entregar”, “Ela Diz”, “Sempre em Paz” e “Quinta-Feira”, primeiro single do CD.

As faixas em inglês, território que eles sempre transitaram, trazem boas surpresas como “Got My Eyes On You” e “Hold On”. “Don’t Be Afraid” não pode ficar de fora, com seu tom que faz referência ao Clash.



Fonte: Drops MTV

Vendidos ou Vendáveis?

De carona em um texto feito por um amigo, resolvi embarcar no tema. É muito comum a gente ouvir a expressão “Esse aí se vendeu!!!”, “Agora só faz som propaganda!!!”...São muitas as bandas e artistas que eu poderia citar, mas para evitar polêmica, deixo para que vocês reflitam e encontrem seus próprios exemplos.

Fazendo uso das palavras do Arnaldo, não o Antunes, o César Coelho mesmo, do futebol. “A regra é clara”: o artista tem que ganhar dinheiro, afinal, a música é, para ele um trabalho, além de diversão. Fora isso, não é pouco o investimento que um músico faz até conseguir ganhar alguma grana com o seu trabalho. Equipamentos caros, horas dentro de um estúdio para criar e fazer um som legal, noites perdidas, viagens sem conforto e segurança. Isso sem falar nos calotes, que não são poucos e quem tem banda, famoso ou não, com certeza já levou um.

Então, fica difícil entender quando alguém critica com veemência uma banda ou cantor que consegue atingir o sucesso e chegar às telas da Globo, Record, “emetevê” (como diria o Caetano) e por aí vai. Chega a ser ridícula essa postura!

Se pensarmos assim, ninguém mais é “roots”, ninguém é mais da raiz e ninguém mais faz música com o coração. Porque independente do estilo, rock, hip-hop, reggae, samba, pop, jazz, metal, o que todos buscam é dar maior visibilidade ao seu trabalho e, claro, ser reconhecido por aquilo que resolveu fazer.

Contudo, uma única coisa me preocupa. Quando um artista deixa de fazer o que gosta para apenas ganhar dinheiro. Aí sim a situação começa a ficar preocupante. A partir do momento que o artista não se diverte mais, tudo vai por água abaixo. E isso, infelizmente, se reflete no fã que paga caro para ter o CD original e para ir ao show. Prejudica as apresentações da banda ou artista, que muitas vezes sobem ao palco como se estivessem ali por obrigação e, com isso, desrespeitam o público com falta de profissionalismo, arrogância e, em algumas situações, até mesmo com violência.

Achar um meio termo entre o que se quer fazer e o vendável é essencial, fazer o que gosta primordial. Até mesmo porque o sucesso sempre vem como conseqüência. E quando não se faz aquilo que realmente acredita, mais cedo ou mais tarde a máscara cai. E aí, blau-blau! A gravadora abandona, o fã já não admira mais, o sucesso vira ostracismo...a verdadeira música vai além do rótulo e, independente de ganhar as rádios e tvs, só consegue sobreviver aos anos, se feita com sinceridade.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Tem Público, Sim Senhor!

A confirmação do quinto show da cantora Madonna, durante a passagem da turnê "Sticky & Sweet" pelo Brasil, em dezembro, nos leva a uma confirmação óbvia. Temos público para lotar estádios e condições de sediar qualquer show internacional. Até aí nenhuma novidade, já que essa não é a primeira vez que o país se torna palco para grandes nomes da música mundial. Prova disso que, de dezembro do ano passado para cá, já passaram por aqui nomes como o The Police, Iron Maiden, Ozzy, Korn e tantos outros.

Mas o fato é que durante algum tempo essa força do público brasileiro foi muito questionada. Prova disso, que muitos artistas, produtores e, principalmente, patrocinadores não acreditaram que valeria a pena se apresentar no Brasil. E, por isso, timidamente, investiram em apenas um show, para minimizar os prejuízos de uma possível falta de quorum. Foi o que aconteceu com a última vinda ao país do Rolling Stones, U2 e também do Police.

É bem verdade, que lotar um estádio, por cinco noites, ou mesmo uma, não é privilégio de qualquer artista. Mas é incontestável que quando se trata de um grande nome, o público brasileiro comparece sim. Mesmo que para isso precise dormir em filas, ou perder horas para conquistar um ingresso através da internet ou telefone. E isso é um fator que deveria ser levado muito em consideração na hora de um patrocinador “bancar” um grande show por aqui.

Que as cinco noites de Madonna no Brasil sirva para acabar de vez com a desconfiança dos mais incrédulos. Assim como já foi feito em outros shows e festivais, sem dúvida o público brasileiro vai dar um show à parte.

Alice in Chains se prepara para gravar o primeiro disco sem o vocalista Layne Staley

Depois de 13 anos sem entrar em estúdio, o Alice In Chains anunciou, no seu site oficial, que gravará seu primeiro disco de inéditas em outubro. O álbum será o primeiro sem o vocalista Layne Staley, morto em 2002.

O cantor William DuVall, que trabalhou com o grupo em recentes turnês, também substituirá Staley em estúdio. Revelada nos anos 90, junto com outras bandas do fenômeno grunge, como Nirvana e Pearl Jam, a banda gravou pela última vez em 1995, quando foi lançado o álbum "Alice In Chains" .

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Marcelo Camelo cai na estrada com show solo

A partir de setembro, Marcelo Camelo estará na estrada com a turnê do seu novo álbum "Sou", lançado pelo selo Zé Pereira. Após passar oito meses em estúdio gravando as 14 faixas de seu primeiro disco solo, Camelo se apresentará nos principais teatros do país ao lado da banda Hurtmold e do trompetista norte-americano Rob Mazurek.

O repertório é baseado nas canções inéditas de "Sou", além de outras composições de Camelo que também estarão no roteiro. No palco, Marcelo Camelo (voz, violão e guitarra) é acompanhado por Fernando Cappi (guitarra), Marinho (guitarra), Guilherme Granado (vibrafone e teclados), Marcos Gerez (baixo), Maurício Takara (bateria), Rogério Martins (percussão) e Rob Mazurek (trompete).

A extensa agenda de shows, que será cumprida para a divulgação do novo disco, coloca uma dúvida nos fãs dos Los Hermanos: será que ainda existe possibilidade do sonhado retorno? O primeiro disco solo do vocalista do Los Hermanos chegou às lojas nesta segunda-feira (08), e traz as participações especiais de Dominguinhos e Mallu Magalhães.

“Sou” mostra um Camelo muito mais intimista. A primeira impressão é de se tratar de um trabalho que privilegia, principalmente, o bom compositor Marcelo Camelo. Em alguns momentos o disco chega a ser bem “deprê”, e em outros nada difere do que Camelo faria se estivesse no Los Hermanos, a exemplo da marchinha “Copacabana”. De qualquer maneira vale a pena ficar ligado nas datas da nova turnê do cantor e conferir o trabalho ao vivo.
19.SET : Festival No Ar Coquetel Molotov, Recife;
28.SET : Concha Acústica do TCA, Salvador;
04.OUT : Cine-Theatro Central, Juiz de Fora;
16.OUT : Teatro do Bourbon Country, Porto Alegre;
17.OUT : Teatro Positivo, Curitiba;
23.OUT : TIM Festival, São Paulo;
25.OUT : TIM Festival, Rio de Janeiro;
05.NOV: Palácio das Artes, Belo Horizonte;
14.NOV : Citibank Hall, São Paulo;
15.NOV : Citibank Hall, São Paulo;
21.NOV : Goiânia Noise Festival, Goiânia;
13.DEZ : Canecão, Rio de Janeiro;
14.DEZ : Canecão, Rio de Janeiro.

Mais informações no site www.myspace.com/marcelocamelo .
Foto: Cia da Foto

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Confirmadas primeiras atrações do 14º Goiânia Noise Festival

Pelo terceiro ano consecutivo, o Goiânia Noise Festival será realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, entre os dias 21 e 23 de novembro, com pelo menos 10 atrações internacionais. Segundo os organizadores, esta será a maior, mais internacional e melhor edição do festival. Entre as bandas gringas já confirmadas estão Vaselines (Escócia) - com participação de integrantes do lendário Belle & Sebastian -, Cirkle Jerks (EUA), Black Lips (EUA), Black Mountain, na foto (Canadá) e Flaming Sideburns (Finlandia).

Além dos nomes já confirmados, a gravadora Monstro Discos, uma das produtoras do evento, já firmou parcerias com escritórios de exportação da música da França, Bélgica, Argentina e Chile, que também devem mandar representantes para o festival.

Entre os nomes nacionais, já confirmaram presença os Inocentes, Mallu Magalhães e o ex-Los Hermanos, Marcelo Camelo. Para manter o objetivo de fomentar e divulgar a cena local, o 14º Goiânia Noise Festival contará ainda com 21 bandas goianas.

Fique por dentro de tudo que vai rolar no festival no site do festival.

domingo, 7 de setembro de 2008

Confirmado: R.E.M vem ao Brasil em novembro

O que era só especulação foi confirmado na última sexta-feira. A banda americana R.E.M também vem ao Brasil ainda este ano. A produtora Mondo Entretenimento confirmou, para o mês de novembro, quatro shows da banda formada pelo vocalista Michael Stipe, Peter Buck, guitarra e Mike Mills, baixo.

A primeira parada do grupo será em Porto Alegre, no dia 06 de novembro. De lá a banda segue para o Rio de Janeiro, onde se apresentam no dia 08, e depois vai para São Paulo, com shows marcados para os dias 10 e 11 do mesmo mês.

O R.E.M esteve no Brasil pela primeira vez durante o Rock In Rio III, em 2001. Os shows de novembro fazem parte da turnê de divulgação do mais novo disco do grupo, “Accelerate”. Lançado este ano, o álbum é o décimo quarto da carreira da banda.

Roger Hodgson mata a saudade do Supertramp

Ex-líder do Supertramp, o cantor Roger Hodgson esteve no Rio, na última sexta, e matou a saudade dos fãs da banda inglesa que estourou no fim dos anos 70 e início dos 80.

Responsável por hits como The Logical Song, Dreamer e It"s Rainnig Again, o cantor conquistou os cariocas com muita simpatia e carisma. Apesar da dúvida se o inglês iria ou não agradar, o que se viu no Vivo Rio foi uma mistura pacífica entre o público das mais diferentes idades. A maioria de quarentões se misturava aos mais jovens.

A banda que acompanha Roger Hodgson em sua turnê brasileira é um caso a parte. Normalmente o músico se apresenta sozinho ou acompanhado por apenas um saxofonista. Para a turnê brasileira ele recrutou músicos através do seu site e acertou. Aaron MacDonald (sax, gaita, piano, vocais), Jesse Siebenberg (baixo e voz) e Bryan Head (bateria) faziam apenas o segundo show juntos (o primeiro havia sido em Brasília, na quinta-feira).

Alguns fãs mais entusiasmados chegaram a dizer que era só fechar os olhos e imaginar que estavam em um show do Supertramp. Em quase duas horas de apresentação, Roger e a banda saíram do palco para voltarem em um bis que começou com School e It"s Rainning Again, que transformou a casa de espetáculos em um grande salão de festas.

sábado, 6 de setembro de 2008

VitrolaNews ganha espaço nos blogs da Abril.com

Todo começo é feito de grandes desafios. Novos caminhos a serem trilhados sempre vêm acompanhados de expectativas e boas promessas. E assim, o VitrolaNews, blog independente que há quase um ano dedica-se à música em suas mais variadas vertentes, chega aos blogs da Abril.com . A partir de agora, além do endereço no blogger, o Vitrola também estará hospedado em www.blogs.abril.com.br/vitrolanews .

Mais do que um outro espaço para a discussão e divulgação da música, independente ou não, o Vitrola no Abril.com é um novo ponto de encontro para os fãs, músicos, bandas e produtores que querem divulgar os seus trabalhos e que acreditam na força e alcance que possuem as mídias alternativas.

Com o comprometimento de trazer sempre novidades e fatos curiosos que acontecem no cenário musical, o VitrolaNews inicia a partir de agora uma nova etapa. Com a visão de quem esteve durante anos do lado de lá, fazendo música, e com a seriedade que o jornalismo exige, espero que todos possam se divertir e voltar sempre. Contribuições e sugestões de pauta serão sempre muito bem - vindas.

Então, aqui ou lá, continuem acessando e colaborando para que a nossa música nunca deixe de evoluir.

"Aumentem o volume" e "vamo que vamo" que o som não pode parar!!!

Abraços,

André Sant´Anna

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Agora é pra valer: Tim Festival já tem a programação fechada para a edição 2008

Nesta quinta-feira (04), a organização do Tim festival divulgou a programação completa da sexta edição do evento, que acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, de 21 a 27 de outubro.

Além do rapper americano Kanye West (foto), nomes como Sonny Rollins, Bill Frisel, Paul Weller, Klaxons, The Gossip, Marcelo Camelo, DJ Yoda, Gogol Bordello e Enrico Pieranunzi estão entre as 29 atrações garantidas para a edição 2008 do festival. Mesmo sem a presença da cantora inglesa Amy Whinehouse, cogitada para vir ao Brasil este ano, e muito especulada para tocar no Festival, a diversidade do evento promete não decepcionar o público.

Em São Paulo, os shows acontecem entre os dias 21 e 25 de outubro no Auditório Ibirapuera e em uma arena para 4.000 pessoas que será erguida no parque do Ibirapuera. Na manhã do dia 25, Sonny Rollins fará um show gratuito no Auditório. No Rio, a programação acontece mais uma vez na Marina da Glória entre os dias 23 e 25. Já em Vitória, o Tim será realizado no Teatro da UFES, entre os dias 25 e 27 de outubro.

A programação do Tim será dividida em palcos temáticos, como Bossa Mod, Tim Festa, The Cats, Brilhando no Escuro e Sophisticated Ladies. Os preços dos ingressos e a data de início das vendas ainda não foram divulgados.

Confira a programação completa no site do evento.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

"Death Magnetic" faixa a faixa

Oficialmente, o lançamento do novo disco do Metallica, "Death Magnetic", está marcado para o dia 12 desse mês. Mas uma loja de Paris, sem querer ou não, acabou se antecipando e vendendo o disco antes do lançamento mundial. Resultado, não demorou muito e os fãs já começaram a distribuir o disco via internet. Normalmente qualquer disco novo do Metallica gera expectativa e causa alvoroço nos fãs e críticos. Depois de cinco anos sem um disco com músicas inéditas, o último foi St. Anger (2003), essa ansiedade se torna ainda maior. Graças à bendita loja parisiense que antecipou a venda do disco, ao e-mule e tantas outras fontes de compartilhamento de arquivos na internet, o VitrolaNews traz um resumo de “Death Magnetic”.

Logo de cara “That Was Just Your Life” cria um clima e prepara os fãs para o que vem a seguir. Após um dedilhado, a expectativa vai subindo gradativamente como a música, e eis que surge aquela velha bateria de Lars Ulrich, com sua pegada inconfundível. Os riffs de Hetfield e Hammett são completados pelo pesado baixo de Trujillo. Depois de longos 2 minutos de introdução, o vocal de James consolida: O velho Metallica está de volta! Pesado, agressivo, rápido, como nos tempos de “Kill´em All”, “Ride the Lightning”, “Master Of Puppets” e “…And Justice For All”. A primeira música dura 7´09”, e é apenas o começo de 1h14’46”, divididos em 10 músicas.

“The End of the Line” mostra por que o Metallica continua sendo uma das maiores bandas de metal do mundo. Ainda maior do que a música de abertura do disco, aqui os quatro abusam das variações durante os 7’52” de música. O rápido solo de Kirk Hammett traz o pedal wha – wha, muito bem executado, diga-se de passagem.

Em “Broken, Beat & Scarred”, vale destacar o baixo de Rob Trujillo. Nessa faixa o músico mostra que tem muito mais do que uma excelente perfomance no palco, e comprova a inevitável contribuição que trouxe para a banda. Os bumbos cadenciados aumentam o peso.

“The Day that Never Comes” já remete a um Metallica mais anos 90. Apesar de mais leve do que as músicas anteriores, com um vocal equilibrado, ponderando agressividade e harmonia, a música surpreende e ganha mais peso no final.

Depois de um momento mais tranqüilo, a banda novamente parte para o ataque com “All Nightmare Long”. Se existe um conceito para o estilo thrash metal, este pode ser exemplificada com os rápidos riffs da 5° música de “Death Magnetic” . Apesar das variações, a velocidade é o que marca a metade do álbum.

Já conhecida dos fãs, por ter sido divulgada anteriormente no site oficial da banda, ao ouvirmos “Cyanide” em sua versão original, a impressão que temos é que se trata de um clássico. Ou seja, uma música predestinada a estourar. Mais uma vez a pegada conjunta de bateria e baixo dão o tom.

Será o fim de uma trilogia?! Assim como nas outras edições, “The Unforgiven III” traz um belo arranjo. No momento mais calmo do disco, James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett, Rob Trujillo comprovam mais uma vez a versatilidade que faz do Metallica uma banda única. A experiência tocando ao lado de uma orquestra é trazida para essa música, que conta com belíssimos arranjos de cordas.
The Judas Kiss” traz, mais uma vez, uma enorme variações de riffs e batidas que se completam. Destaque ainda para os solos de Kirk, com mais de um minuto de duração.

Uma das surpresas do disco, a instrumental “Suicide & Redemption” é a maior música do álbum, com 9’57”. Apesar dos bons arranjos e da qualidade, a música acaba se tornando desnecessária, já que em todas as outras músicas a banda mostra muito bem o que sabe fazer.
Coincidência ou não, depois da maior vem “My Apocalypse”, menor música, a única com menos de 6 minutos. Com esse thrash metal furioso, que chega a lembrar o Slayer, “Death Magnetic” fecha as cortinas e termina em grande estilo.

Ao concluir a audição do disco, a sensação que dá é a de que os cinco anos longe dos estúdios fez muito bem para a banda. Ao contrário dos sucessivos e mal sucedidos discos da era 90/2000, “Death Magnetic” resgata a memória viva Metallica. Mais do que isso, nos faz sonhar com a nova turnê da banda chegando ao Brasil.



quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Muito além de Música Urbana


Criado em 1983 pelos irmão Fê e Flávio Lemos (bateria e baixo), e completado com Dinho Ouro Preto (vocal) e o ex-guitarrista Loro Jones, o Capital é um dos desdobramentos do extinto Aborto Elétrico. Depois de um disco de estréia primoroso, lançado pela extinta gravadora Polygram, em 1986, a banda rompeu as barreiras geográficas do Distrito Federal, e com ótimas críticas ganhou o resto do país. Desse álbum saíram alguns clássicos executados até hoje, como "Música Urbana", "Psicopata", "Fátima", "Veraneio Vascaína" e "Leve Desespero".

Depois disso, já com uma enorme pressão da mídia da época, a banda conheceu muito mais do que o sucesso e, apesar de ainda emplacar outros hits como “Independência”e "Prova" (1987), "Pedra Na Mão" e "Fogo" (1988), "Mickey Mouse em Moscou" e "Belos e Malditos" (1989), passou a conviver também com duras e pesadas críticas. Novas divergências levaram à saída do emblemático vocalista Dinho Outro Preto, em 1993. É inevitável, mas a saída do vocalista original fez com que a banda perdesse muito. Resultado: até 1998 a banda amargou 5 anos longe da mídia, sem conseguir emplacar novos hits, como fazia no passado.
A formação original se reencontrou em 1998. Após o lançamento, pela Polygram, do CD “O Melhor do Capital Inicial”, Dinho Ouro Preto, Loro Jones, Fê Lemos e Flávio Lemos voltam à estrada com um novo show, uma comemoração aos 15 anos da banda e aos 20 anos do nascimento do rock candango. Depois de um ano em turnê, 1999 chega e marca de vez o retorno do Capital ao estrelato. Com o álbum Acústico MTV, a banda resgatou velhos e conquistou novos fãs, vendendo mais de um milhão de cópias.

O retorno triunfal veio também com uma nova mudança. A experiência dos anos não fez com que os músicos perdessem o vigor e energia durante as apresentações ao vivo. Mas o passar dos anos trouxe mais do que cabelos brancos. A atitude punk – rock do início dos anos 80 já não existia mais, e um novo Capital, versando com outras “praias” do rock e do pop, chegou ao ano 2000.
Após a turnê "desplugada", o guitarrista Loro Jones deixa a banda, que imediatamente convoca Yves Passarel (ex-Viper) para assumir o posto e lança o disco “Rosas e Vinho Tinto” (2002). Daí em diante mais hits da banda ganharam as rádios, como "A Sua Maneira" e "Mais", "A Vida é Minha (E eu Faço o que eu Quiser)", "Eu e Minha Estupidez", "Aqui", "Eu Nunca Disse Adeus" (2007).
Provando que conseguiu sobreviver às crises e evoluir musicalmente, o Capital completa 25 anos de carreira em 2008. Para comemorar o aniversário, nada melhor do que retornar à sua casa e local de origem, Brasília, Esplanada dos Ministérios. No local onde tudo começou a banda fez um memorável show, no dia 21 de abril, para mais de um milhão de pessoas. O projeto, em parceria com o canal Multishow resultou no cd e DVD “Multishow: Ao Vivo”.

Entre tantos altos e alguns baixos, o Capital sobreviveu à crise da indústria fonográfica. Ainda que muitos discordem da tática usada pelo grupo, a verdade é que chegar às Bodas de Prata com tamanho sucesso e poucas mudanças na formação original, não é privilégio de muitas bandas brasileiras. Resta agora esperar para ver até quando mais vai o fôlego do incansável Dinho Ouro Preto e companhia. Como diria o vocalista, “vamo lá moçada!!!”.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Gorillaz no Brasil: Desenho que faz dançar


A banda Gorillaz, projeto de Damon Albarn (vocalista do Blur), vem ao Brasil pela primeira vez em novembro. A banda 'de mentira' - já que os membros são desenhos animados - participa da edição mineira do festival britânico 'Creamfields'.A versão do Gorillaz que se apresenta em Belo Horizonte é o Gorillaz Sound System, projeto em que 4 DJs, um VJ e um vocalista tocam faixas da banda enquanto são feitas projeções de vídeos do grupo. A participação de Damon Albarn neste show é um mistério...O 'Creamfields' surgiu na cidade de Liverpool, em 1998. A versão brasileira acontece no dia 15 de novembros, no Autódromo Mega Space, e já tem confirmado as atrações: Mike Relm, Fog e Gui Boratto, Roger Sanchez, Hallucinogen, Valber , Tycoon, Laidback Luke, Tristan, Pin, JP e The First Stone, Rodolfo Brito, Robinho e Anderson Noise.
Os ingressos começam a ser vendidos a partir do dia 15 de setembro nas lojas Chilli Beans. O lote promocional, com mil ingressos, custa R$ 50. Os próximos lotes custarão R$ 60, R$ 80 e R$ 90.