quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ultraje a Rigor une experiência e novas mídias para produzir e divulgar o novo disco


No meio desse mês o Vitrola divulgou novidades sobre o Ultraje a Rigor. O grupo está em estúdio preparando o novo disco e já disponibilizou algumas músicas na internet para os fãs (veja matéria anterior). Seguindo a velha e boa forma: rock mais bom humor e competência, Roger, Mingau e Bacalhau trabalham sério, mas sem a mesma pressão e cobrança de outros tempos. Fazendo valer a experiência e os anos de estrada, os músicos vão gravando sem pressa e aproveitam as novas mídias digitais para divulgar o novo álbum e ao mesmo tempo manter os fãs informados.

Por e-mail, o VitrolaNews “bateu um papo” com o vocalista Roger que falou um pouco sobre o disco novo, mídias digitais, cena independente e o futuro do Ultraje a Rigor. Confira:

VN - Roger, fale um pouco sobre o processo de produção e divulgação do novo disco.
Ele está sendo produzido aos poucos, no Estúdio FM, do Mingau e do Flávio Decaroli. A idéia é gravá-lo conforme as músicas forem saindo, e distribuí-lo via internet me parece a forma mais apropriada para o momento, tanto pela evolução da internet quanto por minhas necessidades e expectativas. No entanto, quanto à divulgação, posso usar outros meios também, como a imprensa escrita, rádio e TV, se eu tiver a oportunidade. No momento, ela está sendo feita principalmente por fãs e por nós mesmos, via Twitter, Facebook, MySpace, ReverbNation, Orkut e nosso próprio site. Estamos evitando o SPAM.

VN - Esse disco será lançado todo via internet?
Sim, mas não há um prazo estipulado para o final dos trabalhos. Quando tivermos um número apropriado de músicas, pretendemos lançá-lo também em CD normal.

VN - Falando em internet, como você avalia a importância dessas novas mídias, como sites, blogs, novas redes de relacionamento?
Essas novas mídias são o futuro da comunicação e, portanto, sem dúvida cada vez mais importantes. Mas a mídia atual também é importante.

VN - Se por um lado as gravadoras estão em crise, por outro hoje em dia é muito mais fácil se lançar no mercado como banda independente. Você concorda com isso? Está mais fácil se lançar no mercado hoje em dia?
Sem dúvida. O que não quer dizer que está mais fácil tornar-se conhecido, se essa for a intenção. A propósito, acho que a importância dada a ser famoso hoje em dia é muito exagerada, o objetivo deve sempre ser gostar do que se faz e procurar fazer o melhor. Se você não tem talento e/ou vocação para a música, melhor tentar outra coisa.

VN - O Ultraje a Rigor faz parte de um período que é considerada o melhor que o rock nacional já teve, em termos de criatividade, originalidade. Na sua avaliação o que mais mudou daquele período para hoje?
Acho que quase tudo. O cenário, os meios de comunicação, os meios de gravação, o público, a facilidade de se encontrar e comprar instrumentos e o ideal artístico. São coisas completamente diferentes hoje em dia.

VN - Você considera a música feita hoje em dia mais pobre do que antigamente? Sim. É difícil achar algo novo que me impressione, tanto no Brasil como no resto do mundo. Não que eu não procure, mas está difícil.

VN - Quais as principais mudanças que os fãs podem esperar no novo disco? O guitarrista Sérgio Serra não aparece nas novas fotos de divulgação da banda. O Ultraje agora é um trio?
Bom, na prática, somos um octeto. Ao vivo são oito pessoas no palco. Mesmo na gravação contamos com essas 8 pessoas. Mas sim, somos um trio agora. Sérgio Serra saiu porque quis. Difícil entender seus motivos. Mesmo antes dele sair, fizemos shows com Edgard Scandurra, Heraldo e Marcos Kleine na guitarra porque ele não pôde estar presente. Quanto ao novo disco, acho que a presença de Manito no saxofone se faz notar. De resto, é o velho ultraje de sempre. Mas teremos novamente mais liberdade para criar sem estar preso ao formato do disco para vender.

Mais informações sobre o Ultraje a Rigor no site oficial da banda ou myspace .

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Depeche Mode anuncia shows no Brasil

Na última segunda-feira o Vitrola falou sobre o lançamento de "The Dark Progression”, documentário do Depeche Mode, previsto para sair em DVD no dia 16 de junho, e também antecipou que a banda iria passar pelo Brasil este ano, mas ainda não tinha as datas confirmadas.

Hoje o grupo anunciou em seu site oficial que fará dois shows no Brasil em outubro. O trio inglês toca no Rio de Janeiro, no dia 22, e em São Paulo, no dia 24.

De acordo com o site do grupo, os ingressos começam a ser vendidos no dia 25 de julho, mas até o momento não foram divulgados os pontos de venda e os locais das apresentações no Brasil. Na América do Sul também estão confirmados shows na Colômbia, Peru, Chile e Argentina.

Creed confirma retorno aos palcos

Cinco anos. Esse foi o tempo exato que durou o hiato que separou o Creed dos seus fãs. Depois de conquistarem as rádios e TVs com hits como "My Sacrifice", "What's This Life For?", "With Arms Wide Open" e serem muitas vezes comparados a outras bandas, principalmente o Pearl Jam, o Creed acabou encerrando as atividades para repensar a carreira.

A pausa finalmente chegou ao fim, e a banda anunciou, na última segunda-feira, que este ano voltará aos palcos. O reencontro foi selado com a confirmação de uma turnê de verão pelos Estados Unidos e o lançamento de um novo álbum, o quinto da carreira, contando com a coletânea Greatest Hits.

Em nota publicada no site oficial do grupo, os norte-americanos afirmam “que o tempo ajudou a refletir, crescer e ganhar uma apreciação mais profunda de amizades, química artística, paixão pela música e amor sincero aos fãs". No site os fãs também podem ver as datas oficiais dos shows agendados, 41 no total, que começam no dia 6 de agosto, em Pittsburgh, e terminam na cidade de Nashville, em 14 de outubro.

O Creed volta aos palcos com seus quatros membros originais: Scott Stapp (vocal), Mark Tremonti (guitarra), Scott Phillips (bateria) e Brian Marshall (baixo).

terça-feira, 28 de abril de 2009

Circuito eletrônico de som e imagem em Salvador

O Zona Mundi, circuito eletrônico de som e imagem, incluiu, de vez, Salvador no circuito nacional de arte eletrônica. Nas suas primeiras edições, entre março e abril desse ano, nomes notáveis do cenário nacional realizaram workshops com excelente aceitação do público e mídia. O projeto, que se estende até julho, vai gerar conteúdo para shows e performances coletivas nas áreas de música, vídeo-arte e Vjing. Tudo isso acontecerá no MAM - Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/nº, Solar do Unhão).

Nas edições de março e abril o circuito contou com as participações de Chico Corrêa (PB) e Ramiro Musotto (ARG), ciceroneados pela Radio Mundi, núcleo de música do projeto formado por Mangaio (programações e samplers), Mamá Soares (percussão), Vince de Mira (voz e efeitos), Marcelo Santana (baixo), Gabriel Dominguez (guitarra e guitarra baiana) e Emanoel Venâncio (bateria). Os encontros contaram ainda com as performances visuais de Daniel Lisboa (BA), Coletivo de Vjs Embolex (SP), Vj Kamikaze (BA) e do engenheiro de sistemas Jarbas Jácome (PE).

As próximas edições do Zona Mundi acontecem entre maio e julho no MAM - Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/nº, Solar do Unhão). Confira a programação:

- 21/05 workshop Lúcio K e 22/05 Lúcio K live PA.
- 18/06 workshop Lucas Santana e 19/06 Lucas Santana Live PA.
- 09/07 workshop e aberutura de video instalação de Arthur Omar.
-10/07 workshop e visita guiada por Arthur Omar a video – instalação.

Mais informações em http://www.zonamundi.blogspot.com/ . A entrada é gratuita.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Documentário do Depeche Mode será lançado em junho

“The Dark Progression”, esse é o nome do DVD documentário do Depeche Mode, previsto para sair em DVD, no dia 16 de junho.



Os britânicos, que acabaram de lançar o 12º de estúdio da carreira, são considerados os pioneiros da mistura de rock com toques eletrônicos e sintetizadores. "Sounds of the Universe", novo disco do grupo, chegou às prateleiras dos Estados Unidos e Reino Unido na semana passada. Em entrevista coletiva realizada em Nova York, em fevereiro desse ano, a banda afirmou que prepara uma turnê mundial e que deverá passar pelo Brasil em outubro. Mas até o momento não há nenhuma confirmação oficial.

De acordo com o site Pitchfork, o documentário fará um apanhado da carreira da banda, incluindo entrevistas com todos os integrantes, além de produtores como Thomas Dolby e Gary Numan. “The Dark Progression” trará ainda material de arquivo e performances ao vivo da banda.



Atualmente, o Depeche Mode conta com Dave Gahan (vocal), Martin Gore (guitarra) e Andy Fletcher (teclado).

Vem aí mais um porto musical

Após mudanças no calendário deste ano o Porto Musical - International Music and Technology Conference já tem uma data oficial para acontecer. Será entre os dias 17 e 20 de junho, no Recife, mais uma vez localizado no bairro histórico da capital de Pernambuco.

Apesar da mudança, a data ainda permanece afinada com a intenção de promover uma maior divulgação da cultura local e, se nos anos anteriores o Porto antecipou o Carnaval, desta vez trará a atenção de promotores de música do mundo todo para nosso São João.

Entre os conferencistas já confirmados estão:

· Aluízer Malab (Brasil) - mercado brasileiro para artistas estrangeiros.
· Beto Villares (Brasil) - mercado das trilhas sonoras.
· Brent Grulke da South By South West (EUA), uma das mais importantes convenções de música do mundo, falando no sobre os métodos de aproximação para o mercado norte americano através de um foco e uma espectativa realística.
·Bryan Calhoun do Sound Exchange (EUA) - performances no mundo digital com estratégias de marketing para os indies e seu público.
·Deborah Sztanjberg e Paulo César de Araújo (Brasil) falando sobre o controverso caso sobre a biografia de Roberto Carlos e a importância das biografias no showbusiness.
·Frédéric Gluzman da V.O. (França) - turnês de artistas brasileiros na Europa.
·John Ingham (Head of Music and Content at ESP/Inglaterra) - novas tendências e formatos no mundo digital.
· Jonas Woost da Last fm (Alemanha) - gravar e produzir músicas com o presente digital. Será que isso tem futuro?
· José da Silva da LusAfrica (França) - como criar, sustentar e desenvolver um selo nestes tempos difíceis.
·Nelson Motta (Brasil) - a música brasileira hoje em dia.
· Patrick Torquato (Brasil) - a importância das rádios públicas no Brasil na promoção da música.


Mais informações em www.portomusical.com.br

sábado, 25 de abril de 2009

Show do New York Dolls em São Paulo é cancelado

Os fãs do The New York Dolls terão que esperar um pouco mais para ver a banda ao vivo. Problemas na turnê adiaram a apresentação que o grupo faria no Via Funchal, em São Paulo, neste sábado, 25 de abril.


Quem comprou a entrada antecipada poderá reaver o dinheiro direto nas bilheterias do local onde seria o show, apresentando o ingresso original. As bilheterias funcionam diariamente, das 12h às 22h. Para as pessoas que efetuaram a compra pela internet (através do site Via Funchal) e ainda não retiraram, a transação será estornada automaticamente e o crédito lançado na fatura pelas operadoras de cartão de crédito.

De acordo com a assessoria do Via Funchal ainda não há previsão para uma nova data. Quem está fora de São Paulo terá de enviar pelo correio o ingresso juntamente com dados bancários (banco, agência, conta, favorecido e telefone de contato) ao endereço abaixo:


Via Funchal Empreendimentos LTDA.
Rua Funchal, 65 - Vila Olímpia - SÃO PAULO/SP - CEP: 04551-060
At.: Sr. Fábio Gonçalves.

Mais informações clique aqui.

Zé Ramalho canta Bob Dylan

O cantor Zé Ramalho está de volta ao Rio de Janeiro, para uma única apresentação neste sábado, 25 de abril, no Vivo Rio. Dessa vez, o músico divulga o seu último trabalho, o CD/DVD “Zé Ramalho Canta Bob Dylan - Tá Tudo Mudando”.


O show será dividido em duas partes e tem 18 músicas no repertório. Na primeira parte o músico interpreta canções de Bob Dylan, e na segunda canta dez de seus maiores sucessos, como Disparada e Chão de Giz.

Zé Ramalho divide o palco com a Banda Z, formada por Chico Guedes no contra - baixo, Edu Constant na bateria, Dodo de Moraes nos teclados, Toti Cavalcanti nos sopros, Zé Gomes na percussão e Zé Leal no "cajon".

Serviço:
Zé Ramalho no Vivo Rio
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo
Horário: 22h
Ingressos: R$ 60 a R$120
Informações: http://www.vivorio.com.br/

*Foto: Divulgação/ Site Oficial Zé Ramalho

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Natiruts disponibiliza na internet mais uma música do novo disco

Raçaman, esse é o nome do mais novo disco do Natiruts. Depois de flertar com a MPB, os brasileiros migram de vez para um reggae mais moderno.


Sem qualquer pudor ou preconceito, Alexandre, Juninho e Luis Maurício, remanescentes da formação original, mesclam dub, ragga e muito reggae de raiz. As letras seguem a temática que fez da banda um dos grandes nomes do reggae nacional.

O lançamento oficial de Raçaman será no dia 8 de maio, no Credicard Hall, em São Paulo. Além do Natiruts, também se apresentam na festa o DJ Yellow P. e o DJ e produtor inglês Mad Professor. Para baixar ou simplesmente ouvir clique no link: "Groove Bom".

VitrolaNews é indicado ao Prêmio Top Blog

Reconhecer e premiar, por meio de votação popular e acadêmica, os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, o Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural criado em 2008 pela MIX Mídia Digital.

Esse ano, o VitrolaNews está entre os blogs indicados ao prêmio na categoria Música. O blog tem o objetivo de divulgar novas bandas, shows, CDs e servir como um espaço livre e democrático para a discussão musical. No ar desde outubro de 2007, o Vitrola é atualizado diariamente pelo jornalista André Sant´Anna que, além da paixão pela cobertura musical, é músico nas horas vagas e já foi roadie profissional.

O período de votação popular para o TOPBLOG SERÁ do dia 04/05/09 às 02:00 até 11/08/09 as 23:55, horário de Brasília.Durante o período de votação, os internautas poderão escolher e votar em um ou mais candidatos (BLOG) em diferentes grupos e categorias considerando-se válidos apenas UM voto por candidato.

Para conhecer mais sobre a premiação e votar no VitrolaNews ou em outro blog preferido, acesse o http://www.topblog.com.br/ .

quarta-feira, 22 de abril de 2009

DVD registra encontro único entre Legião e Paralamas do Sucesso

Lá se vão quase vinte anos de um encontro inédito. Anos 80, mais precisamente 1988, e a TV Globo reuniu dois dos principais nomes do rock nacional: Legião Urbana e Paralamas do Sucesso. Na época, a Legião divulgava o terceiro álbum, “Que País é Este?”, enquanto o Herbert, Bi e Barone já estavam no quinto disco da carreira, “Bora Bora”. As duas bandas puxavam toda uma geração que fez não só que Brasília ficasse conhecida com a capital do Rock, mas também que o rock nacional pudesse ser reconhecido e chegasse com fôlego até os dias de hoje.

O registro foi feito durante um show gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, no dia 03 de setembro daquele ano, exclusivamente para a TV Globo, que na época tinha na programação um espaço cativo para as bandas de rock nacionais. O DVD traz 13 faixas. Nele, as bandas tocam seus próprios sucessos além de versões de "Jumpin' Jack Flash", dos Rolling Stones, e "Nada Por Mim", gravada por Marina Lima.Como material extra, o DVD chamado "Legião Urbana e Paralamas Juntos" trará aparições das duas bandas no programa Globo de Ouro e o clipe de "Será", da Legião Urbana, exibido no Fantástico. O lançamento será acompanhado de um CD contendo o áudio de toda a apresentação.


Confira a lista completa de faixas do DVD:
1. Abertura - Legião Urbana e Os Paralamas do Sucesso
2. Será - Legião Urbana
3. Meu Erro - Os Paralamas do Sucesso
4. Tédio (Com um T Bem Grande pra Você) - Legião Urbana
5. Depois que o Ilê Passar - Os Paralamas do Sucesso
6. Tempo Perdido - Legião Urbana
7. Alagados - Os Paralamas do Sucesso
8. O Beco - Os Paralamas do Sucesso
9. Que País É Este? - Legião Urbana
10. Nada Por Mim - Legião Urbana e Os Paralamas do Sucesso
11. Dois Elefantes - Os Paralamas do Sucesso
12. Eu Sei - Legião Urbana
13. Ainda É Cedo / Jumpin' Jack Flash - Legião Urbana e Os Paralamas do Sucesso

Extras:


1. Melô Do Marinheiro (Globo de Ouro) - Os Paralamas do Sucesso
2. Tempo Perdido (Globo de Ouro) - Legião Urbana
3. Alagados (Globo de Ouro) - Os Paralamas do Sucesso
4. Soldados (Globo de Ouro) - Legião Urbana
5. Ska (Globo de Ouro) - Os Paralamas do Sucesso
6. Será (Globo de Ouro) - Legião Urbana
7. Óculos (Globo de Ouro) - Os Paralamas Do Sucesso
8. Que País É Este? (Videoclipe do Fantástico) - Legião Urbana

Quando a música fica em segundo plano

São muitos os músicos que hoje são lembrados muito mais pelas polêmicas e besteiras que fazem fora dos palcos do que pela música que executam em cima deles. Liderando o pelotão gringo temos Amy Whinehouse, os irmãos Liam e Noel Gallagher e Britney Spears. Entre outras coisas, os “heróis” (como diria o Pedro Bial) já se envolveram em brigas com a imprensa, perderam a guarda dos filhos, foram presos por porte de drogas, não necessariamente nessa ordem. Mas do lado de cá dos trópicos, artistas nacionais também se destacam no ranking das futilidades. A bola da vez há algum tempo é a cantora baiana Ivete Sangalo. Essa semana quase todas as revistas e jornais estamparam pelo menos uma vez a notícia sobre a gravidez da cantora. Tá bom, mas e daí? O que nós, fãs, amantes da música, temos a ver com isso?! Tenho certeza que a mesma indagação não deve sair da cabeça da excelente e talentosa cantora, porém conturbada celebridade.

A quem interessa a sua gravidez, senão a ela mesma? O limite entre o palco e o backstage foi rompido. Agora, o backstage invadiu a vida privada e o que devia ser realmente noticiado ficou para escanteio. Pouco importa quantos namorados ou casos Ivete já teve, se está grávida ou não. Ela é humana, adulta e independente, faz o que bem quer da vida dela. Mas, a curiosidade de muitas pessoas e a falta de interesse pelo que é realmente importante contribui todo dia com a banalização da arte. E aí a música fica em segundo plano.

Pior do que os jornais desperdiçarem páginas, linhas e colunas noticiando aquilo que não é notícia e que, principalmente, não tem o menor interesse do ponto de vista cultural, é saber que essas notícias ocupam o lugar de assuntos relevantes e que realmente são de interesse de quem ama a música. Novos discos e bandas, cobertura de shows, vídeos e documentários ou mesmo o trabalho que todo dia nasce ou renasce por meio de novos ou já renomados artistas deixaram de ser importantes.

Antes de ser execrado pelos fãs mais impiedosos, e intolerantes, ressalto que nem sempre ser lembrados pelas besteiras ou vida privada é o desejado pelos artistas. Mas é verdade que cada cantor pode sim direcionar a sua carreira para onde bem quiser. E para isso é preciso muito bom senso também dos fãs, os mesmos que perdem a sanidade quando o assunto é o seu ídolo. Insanidade que os fazem não saber diferenciar a crítica da fofoca, a notícia do boato... E cá para nós, cada artista tem o fã que merece e por sorte, nem todos pensam da mesma maneira.

Canal por assinatura transmite documentário sobre o Pearl Jam

No próximo dia 25 de abril, às 22h, estréia no canal por assinatura VH1 Pearl Jam: Ten Revisitado. O documentário de 30 minutos, que tem cenas raras de arquivo e entrevistas com integrantes da banda e produtores musicais, conta sobre a importância do álbum Ten, lançado em 1991 e recentemente remasterizado.


O documentário faz parte das comemorações de 20 anos da banda, nascida em 1990 e que em 2009 vai reviver a época independente para produzir e lançar um novo disco.

Pearl Jam: Ten Revisitado mostra ainda uma versão inédita de "Jeremy", além de apresentações de músicas como "Porch", com imagens retiradas do show MTV Unplugged de 1992, e "Black", gravada no show Drop in The Park.

No mesmo dia, o VH1 exibe mais dois programas dedicados ao Pearl Jam. Às 22h30, Storytellers: Pearl Jam traz depoimentos do vocalista Eddie Vedder sobre histórias e curiosidades da banda; às 23h30, uma maratona de clipes estrutura a Videografia Pearl Jam.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Show histórico do Nirvana será lançado em DVD

A apresentação que o grupo Nirvana fez no Reading Festival de 1992 será finalmente lançada (oficialmente) em DVD, no mesmo ano em que a morte de Kurt Cobain completa 15 anos.

Durante o show a banda tocou 27 canções, desde as clássicas "In Bloom" e "Come As You Are" até as covers "More Than A Feeling" e "The Money Will Roll Right In". O DVD, que foi batizado como "Life Takes No Prisoners", chega às lojas norte-americanas em 04 de maio.

Confira a lista de músicas do DVD:
"The Rose"/"Intro"
"Breed"
"Drain You"
"Aneurysm"
"School"
"Sliver"
"In Bloom"
"Come As You Are"
"Lithium"
"About A Girl"
"Tourette's"
"Polly"
"Lounge Act"
"More Than A Feeling"/"Smells Like Teen Spirit"
"On A Plain"
"Negative Creep"
"Been A Son"
"All Apologies"
"Blew"
"Dumb"
"Stay Away"
"Spank Thru"
"Love Buzz"
"The Money Will Roll Right In"
"D-7"
"Territorial Pissings"
"The Star Spangled Banner"

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Maiden Day: Estréia mundial de Iron Maiden - Flight 666

Depois da sessão premiére que aconteceu no Rio de Janeiro, em março deste ano, chegou a vez dos fãs do mundo inteiro também verem o esperado documentário Iron Maiden - Flight 666. Responsável por arrastar milhares de fãs para estádios e casas de shows, o Iron Maiden será agora responsável levar o seu heavy metal à telona. Nesta terça-feira (21/4), no sugestivo horário de 00h01, acontece a estréia mundial do documentário.

A previsão é de que o documentário, que será exibido na mesma data em outros 44 países, seja exibido simultaneamente em todos os locais. No Brasil, 21 cidades irão exibir o filme. Contando que muitos ingressos foram comprados antecipadamente, duas sessões extras acontecerão nos dias 24 e 25.

O longa-metragem, que tem duração de 125 minutos, apresenta a turnê mundial Somewhere Back in Time, quando o grupo viajou por treze países no seu avião próprio, um Boeing 757 personalizado e pilotado pelo vocalista Bruce Dickinson.

O roteiro traz a rotina cansativa dos membros da banda na estrada e mostra desde a necessidade de adaptação às mudanças de fuso-horário até a vontade de manter a mesma qualidade dos shows nas várias cidades do mundo por onde passaram.

B-52s não decepciona e mata a saudade dos anos 80

Os penteados estão menos extravagantes, mas elas ainda usam shorts curtos, dançam pelo palco e seguem sem deslizar nos agudos. Kate Pierson e Cindy Wilson têm mais rugas, mas o tempo em nada diminuiu a energia de ambas no palco - assim como Fred Schneider, a voz masculina do B-52s. Em show neste sábado, 18, em São Paulo, a banda promoveu uma festa animada e cheia de hits.

Nem os desnecessários 50 minutos de atraso tiraram a paciência dos que ficaram na capital durante o feriado prolongado. A plateia só se manifestou em peso, com gritos e ensaios de vaias, por volta das 22h40, quando o DJ tocava, pela segunda vez, "Kids", do MGMT. Pouco depois, Kate, Cindy, Fred e Keith Strickland, o guitarrista, subiram ao palco - as 4.800 pessoas presentes no Credicard Hall (a pista estava lotada; área de cadeiras e mezaninos tinham inúmeros lugares vazios) esqueceram o atraso e se entregaram ao clima dançante da apresentação.

Difícil assistir ao show sem lembrar dos anos 1980 - mas aqui, isso não é um mau sinal. O quarteto lembra a década sem soar nostálgico ou parado no tempo. Funplex, último álbum (de 2008, o primeiro de inéditas em 16 anos), tem tudo que fez o B-52s despontar no cenário musical no início da carreira, em 1979: os riffs dançantes e pegajosos, os vocais quase falados de Fred e as letras bem-humoradas e com clima de diálogo. Mas a pitada eletrônica com ares modernos, adicionada na medida certa, faz com que o disco seja atual - e atraente não só para os quarentões que viveram o auge do grupo (e dos icônicos topetes de Kate e Cindy), mas também ao público jovem que compareceu à apresentação.

"Pump" abriu o show com a guitarra animada de Keith. Cindy mexe os quadris e faz pose o tempo todo, como se estivesse gravando um videoclipe - os cabelos, de um loiro quase branco, sempre esvoaçantes por conta de um pequeno ventilador postado ao lado do guitarrista. Em "Mesopotamia", Fred chama o público para dançar, enquanto Cindy toca bongô e Kate balança as mangas vermelhas da blusa que lembra o figurino de uma dançarina de flamenco.

O quarteto (Ricky Wilson, o quinto elemento, morreu em 1985, pouco tempo depois da primeira apresentação do B-52s no Brasil, no Rock in Rio) é acompanhado por um tecladista (que também assume a guitarra em alguns momentos), uma baixista e um baterista cheio de ritmo. "Private Idaho", hit do disco Wild Planet (1980), faz o público gritar - muitos agitam bexigas e tentam acompanhar a vocalização de Kate, sem muito sucesso, já que o agudo da cantora, nesta música, não é dos mais fáceis de imitar. Em "Give Me Back My Man", ela ainda toca teclado e maracas - estas inaudíveis diante da voz de Cindy.

As calças listradas de Fred (usadas também na capa de Funplex), o corpete justo e a cabeleira ruiva de Kate e as longas botas de Cindy chamam mais atenção que o palco, decorado apenas com um fundo preto, no qual desenhos simples (flores ou formas geométricas) são projetados por canhões de luz.

"Quiche Lorraine" ("Sobre um cachorro que arruinou nossas vidas", diz Fred), "Roam" (um dos sucessos de Cosmic Thing, lançado em 1989) e "Hot Corner" (a mais animada de Funplex) serviram para intensificar o clima de festa. Mas foi em "Love Shack", hit essencial, que o público tirou todos os passos do armário e acompanhou a plenos pulmões o refrão. No palco, a baixista veio à frente e se fez ouvir em uma linha suingada, acompanhando, lado a lado, Keith.

O bis veio com "Planet Claire" (do primeiro disco, homônimo, de 1979), "Keep This Party Going" e "Rock Lobster", primeiro single, responsável por elevar o grupo à condição de expoente da new wave no final da década de 1970. Depois de tanto tempo na estrada, o B-52s mostrou que ainda cumpre sua missão: a de fazer o público esquecer, por cerca de 90 minutos, os hits radiofônicos atuais - e lembrar que guitarras, bom humor e vocais competentes também combinam com música para dançar.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Fresno prepara documentário

Fresno prepara um documentário em DVD? Já não bastava sermos obrigados a ouví-los, agora teremos que vê-los também? Só faltam agora me dizer que o documetário está sendo produzido para competir com “Iron Maiden – Flight 666”, que será lançado mundialmente na próxima terça-feira, dia 21 de abril, mas já teve a sua pré-estréia realizada no Rio de Janeiro.

Mas ao que parece é que os gaúchos-EMO-chorões estão realmente dispostos a “brindar” os seus fãs com um registro em DVD. Segundo comunicado no site do quarteto, o documentário, que será assinado por Daniel Ferro, terá entrevistas e uma história da banda contada pelos próprios integrantes.

“É uma coisa que a gente vem pensando em fazer há tempos e que concretizaremos agora. Obviamente, o DVD também contará com muita música, captada ao vivo numa espécie de ensaio aberto, sem overdubs ou regravações. Tudo “tru”, de verdade, do jeito que saiu, do jeito que é.Podemos adiantar que haverá surpresas deveras inesperadas, entre regravações de outras épocas e umas belas desenterradas de coisas pré-históricas da banda” diz o comunicado no site.

Resta saber se o documentário - história da banda será um drama ou comédia. Caso eles pretendam usar outras músicas na trilha sonora, a banda os Elísios tem uma música que sem dúvida cairia muito bem no documentário: "A dúvida é a mesma desde que nasceu, se é Julieta ou se é Romeu. Unha de preto, cabelo com gel, calça apertada, vozinha de mel... Se sente sozinho mas adora abraçar, não pode ouvir uma música, que começa a chorar... ê mocinha, ê mocinha!".
Bem, quem quiser arriscar e pagar para ver, boa sorte!

Começa hoje a 17ª edição do Abril Pro Rock

Acontece hoje e amanhã, em Recife, a 17ª edição do Abril Pro Rock. Já consolidado como um dos mais importantes festivais de música pop do país, o APR é considerado também um dos pioneiros festivais independentes do Brasil.

Esse ano, o Festival tem como uma das atrações principais o Motorhead. O público, fiel, hoje é mais do que expectador e através de votação na internet também ajuda a definir a programação do evento. Com o Abril Pro Rock, Recife entrou em um circuito de shows que antes só passava pelo Rio ou São Paulo.

Confira a programação completa e um histórico das atrações escaladas para edição 2009 do Abril Pro Rock.


SEXTA-FEIRA – 17/04
Abertura dos portões: 20h

20h30 AMP (PE) - Formada há apenas dois anos, a banda recifense apresenta seu rock and roll amplificado e ensurdecedor. O quarteto, representado por Capivara e Djalma (guitarras e vocais), Dudu (baixo) e Crika (bateria), está para lançar seu primeiro álbum que apresenta a mistura de influências que vão do rockabilly ao punk, passando pelo stoner rock e hard rock.

21h15 Black Drawing Chalks (GO) - Convidada para integrar um dos maiores festivais do mundo, o South By Southwest (Texas, EUA), o BDC não tem apego por rótulos: “somos apenas mais uma banda de rock”. Victor Rocha e Renato Cunha comandam guitarras e vocais, Denis de Castro é o baixista e a bateria fica por conta de Douglas de Castro. O som dos goianos é resultado da mistura de diversas influências para chegar a uma música crua e dançante de puro rock n`roll.

21h50 Matanza (RJ): Os cariocas levam seu hard-rock-country com letras bem humoradas ao Chevrolet Hall. A banda caracterizada pela estética faroeste foi formada em 2001 e é composta por Jimmy (vocal), Donida (guitarra), China (baixo) e Fausto (bateria). Nestes oito anos de carreira lançaram cinco álbuns, entre eles o “MTV Apresenta” (2008) e um disco com versões de Johnny Cash (2005).

22h30 Decomposed God (PE) - Considerada uma das bandas mais importantes do cenário de death metal do Brasil, a Decomposed God já dividiu o palco com nomes importantes como Sepultura e Krisiun. Após várias mudanças na sua formação, ao longo de 17 anos, hoje ela conta com André (vocal), Jean (baixo), Marco (guitarra) e Wagner (bateria). A banda recifense mostra ao público do APR composições do novo álbum, “Bestiality”.

23h00 Motörhead (Inglaterra) - Formada em 1975, a banda inglesa é composta por Lemmy Kilmister (baixo e vocal), Phil Campbell (guitarra) e Mikkey Dee (bateria). O trio conquistou o sucesso com discos como “No Sleep’til Hammersmith”, “Ace of Spades” e “Overkill”. O grupo, que se apresenta pela primeira vez no Nordeste, mostra músicas do seu 24º álbum “Motörizer” , lançado em 2008.

SÁBADO – 18/04
Abertura dos portões: 17h

18h00 The Keith (PE): Com composições fundamentadas nas bandas de garagem da década de 1990, porém com fortes influências das bandas de 60 e 70, a banda surgiu em 2005 com o viés claro da experimentação livre, canções espontâneas e simples, e a preocupação em fazer um som direto, profissional e que faça o público bater o pé na pista.

18h30 Candeias Rock City (PE): A banda é uma reunião de artistas vindos do bairro litorâneo Candeias (Recife), formada por uma reunião de Johnny Hooker com alguns de seus ex-músicos que desde o rompimento formaram o projeto Monomotores. A CRC entrou para o Abril Pro Rock sendo a vencedora do concurso Microfonia, promovido pelas Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) em parceria com o festival.

19h00 Vivendo do Ócio (BA) - Banda formada por quatro rapazes do Centro Histórico de Salvador: Jajá (voz e guitarra), Luca (baixo e vocal), Davide (guitarra) e Dieguito (bateria). Apesar de soar moderno e dançante, dá pra “sentir na veia” o bom e velho rock’n'roll. A banda, que está em estúdio gravando seu segundo disco, lançou em 2008 “Teorias de Amor Moderno”. O grupo venceu o GAS Sound 2008, cujo prêmio é a gravação de um disco que será lançando no primeiro semestre de 2009 pela gravadora Deckdisc e foi eleita a “Banda do Ano” pelo jornal A Tarde (Salvador, BA).

19h30 Retrofoguetes (BA) - Ambientado na literatura, no cinema e nas HQs de ficção-científica, o trio instrumental de surf music composto por Morotó Slim (guitarra), CH (baixo) e Rex (bateria) traz ainda elementos do psychobilly, rockabilly, polka, spy music, bolero e valsa, tudo feito para funcionar como uma envenenada trilha sonora. Criado em 2002 em Salvador, os Retrofoguetes vem se firmando como uma das mais conceituadas bandas do circuito independente brasileiro.

20h10 Volver (PE) – A banda surgiu em Recife em 2003, com o hit “Você que Pediu”, música de abertura de seu primeiro disco. “Canções Perdidas Num Canto Qualquer” projetou a Volver no país e no exterior, onde chegou a liderar listas de melhores do ano na Espanha. Donos de um ótimo show, os recifenses também destacaram-se nos festivais independentes. No ano passado lançaram seu segundo álbum, intitulado “Acima da Chuva”.

20h50 Vanguart (MT): A banda de Cuiabá (MT) volta ao Nordeste, onde não se apresenta desde 2007, para apresentar músicas do seu aclamado primeiro álbum e novidades do recém lançado CD/DVD “Multishow Registro Vanguart”. Formada em 2005, a Vanguart é composta por Hélio Flanders (vocais, violão, gaita), Reginaldo Lincoln (baixo), David Dafré (guitarra), Douglas Godoy (bateria) e Luiz Lazzaroto (teclado).

21h40 Heavy Trash (EUA) - Jon Spencer, que já foi atração do Abril Pro Rock em 2001, com o Blues Explosion, volta a tocar no festival, desta vez com som do Heavy Trash. Junto com o parceiro Matt Verta-Ray apresenta seu rockabilly-punk-blues-rock & roll. No repertório, canções dos seus dois álbuns: “Heavy Trash” (2005) e “Going Way Out with Heavy Trash” (2007).

22h30 Móveis Coloniais de Acaju (DF) - Banda de rock?! Difícil classificar, fácil de gostar. Assim é o som da brasiliense Móveis Coloniais de Acaju. Aclamado por suas performances ao vivo, a banda tem nome e formação extensa: trombone, saxofones, flauta, gaita, teclados e bandolim juntam-se a vozes, guitarras, baixo e bateria. Eles acabam de produzir seu segundo disco, “C_mpl_te” (Complete) chega às lojas em abril.

23h20 Mundo Livre S/A (PE) - A banda de Fred Zeroquatro é uma das mais importantes do cenário mangue beat, que oscila entre o independente e o mainstream. Após se apresentar no festival South By Southwest, (EUA), em março, o Mundo Livre SA volta ao palco do APR. Formada em 1984, a banda traz no currículo diversas turnês internacionais, além da presença nos mais importantes festivais brasileiros.

00h20 Marcelo Camelo (RJ) - Acompanhado por Fernando Cappi (guitarra), Marinho (guitarra), Guilherme Granado (vibrafone e teclados), Marcos Gerez (baixo), Maurício Takara (bateria), Rogério Martins (percussão) e Rob Mazurek (trompete), Camelo apresenta composições do seu álbum solo “Sou”. O repertório traz ainda outras composições de Camelo como “Despedida” (gravada por Maria Rita) e “Morena” (Los Hermanos).

Serviço:
Abril Pro Rock 2009
Quando: 17 e 18 de Abril
Onde: Chevrolet HallEndereço: Rua Agamenon Magalhães, s/n - Complexo de Salgadinho – Olinda/PE
Ingressos:
17/04: R$ 100 inteira / R$ 50 meia / R$ 70 + 1kg de alimento não perecível para o ingresso social
18/04: R$ 50 inteira / R$ 25 meia e R$ 30 + 1kg de alimentos não perecível para o ingresso social
Telefone: (81) 3427-7500

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ultraje a Rigor disponibiliza novas músicas no myspace

O Ultraje a Rigor aderiu de vez à internet. A banda acaba de disponibilizar três músicas inéditas para audição e download gratuito.

O projeto ganhou nome de Música Esquisita a Troco de Nada, que consiste em oferecer músicas aos fãs à medida em que forem gravadas. Quando finalmente houver um número suficiente de faixas, um álbum completo será produzido com versões diferentes das mesmas canções.

Até agora, são três "testes" disponíveis: "Nossa, Que Cabelo Bonito!", "Vida de Bebê" e "Amor". Para ouvir, basta acessar o MySpace da banda; para quem quiser ir além e baixar, o perfil do trio no reverbnation pede que o usuário faça um cadastro com nome, e-mail, código postal e data de nascimento para garantir acesso às músicas. Aqueles que quiserem fazer uma "doação" aos rapazes poderão concretizar o depósito através do site oficial.
Outra novidade, ao que parece, é que o Ultraje agora é um trio, já que no lugar da foto do ex-guitarrista Sérgio Serra aparece uma interrogação. Fica a dúvida se a banda realmente virou um trio ou se Roger, Bacalhau e Mingau procuram por alguém para assumir o posto de guitarrista do grupo.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Abril Pro Rock promove palestra sobre música independente

Na próxima sexta-feira, 17, o festival Abril Pro Rock promove a palestra “Estratégias do mercado independente: da primeira demo aos festivais internacionais”. O evento tem início às 14h e acontece na Livraria Cultura de Recife. A participação é livre e não precisa de inscrição.

Para participar do bate-papo o festival convidou três especialistas no assunto: Carlos Eduardo Miranda (jornalista e produtor musical. Lançou bandas importantes na história do rock brasileiro, como Raimundos e Mundo Livre S/A, quando criou o selo Bangela, foi o responsável pela plataforma Trama Virtual, onde descobriu e produziu a banda Cansei de Ser Sexy é também juiz do programa Astros, do SBT), Fabrício Nobre (presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin), Fabrício foi eleito empreendedor da música da América Latina pelo British Council. Mantêm o selo Monstro Discos e produz os festivais Goiânia Noise e Bananada) e Quinn Caruana (diretora criativa e coordenadora do Symposium, plataforma de debates do festival Pop Montreal, considerado um dos mais importantes da música pop no Canadá e também no mundo).

Durante o bate-papo Miranda fala sobre o que chama atenção em uma banda independente e dá dicas do que fazer para começar. Já Fabrício comenta o estágio seguinte: como tocar nos festivais, como entrar nesse circuito, os mitos e as verdades. E para fechar Quinn fala da fase final: como chegar em um mercado internacional, o que é o Pop Montreal e qual o interesse dela na música brasileira.


Serviço

Palestra: “Estratégias do mercado independente: da primeira demo aos festivais internacionais”.
Quando: 17 de abril, sexta-feira
Horário: 14hOnde: Livraria Cultura
Endereço: Rua Madre de Deus s/n, ao lado do Shopping Paço Alfândega, Recife Antigo.
Informações: (81) 2102-4033 (com Mariana Paes)
Participação: livre (não é preciso fazer inscrição)

terça-feira, 14 de abril de 2009

Divulgada a programação da virada cultural de SP

A lista de atrações da Virada Cultural, evento que reunirá centenas de atrações se apresentando no centro de São Paulo por 24 horas ininterruptas, foi divulgada pela organização do festival. A programação começa às 18h do dia 2 de maio e só termina às 18h do dia 3. O tecladista britânico Jon Lord, ex-Deep Purple, dará início à maratona de espetáculos no palco principal do evento, montado na Avenida São João. Ao lado da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, ele vai apresentar o Concerto Para Grupo e Orquestra, de 1970.
No mesmo palco, subirão ao longo da noite e madrugada afora Geraldo Azevedo, Marcelo Camelo, Tim Maia Racional (apresentado por Instituto, Bnegão, Thalma de Freitas e Dafé), Tribo de Jah, Cordel do Fogo Encantado, Zeca Baleiro, Novos Baianos e Maria Rita.

O Teatro Municipal, mais uma vez, reunirá artistas tocando álbuns clássicos na íntegra. Arrigo Barnabé, por exemplo, vai apresentar seu Clara Crocodilo, enquanto Egberto Gismonti tocará Alma e Tom Zé interpretará seu álbum de estreia, Grande Liquidação. Completam a programação do Municipal Chico Cesar (Aos Vivos), Violeta de Outono (Violeta de Outono), Cama de Gato (Cama de Gato), Fafá de Belém (Água), Francis Hime e Orquestra Experimental de Repertório (Francis Hime) e Beto Guedes (Alma de Borracha).

Na Estação da Luz, acontecerão os shows em homenagem aos vinte anos da morte de Raul Seixas, a serem completados em agosto. Lá, cada atração irá interpretar um disco do cantor e compositor baiano na íntegra. O primeiro show será da banda original de Raul, Os Panteras. A programação conta ainda com as presenças do último kavernista Edy Star, Vivi Seixas (filha do cantor), Kika Seixas (ex-mulher) e do roqueiro Nasi. A última atração será o cantor Marcelo Nova.

No Largo do Arouche, as atrações são as seguintes: Benito di Paula, Luis Ayrão, Wando, Reginaldo Rossi, Beto Barbosa, Wanderley Andrade, Bartô Galeno, Jane e Herondi, Silvio Brito, Odair José e Wanderley Cardoso.

A Praça Dom José Gaspar reunirá pianistas. Passarão por lá Duo Lumina, Duo Gis Branco, Vitor Gonçalves, Lulinha Alencar, Pepe Cisneros, Beto Betrami, Leandro Cabral, Edson Sant’anna, Beba Zanettini, Rafael Vernet, Délia Fischer e Mário Moita.

O Largo Santa Efigênia receberá Anelis Assumpção, Iara Rennó, Lívia Nestrovski, Danilo Moraes, Curumim, Rockers Control, DJ Tudo, Os Pamonheiros, Banda Cayana, Leo Cavalcanti, Marcelo Jeneci, Por quê?, Bárbara Rodrix, Dani Black e Pedro Altério e Comadre Fulozinha.

Na Praça da República, estarão grandes nomes do rock brasileiro. São eles: Tutti-Frutti, O Som Nosso de Cada Dia, Joelho de Porco, Camisa de Vênus, Velhas Virgens, Los Goiales all Stars, MQN, Matanza, Vanguart, CPM 22, Nação Zumbi, Nasi e The Electric Sitar Experience. Lá, o último show será da Central Scrutinizer Band, considerada a melhor banda cover de Frank Zappa do mundo. O destaque fica por conta deste encerramento, que trará Ike Willis, lendário cantor do grupo de Zappa.

No Palco Rio Branco, o público poderá conferir apresentações dançantes de Sandália de Prata, Farufyno, Trio Mocotó, Clube do Balanço, Os Opalas, Sambasonics, Colomi, Balaco, Projeto Coisa Fina (Moacir Santos), Juliana Amaral e Gafieira etc e tal, Gafieira São Paulo e Havana Brasil.

Fonte: IG MÚSICA

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fundadores do The Doors se apresentam no Brasil em abril

Um ano depois de sua última visita os ex-integrantes do The Doors Ray Manzarek (teclados) e Robbie Krieger (guitarra) voltam a São Paulo para um show no Espaço Anchieta, em São Bernardo do Campo, no dia 18 de abril (sábado). Desta vez, os dois se apresentam sob o nome de Manzarek & Krieger of The Doors. O grupo também toca em Porto Alegre (15), Curitiba (17), Ribeirão Preto (20) e Jaguariúna (região metropolitana de Campinas) (21).

No repertório, não faltarão clássicos da antiga banda, como "Light My Fire", "People are Strange" e "Riders on the Storm", além de composições mais recentes. O show paulistano é a única data brasileira da turnê, que também passa por Equador, Colômbia, Panamá, Argentina e Uruguai.

Além dos dois integrantes originais, o grupo conta com o vocalista Brett Scallions e o baterista Ty Dennis, substituindo respectivamente o vocalista Jim Morrison (morto em 1971) e o baterista John Densmore, que não se reuniu com os antigos colegas após o fim da banda em 1973.

Fonte: UOL MÚSICA

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Kiss enlouquece os cariocas embaixo de chuva

Não eram nem seis horas da tarde e quem passava pelos arredores da Praça da Apoteose já podia ver um bando de caras pintadas, com línguas de fora. Adolescentes, adultos, coroas, pais e filhos e casais numa grande congregação do rock. É bem verdade que o público não chegou nem perto do que compareceu para prestigiar o Iron Maiden (as arquibancadas ficaram vazias). Mas para isso também há outras explicações: o show foi em plena quarta-feira, ingressos caros e datas próximas de um show para o outro, além de ser às vésperas de um feriado prolongado.

Sorte de quem enfrentou o meio da semana, chuva, os preços altos e pode comparecer. Gene Simmons, Paul Stanley (remanescentes da formação original), bem acompanhados pelo guitarrista Tommy Thayer e o baterista Eric Singer cumpriram a promessa e não decepcionaram. Nem a forte chuva que caiu no meio do show foi capaz de atrapalhar.

Seguindo praticamente o mesmo roteiro da apresentação de São Paulo, os americanos subiram ao palco por volta das 21h40 e logo de cara foram emendando um clássico atrás do outro. "Deuce" e "Strutter" (do primeiro álbum, "Kiss", de 1974) serviram com cartão de visita, se é que eles precisam de um. Tudo, claro, com muitos fogos e explosões de fogo no palco. Realmente um show.

Daí em diante, o público já estava nas mãos dos quatro “cavaleiros satânicos”, (como eles foram muitas vezes rotulados no início da carreira, mas que na verdade de satânicos não tem nada). Não ficaram de fora do repertório músicas como “Got to Choose”, “Hotter Than Hell”, Nothin' to Lose”, “C'mon and Love Me” e claro “Rock and Roll All Nite”, maior hit da banda, que fechou a primeira parte do show. Sem dúvida se apresentação terminasse aí o público já voltaria para cara satisfeito.

Ainda que os fãs mais radicais critiquem a ausência dos outros membros originais Ace Frehley e Peter Criss, vale destacar que a formação atual talvez seja a melhor que o grupo já teve. Super entrosados e muito carismáticos, os quatro músicos deram ao público carioca tudo aquilo que todo fã espera de um show: uma mega – produção, com excelente qualidade de som e luz, efeitos especiais e hits, muitos hits.

A segunda parte e última parte do show foi um verdadeiro arrasa quarteirão, apesar de bem mais curta. “Shout It Out Loud”, “Lick It Up”, “I Love It Loud”, “I Was Made for Lovin' You” e “Detroit Rock City” encerraram uma apresentação com quase duas horas de duração. Mesmo sem acontecer o vôo de Gene Simmons, içado por cabos, e Paul Stanley, que desliza por uma tirolesa (talvez por causa da chuva), o público foi para casa de alma lavada, literalmente.

Se eles fazem tudo isso por dinheiro ou não, pouco importa. Afinal, como eles mesmos dizem “o Kiss realmente faz valer cada centavo investido no ingresso”.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Metrô do Rio terá esquema especial para o show do Kiss

Se no Brasil o Kiss não pisa há 10 anos, especificamente no Rio de Janeiro o intervalo é ainda maior: 26 anos. A última vez foi em 1983. A banda apresenta a turnê ‘Alive 35’, que comemora os 35 anos de carreira e chega hoje à Praça da Apoteose, com muitos efeitos especiais e toda a pirotecnia digna do grupo.

Os ingressos continuam sendo vendidos e podem ser adquiridos nas bilheterias da Apoteose. Para não ter desculpa de não ir ao show, os fãs também não precisam se preocupar com transporte. O metrô preparou um esquema especial para atender o público que vai ao show. Assim como nas apresentações do Iron Maiden e do Radiohead, a estação Praça Onze ficará aberta para embarque até uma hora após o fim do show. As outras estações funcionarão para desembarque depois da meia-noite.

Confira nesta quinta-feira a cobertura do show do Kiss na Praça da Apoteose. Foi ao show de Sampa, vai no show do Rio? Escreva contando a sua experiência.

Serviço:
Kiss “Alive 35 Tour”8 de abril, 21h30, Praça da Apoteose, Rio de Janeiro
Informações: www.ticketmaster.com.br

terça-feira, 7 de abril de 2009

Metallica emociona durante a cerimônia do “Rock and Roll Hall of Fame”

O que faz uma banda continuar na estrada depois de tantos anos? O dinheiro, o amor? Independente dos interesses comerciais que envolvem a música, sem dúvida a paixão é o que sempre continuará movendo o espetáculo, principalmente quando falamos do heavy metal em qualquer uma de suas vertentes. No último sábado, ao garantir lugar no seleto grupo do Hall da Fama do Rock, nos EUA, o Metallica emocionou os fãs do mundo inteiro, e principalmente todos os presentes na cerimônia de premiação.

Emocionou não apenas por lembrar o inesquecível Cliff Burton e por reunir no palco Jason Newsted, carismático ex-baixista, e Robert Trujillo, atual dono do posto. Mas ao entrar no seleto Hall da Fama, o Metallica tentou mostrar aos fãs que um sonho é possível.

Pode parecer piegas o discurso, mas o que se viu no palco foram coroas revigorados, com o velho e verdadeiro espírito do Metallica ainda vivo, por mais que os porres de vodkas e as velhas caretas não sejam mais as mesmas. Ao tocar Enter Sandman e Master of Puppets com uma formação inédita, que dificilmente se repetirá de novo (Lars, Kirk, James, Trujillo e Jason) o grupo provou porque é o Metallica de todos esses anos, ainda que de altos e baixos, e por que o metal será sempre um som autêntico e sincero.
Nos discursos, o que se viu foram depoimentos apaixonados, capazes de fazer sonhar o mais distante fã da banda, ou mesmo de emocionar aqueles que não têm o mínimo apreço pelo estilo. O ingresso do Metallica no Rock and Roll Hall of Fame é uma justa homenagem não apenas a um grupo, mas a um ritmo que ultrapassa os limites da música, para se tornar um estilo de vida.
Clique aqui e leia os discursos de todos os músicos durante a cerimônia.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Kiss chega ao Brasil

Depois da passagem avassaladora do Iron Maiden, chegou a vez do Kiss retornar ao Brasil. Nesta terça (07), o grupo liderado por Gene Simmons inicia sua quarta turnê no país. Diferente do Iron, apenas duas capitais terão o privilégio de ver os mascarados. O primeiro show será em São Paulo, na Arena Anhembi, (07). Na quarta (08), a banda toca no Rio de Janeiro, na Praça da Apoteose. Ainda há ingressos para as duas apresentações.

Na capital paulista, os ingressos custam R$ 170 (pista) e R$ 350 (pista vip). No Rio, R$ 160 (pista) e R$ 350 (pista vip). A turnê do Kiss pela América do Sul começou na última sexta-feira, em Santiago, no Chile. Ontem, o grupo tocou em Buenos Aires, na Argentina.


Já faz 10 anos que o Kiss não passa por aqui. A última vez foi em 1999, quando o grupo retomou a maquiagem e reuniu sua formação original - Gene Simmons (baixo e vocal), Paul Stanley (guitarra e vocal), Ace Frehley (guitarra e vocal ocasional) e Peter Criss (bateria e vocal mais ocasional ainda).


A turnê que marca o retorno ao Brasil comemora os 35 anos de carreira do Kiss. Da formação original, sobraram os eternos Gene Simmons e Paul Stanley. Junto com eles, tocam o guitarrista Tommy Thayer e o baterista Eric Singer.


Confira o set list:

Deuce
Strutter
Got to Choose
Hotter Than Hell
Nothin' to Lose
C'mon and Love Me
Parasite
She
Watchin' You
100,000 Years
Cold Gin
Let Me Go, Rock'n'Roll
Black Diamond
Rock and Roll All Nite
Bis

Shout It Out Loud
Lick It Up
I Love It Loud
I Was Made for Lovin' You
Love Gun
Detroit Rock City

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Iron Maiden - Flight 666: venda de ingressos

Depois da sessão premiére no Rio de Janeiro, começa nesta sexta-feira a venda de ingressos para a exibição mundial do documentário "Iron Maiden - Flight 666". O filme terá exibição simultânea em 23 países no dia 21 de abril e no Brasil as sessões terão início à 0h01 .

Os ingressos serão vendidos pelo site Ingresso.com e os preços obedecem ao valor cobrado normalmente por cada sala.


Confira a lista de cinemas que até o momento já confirmaram a exibição o filme no Brasil:


Manaus - CMK Studio 5 Festival Mall
Goiânia - CMK Flamboyant
Belo Horizonte - CMK BH Shopping
Rio de Janeiro - ODEON Petrobras
Rio de Janeiro - CMK Downtown
Rio de Janeiro - UCI NEW YORK CITY CTR. 18
Rio de Janeiro - UCI KINOPLEX NORTE SH 10
Porto Alegre - CMK Barra Shopping Sul
Florianopolis - CMK FloripaCampinas - CMK Iguatemi
Campinas
S. J. dos Campos - CMK Colinas
Santos - Cine Roxy 5 Gonzaga
São Paulo - UCI SHOP. ANALIA FRANCO 9
São Paulo - UCI JARDIM SUL 11
São Paulo - Espaço Unibanco de Cinema 1, 2 e 3
São Paulo - CMK EldoradoSão Paulo - CMK Shopping D
São Paulo - CMK Iguatemi SP
São Paulo - CMK Market Place
São Vicente - Cine Roxy 6 Brisamar
Santo André - CMK Santo André

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Show do Radiohead em SP vira caso de Justiça

Em cima do palco foi tudo perfeito. Som, iluminação e a performance inigualável de Thom Yorke, Ed´O Brien e companhia. Mas quando as luzes dos olofotes se apagaram após o show do Radiohead no último dia 22 de março em São Paulo, o que se viu foi um festival de irregularidades e desorganização. As queixas são as mais variadas possíveis. Saídas mal sinalizadas, piso irregular, falta de orientação e segurança para o público.

Os relatos sobre os problemas ocorridos deram origem a uma representação recebida esta semana pela Promotoria de Justiça do Consumidor, no Ministério Público do Estado de São Paulo. De acordo com o site “Último Segundo”, a queixa fala do risco de “um desastre” que poderia ter ocorrido ao final do show, quando cerca de 30 mil pessoas deixaram o local por uma única saída – “um corredor longo e bastante estreito, mal iluminado, com piso irregular, sem orientação nem supervisão de seguranças”.

Ainda segundo o site, o autor da reclamação, o jornalista Eduardo Nasi chama a atenção também para o fato de que os ingressos foram recolhidos na catraca. Assim, escreve ele, “os consumidores, em caso de problema real, ficaram sem prova alguma de que estiveram na Chácara do Jockey”, na noite do evento.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra

A denúncia, que ainda deve repercutir muito, leva a uma reflexão de quem costuma ir aos grandes shows que chegam ao Brasil. Vale a pena pagar caro para correr risco? Nem sempre os lugares escolhidos para a apresentação dos artistas internacionais são ideais para receber grandes públicos. Muitas vezes o que se vê são empresas preocupadas apenas com a capacidade do local, deixando de lado toda a logística necessária para a chegada e saída do público. Acessos, estacionamentos, meios de transportes, nada disso é levado em consideração, gerando tumultos como o que aconteceu também em São Paulo, durante o show do Iron Maiden este ano, no autódromo, quando 65 mil pessoas compareceram ao show e enfrentaram dificuldades semelhantes às enfrentadas pelos fãs do Radiohead.


quarta-feira, 1 de abril de 2009

Fresno e NX Zero anunciam aposentadoria


Bem que podia ser verdade, mas a notícia acima não passa de mais uma brincadeira do dia primeiro de abril, dia da mentira. E para não perder o espírito da data, o Vitrola separou algumas manchetes, enviadas por colaboradores, que seriam ótimas se fossem verdadeiras.

Confira a lista:

Sepultura anuncia turnê com formação clássica

Metallica confirma vinda da turnê “Death Magnetic” ao Brasil

Oasis cancela vinda ao Brasil

Shows no Brasil agora não podem ter preço superior a 50 reais

Rock In Rio IV anuncia as primeiras atrações

Rádios são proibidas de tocar qualquer banda EMO

Pick-ups mineiras em boas mãos

Foi-se o tempo em que o DJ era o cara que só selecionava as músicas do baile e agitava a festa. Hoje, para comandar o salão, o Disc Jockey reúne influências, dispara um set ensaiado e muito bem encaixado, riscando os bolachões. Mais do que isso, o DJ deixou de ser só o cara que aperta o play e muda os discos, ao comandar as pick-ups ele dá o tom da festa e passa a ser a atração principal.

E seguindo a tendência de uma nova escola de bons DJs brasileiros, um nome que tem se destacado nas Minas Gerais é do DJ Deivid, assim mesmo como se lê. Residente do projeto Funk-se, Deivid já é bem conhecido da cena hip hop / black mineira e já se apresentou em grandes festivais como o Coca – Cola Music (edição 2005, ao lado do MC Angolano Diamond Dog); Savassi Festival (edições 2006 e 2007); BIG (Bienal Internacional de Graffiti - edição 2008) e outros.
As influências listadas no myspace vão de Cut Chemist a Dj Nuts, passando por Tribe Called Quest, De la Soul, Dj Primo, Afrika Bambaata, Wild Style, Toni Tornado e tantos outros. Com uma bagagem que deixa na cara o gosto pelo hip-hop, funk, soul, dub e electro, Deivid está na pista, ou melhor, no comando dela.

Para conferir alguns sets clique aqui.
Foto: Luiza Ferraz/Reprodução MySpace