segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Trent Reznor ganhou um Oscar, é sério?

Trent Reznor, o lendário fundador (e faz tudo!) do Nine Inch Nails ganhou um Oscar. Não, você não leu errado: Realmente o esquisitão faz parte do seleto grupo de vencedores do prêmio mais cobiçado de Hollywood.

Ontem à noite, Trent estava entre a elite de Hollywood. Ele foi premiado pela Melhor Trilha Sonora Original, graças a seu trabalho com Atticus Ross no aclamado, a "Rede Social", sobre o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Reznor e Ross foram capazes de vencer, apesar da concorrência acirrada.

De terno e gravata, o homem por trás do NIN nem parecia ele mesmo. Suas feições mudaram, sua aparência não muito convencional, foi deixada de lado e bem diferente daquela apresentada no "Woodstock" em 1994, onde todo coberto de lama, cantou sua inquietação ao público presente.

Ve-lô falar em um pódio de smoking foi um contrastaste surreal pra quem está acostumado a assistir seus shows. Mais que isso, Reznor foi capaz de se reinventar depois de enterrar e ressurgir(por diversas vezes com o NIN) e ainda encontrar tempo para um belo trabalho como este em "A Rede Social". Parabéns, mestre!

Promoção para os fãs do U2 e Muse

Os sites Muse Brasil e U2BR estão organizando em parceria uma promoção que dará dois prêmios aos respectivos fãs!

Para concorrer ao DVD "U2 360º At Rose Bowl", o fã de U2 terá que responder a seguinte pergunta sobre o MUSE:

"Que músico se apresentou com a banda em alguns shows da turnê do 4º álbum de estúdio tocando trompete nas músicas "Knights Of Cydonia" e "City Of Delusion", e como ele ficou conhecido entre os fãs?

Mande sua resposta até domingo, dia 06 de Março, às 23 horas para o promocao@u2br.com. O primeiro que responder corretamente ganhará o prêmio sem nenhum custo de envio!

Já o site Muse Brasil colocará em jogo o CD "HAARP Live At The Wembley Stadium". Para mais detalhes acesse o http://www.musebrasil.com/ .

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Duas orquestras agitam o pré carnaval do Circo Voador

Se uma febre de orquestras se incorporou ao cenário brasileiro musical nos últimos anos, dois dos mais contagiantes sintomas dessa febre se apresentam no Circo Voador: a carioca Orquestra Voadora e a paulista Orquestra Brasileira de Música Jamaicana. Ambos os grupos sobem no palco da lona na quinta-feira, dia 03 de março, realizando até então uma dobradinha inédita, porém interessante já que as duas bandas trocaram até elogios em distintas apresentações no palco do Circo.

Terminando a produção do seu primeiro CD, que sai neste 2011, a Orquestra Voadora surgiu em 2008 através do encontro de músicos do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Desde então, as performances voadoras dessa brass band não param de encantar o público, seja ao ar livre, nas saídas de rua e nos ensaios abertos que acontecem nos jardins do Parque do Flamengo, seja nas apresentações em festivais como Open Air e Viradão Cultural 2010, ou em grandes casas de show como Circo Voador e os Teatros Rival e Odisséia.

O famoso “repertório infinito”, tão eclético quanto cativante, vem sempre se renovando, ganhando releituras musicais autênticas que contagiam logo ao primeiro encontro. Releituras de Os Mutantes e Michael Jackson ganham a companhia de Moacir Santos, Roberto Carlos e Stevie Wonder.

Idealizada pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e pelo trompetista Felippe Pipeta, a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana lançou, no final de 2010, seu disco de estreia "Vol. 1". A ideia do grupo é tocar os clássicos da música brasileira em ritmos jamaicanos de raiz como o ska, o rocksteady e o early reggae. No repertório, vários clássicos como “Águas de Março”, “Barquinho” e “Samba de Verão”. A banda vai além trazendo também versões animadas de “O Guarani”, de Carlos Gomes, e “Trenzinho Caipira”, do mestre Villa Lobos, e ainda outros clássicos da música brasileira, como “Carinhoso”, de Pixinguinha, e “Ticotico no Fubá”, de Zequinha de Abreu.

Animação, irreverência, e, o principal, música para você dançar, voar e se acabar, é o que promete o show dessas Orquestras nesta noite que antecede da melhor maneira possível os festejos de carnaval!

Sepultura abre os shows de Ozzy em São Paulo e Brasília

O Sepultura fará o show de abertura em duas datas da turnê brasileira de Ozzy Osbourne. O Madman vem ao país para promover o álbum 'Scream' e se apresenta em Porto Alegre, (30/03), São Paulo (02/04), Brasília (05/04), Rio de Janeiro (07/04) e Belo Horizonte (09/04).

De acordo com o anúncio (imagem) publicado nesta quinta-feira (24) em seu site oficial, Andreas Kisser (guitarra), Paulo Xisto (baixo), Derrick Green (vocal) e Jean Dolabella (bateria) darão o pontapé inicial nas apresentações em São Paulo e Brasília.

SERVIÇO

Ozzy Osbourne no Brasil em 2011

Porto Alegre
Data: 30/03 (quarta)
Horário: 21h
Local: Ginásio do Gigantinho
Endereço: Rua Padre Cacique, 891 - Praia de Belas
Ingressos: www.ticketsforfun.com.br

São Paulo
Abertura: Sepultura
Data: 02/04 (sábado)
Horário: 21h30
Local: Arena Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Anhembi Parque – Santana
Ingressos: www.ticketsforfun.com.br

Brasília
Abertura: Sepultura
Data: 05/04 (terça)
Horário: 21h30
Local: Setor SRPN - Ginásio de Esportes Nilson Nelson
Endereço: Asa Norte
Ingressos: www.ticketsforfun.com.br

Rio de Janeiro
Data: 07/04 (quinta)
Horário: 21h30
Local: Citibank Hall
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3.000 - Shopping Via Parque - Barra da Tijuca
Ingressos: www.ticketsforfun.com.br

Belo Horizonte
Data: 09/04 (sábado)
Horário: 21h30
Local: Ginásio do Mineirinho
Endereço: Av. Antônio Abraão Caram, 1001 - Bairro da Pampulha
Ingressos: http://www.ticketsforfun.com.br/

Fonte: Guitar Player

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

17ª edição do Festival Palco do Rock reúne grandes nomes da cena independente do país

De 5 a 8 de março Salvador não será apenas a capital da axé músic, mas também do rock. Com a realização da ACCRBA, o patrocínio da BahiaGás, Governo do Estado da Bahia e apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, a 17ª edição do Festival Palco do Rock está garantida para a alegria dos baianos que não estão nem aí para a folia de Momo e querem mais é saber de rock´n roll. 

O festival segue sua linha tradicional e acontece durante a folia carnavalesca do Brasil, no mesmo lugar de sempre: o Coqueiral de Piatã. Rock and Roll à beira-mar em uma das mais belas praias de Salvador, com shows a partir das 17 horas.

Este ano o festival trará grupos veteranos como Mercenárias de São Paulo e também novos nomes como a promissora banda carioca Riverdies que tem arrematado prêmios no Brasil e EUA com seu segundo trabalho "Down Yard".

Confira abaixo a programação do palco principal:

Festival Palco do Rock
De 05 a 08 de Marco de 2011
Av. Otávio Mangabeira, S/N, Coqueiral da Praia de Piatã Salvador, Brazil

05/03 - Sábado
Norfist (Lauro de Freitas/BA)
Templarius
Siege of Hate (CE)
Cama de Jornal (Vitória da Conquista / BA)
Álvaro Assmar
Malefactor
Pastel de Miolos (Lauro de Freitas / BA)
Acanon

06/03 - Domingo
Buster
Ignivomus
Ênio e a Maloca
Savant Inc. (SP)
Mingmen (SUIÇA)
Mercenárias (SP)
Vendo 147
Rattle

07/03 - Segunda
Chip Trio
Incrédula
NôNEIME (Valente / BA)
Ulo Selvagem
Baranga (SP)
Claustrofobia (SP)
Riverdies (RJ)
Human (Santa Bárbara / BA)

08/03 - Terça
Attemporais
Código Remoto
Fridha
Minus Blindness
Trampa (DF)
Velhas Virgens (SP)
Clube de Patifes (Feira de Santana / BA)
Act Of Revenge

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Bloco Fogo & Paixão leva descontração e bom humor às ruas do Rio

A ideia é simples. Reunir um grupo de amigos que gostam de carnaval de rua à moda antiga, com marchinhas, mas sem deixar de fora alguns dos grandes clássicos da música popular brasileira.

Daí nasceu Fogo e Paixão, um bloco bem humorado e acima de tudo divertido. O nome foi inspirado na música do cantor Wando, uma das grandes influências. Além da homenagem ao cantor, conhecido por seu bom humor característico e letras que já fazem parte do cancioneiro popular, o repertório reúne também nomes como Fábio Jr, Roupa Nova, Reginaldo Rossi, Rosana e tantos outros.

Com autorização e oficialmente reconhecido pela Prefeitura do Rio e Riotur, o Fogo e Paixão vai à rua no próximo domingo, dia 27 de fevereiro, de 10h às 13h, no Largo São Francisco, no centro do Rio de Janeiro. Ao todo serão 70 batuqueiros, além de dois cavaquinhos, um baixo, um violão e dois vocalistas.

Confira o vídeo do ensaio do Bloco:

Green Day lança clipe de "Cigarettes and Valentines"


O Green Day acaba de lançar o clipe ao vivo da música “Cigarettes and Valentines”, faixa inédita que estará no próximo disco da banda.

Batizado "Awesome as F**k", o álbum terá um DVD-bônus e será todo feito com registros da turnê "21st Century Breakdown", que passou pelo Brasil em outubro do ano passado. O novo disco será lançado nos Estados Unidos no dia 22 de março.

Confira o clipe de "Cigarretes and Valentines".

Foo Fighters lança o 1º single do novo álbum

















Rope é o nome do novo single divulgado pelo Foo Fighters nesta quarta-feira (23). A faixa estará em Wasting Light, aguardado disco da banda, previsto para ser lançado em 11 de abril.

Como as recentes entrevistas com os integrantes do grupo já haviam apontado, este novo álbum deve vir mais intenso e com canções pesadas. Rope será lançada oficialmente no dia 1 de março.
A canção pode ser ouvida em http://rope.foofighters.com./

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bloco Quizomba comemora 10 anos de Carnaval com ensaios abertos

Um dos blocos de maior expressão no Rio de Janeiro é o Quizomba, que desde 2004 fixou sede no Circo Voador. É justamente na casa do pop rock nacional que o bloco esquenta os tamborins para seu desfile no Carnaval 2011. O bloco ensaia no sábado, dia 26 de fevereiro, na lona da Lapa, e dia 3 de março na Lona Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá. O desfile será na terça-feira de Carnaval, dia 8 de março, às 10h da manhã, com concentração a partir das 9h no Circo Voador.

Comemorando 10 anos de atividade, o Quizomba reservou o período pré-carnaval para deixar tudo impecável para o desfile. Tanto nos ensaios como na terça de Carnaval, o bloco tocará sambas-enredos clássicos como “O Amanhã”, ‘É Hoje” e “Salve a Mocidade” misturados às marchinhas “Bandeira Branca”, “Máscara Negra”, “Mulata Bossa Nova” e outras tantas tão conhecidas quanto estas e sempre presentes nos bailes de Carnaval. O repertório abre alas também a outros gêneros, como rock do Nirvana, "Smels Like Teen Spirit", e dos Rolling Stones, “Satisfaction”. Entre os brasileiros, tem sucessos de Jorge Ben Jor, Sidney Magal, Titãs, Frenéticas, Gal Costa e Sandra de Sá, além das marcas registradas do Quizomba: “Quando a maré encher” e “Índio quer apito”.

Sempre aguardado, o desfile do Quizomba acontece na terça-feira de Carnaval, dia 8 de março, com concentração às 9h, no Circo Voador, de onde sai uma hora depois. Da Lapa, os cerca de 100 integrantes e agregados vão até a Glória e voltam ao ponto de partida. O forte do bloco é a percussão, mas não faltam harmonia, metais e muitos cantores. Os principais vocalistas do bloco são Ângelo B, com sua voz inconfundível, e Harley Vas, dono de um timbre cheio de suingue.

Sob a regência e direção geral de André Schmidt, o único pedido que o Quizomba faz a seus foliões é que tragam para seus shows e desfiles muita animação e fantasia para completar o cenário maravilhoso do Rio! No sábado depois do Carnaval, dia 12 de março, o bloco volta ao Circo Voador para curar a ‘ressaca’ com muita animação.

Vem aí uma nova 89 FM

A antiga “Rádio Rock” de São Paulo vai aderir à onda de customização de conteúdo, a exemplo do que já acontece com as emissoras Oi FM, Mitsubishi e SulAmérica Trânsito. A emissora do empresário Neneto Camargo assinou acordo com a linha Fast, da Nestlé, empresa que tem ainda águas minerais e sucos em seu mix de produtos. Os valores envolvidos não foram revelados.

A 89FM Fast entra no ar em março com nova programação e roupagem (locução, vinhetas, grade, playlist etc). O que se sabe, até mesmo pelo perfil do produto, é que a programação será jovem. O contrato vale por um ano com renovação automática, caso seja do interesse das partes.

Tem gente que não gosta, mas agregar marcas ao conteúdo de rádio é uma tendência que tem dado bons resultados e, de certa forma, evita o baixo nível na frequência modulada.

Um comentário: Não se briga contra tendências. O rádio é um veículo que precisa de mudanças para manter sua energia característica. Nada contra a customização, desde que gere empregos e proporcione um pouco de bom gosto. Rádio é negócio. A Rádio Rock permaneceu no ar com essa cara por exatos 25 anos e com o mesmo logotipo por mais de 20. É tempo demais. Tem agora a Kiss FM pra dar conta do recado da galera do rock.

Passei três anos dirigindo a 89 FM. Ali fiz amigos que conservo até hoje e conheci gente que fez diferença como Raul Seixas e Ian Anderson. Sem queixas...

Por Claudio Carneiro

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cyndi Lauper em turnê no Brasil

A cantora Cyndi Lauper não só continua na ativa, como está no Brasil para uma série de shows que divulga o seu álbum mais recente, Memphis Blues.

Depois de passar por Recife e pelo Rio de Janeiro, a cantora se apresenta em São Paulo (dias 22 e 23 de fevereiro), Goiânia (25), Cuiabá (26), Brasília (27) e Porto Alegre (1º de março).

Conhecida por tantos e tantos hits, a cantora americana vendeu mais de 25 milhões de discos em mais de 30 anos de carreira. Nos shows que a cantora faz no Brasil os fãs poderão matar saudades de músicas como Girls Just Wanna Make Fun, Time After Time, She Bop, All Through The Night e Money Changes Everything que nos 80 martelavam os ouvidos e invandiam as rádios de todo o mundo.

Em seu mais recente álbum, Memphis Blues, ela realizou um antigo sonho: gravar um trabalho totalmente dedicado ao blues, um dos gêneros musicais de que mais gosta. Seu novo projeto é lançar, ainda em 2011, um DVD gravado durante a atual turnê, no qual irá mesclar músicas de Memphis Blues com grandes sucessos de sua brilhante carreira.

E com o perdão do trocadilho, os seus cabelos não são mais os mesmos, mas a voz, essa sim continua incomparável.

Mais informações sobre a turnê de Cyndi Lauper no Brasil em http://www.cyndilauper.com.br

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Soundgarden prepara álbum inédito após 15 anos de silêncio


Em 31 de Dezembro de 2009, o grunge acordou feliz. Talvez por conta de uma certa banda de Seattle que ao lado de grandes nomes como: Pearl Jam, Nirvana e Alice In Chains, se acertou e fizeram algumas jams para calibrar o som.

Após doze anos longe dos palcos, o Soundgarden, confirmou nesta terça-feira(18), a gravação de um novo álbum "em breve".

Em seu perfil tuiteiro, Chris Cornell disse que a banda nos últimos meses, se manteve ocupada ensaiando, compondo e saindo para explorar seu próprio aspecto criativo. "Nós temos algumas músicas novas legais e vamos gravá-las muito em breve", escreveu.

Soundgarden conta também com a versatilidade de Kim Thayil, Matt Cameron, Ben Shepherd e não lança um álbum gravado em estúdio desde Down On The Upside, o quinto da banda, de 1996.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Festival Rec-Beat divulga atrações da edição 2011


De 5 a 8 de março, Recife sedia o festival Rec-Beat. O evento, que acontece pelo 16º ano seguido, é conhecido pela união de artistas de diferentes tendências. Esse ano serão 21 atrações que irão se apresentar no Cais da Alfândega, à beira do Rio Capibaribe.

Este ano a programação do Rec-Beat contará como nomes como Thalma de Freitas (RJ), Lurdez da Luz (SP), Rhaissa Bittar (SP), Baiana System (BA), Marcelo Jeneci (SP), Patrick Tor4 (SE) e Guizado (SP).

A irreverência, a farra sonora e o humor tão típico do Carnaval do Recife também serão representados por meio das performances ao vivo de Felipe Cordeiro (PA), Criolina (MA), Los Pirata (SP) e Comunidade Nin-Jitsu (RS). E abrilhantando a programação do festival, vem ao Recife um ícone da música romântica nacional: Odair José (SP), respeitado cantor, cuja obra ainda é relegada pelo primeiro escalão da MPB, mas que vem sendo redescoberta pelas novas gerações em tributos e regravações.

As ligações do evento com a música realizada na América Latina e no mundo afora prosseguem e são reforçadas a cada edição. No 16º Rec-Beat, cada uma das noites da programação conta com uma atração internacional diferente. Spoek Mathambo (África do Sul), Kumbia Queers (Argentina), Handsome Furs (Canadá) e Ana Tijoux (Chile) fazem parte do line-up do festival que conta ainda com atrações convidadas do Recife como as bandas Sweet Fanny Adams, Mombojó, Frevo Diabo e a cantora Patrícia Solis, artistas musicalmente diferentes entre si, mas que estão em ótimas fases em suas carreiras.

Entre os intervalos dos shows a música que rola animando o público é selecionada pelo DJ Patrick Tor4. A composição visual no palco em cada um dos shows é feita pela VJ Mary Gatis. O festival Rec-Beat possui patrocínio da Prefeitura do Recife e acontece no Cais da Alfândega no Recife Antigo entre os dias 05 e 08 de março, do sábado à terça de carnaval. Mais de 20 mil pessoas por noite circulam pelo local e assistem os shows que rolam no festival, organizado pelo jornalista e produtor cultural Antônio Gutierrez.

Rec- Beat 2011:

De 5 a 8 de março
Cais da Alfândega (Recife Antigo)
Aberto ao público
http://www.recbeat.com.br/

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cavalera Conspiracy abrirá show do Iron Maiden em SP

Em pelo menos um dos seis shows do Iron Maiden pelo Brasil o Cavalera Conspiracy fará a abertura. A banda liderada pelos irmãos Max e Iggor Cavalera confirmou a data em sua página no Facebook. Eles tocam no dia 26 de março, em São Paulo (Estádio do Morumbi).

O público provavelmente irá conferir canções de 'Blunt Force Trauma', o novo disco de inéditas do grupo, cujo lançamento oficial acontece três dias depois da apresentação na capital paulista. Essa será a segunda vez que o quarteto vem ao país – a anterior foi no ano passado, durante o festival SWU.

Os ingressos para o show de São Paulo estão à venda na internet, pelo telefone 4003-1527 e na bilheteria do MorumbiShopping (Piso G1 do estacionamento).

Os valores são: R$ 100 (Arquibancadas Azul, Vermelha e Laranja), R$ 120 (Arquibancada Especial Vermelha), R$ 190 (Pista), R$ 220 (Cadeiras Inferiores A e B), R$ 250 (Cadeiras Cobertas Azul, Vermelha e Laranja) e R$ 300 (Cadeiras Premium Azul e Laranja). A Pista Premium já está esgotada.

Além de Max (vocal, guitarra-base) e Iggor (bateria), o Cavalera Conspiracy tem Marc Rizzo (guitarra-solo) e Johny Chow (baixo).

O Iron Maiden promove seu novo disco de inéditas, 'The Final Frontier', nas seguintes cidades brasileiras:

26/03: São Paulo (Estádio do Morumbi – abertura: Cavalera Conspiracy)
27/03: Rio de Janeiro (HSBC Arena)
30/03: Brasília (Ginásio Nilson Nelson)
01/04: Belém (Parque de Exposições)
03/04: Recife (Parque de Exposições)
05/04: Curitiba (Expotrade)

Fonte: Guitar Player

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Radiohed lança novo álbum no próximo sábado

Batizado de “The King of Limbs”, o novo disco do Radiohead será lançado digitalmente (versão para download) no próximo sábado, 19 de fevereiro. Haverá, ainda, uma edição especial e que foi anunciada como "o primeiro disco-jornal do mundo", conforme o comunicado postado nesta segunda-feira (14) no site oficial do grupo inglês.

O pacote especial está previsto para ser lançado no dia 9 de maio e irá conter, entre outras coisas, o CD de 'The King of Limbs' e dois discos de vinil de 10 polegadas. Além disso, quem comprar o material poderá baixar a versão digital neste sábado (19).

'The King of Limbs' é o primeiro lançamento do Radiohead desde 'In Rainbows', de 2007, que ficou famoso por ter sido proposto pela banda que cada um pagasse o que bem entendesse pelo download do trabalho.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Samba + Rock = Rio Samba´N´Roll

Já imaginou o que seria uma roda de samba com a presença de ícones como Black Sabbath, AC/DC, Jimi Hendrix, Rolling Stones e Led Zeppelin? O compositor e guitarrista carioca Leandrade não apenas imaginou, como reproduziu o que seria a mistura desses grandes astros do rock com o tradicional samba do Rio de Janeiro.

De maneira muito bem humorada e com muita competência, Leandrade reuniu um grupo de excelentes músicos para criar Rio Samba´N´Roll. Esse é o nome do seu novo single que vem sendo divulgado nas redes sociais e também no youtube.

A mistura, que pode causar polêmica e até mesmo desagradar aos mais radicais, mostra porque o guitarrista é tão respeitado na capital carioca. Com muita criatividade e felling, o compositor "sobe o morro" muito bem  acompanhado de Mick Jagger, Janis Joplin e tantos os outros. No samba, ele inclui trechos de “Back in Black”, “Simpathy for the Devil”, “War Pigs” e outros clássicos (ou seria mais adequado dizer que no rock ele inclui o autêntico samba?).

Confira abaixo e divirta-se com o single que é “fogo no cavaco e choro na guitarra!”

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pearl no Brasil em novembro, será?

De oficial mesmo não existe nada, ainda. Mas como outros grandes shows que começaram a “levantar fumaça” bem antes da confirmação oficial, tudo indica que o próximo nome gringo a ser confirmado aqui no Brasil ainda esse ano é o Pearl Jam.

Segundo informações quentes, porém não confirmadas, o quinteto de Seattle já teria, inclusive, quatro datas confirmadas para o Brasil: 16/11 em Brasilia, 18/11 em Belo Horizonte, 20/11 no Rio de Janeiro, 23/11 em São Paulo. Ainda, segundo a mesma fonte, quem está à frente da produção dos shows no Brasil é a T4F.

A única vez que o Pearl Jam esteve no Brasil foi em 2005, quando fez cinco shows pelo país, entre novembro e dezembro, assistidos por um público total de cerca de 157 mil pessoas. Na ocasião, a banda liderada por Eddie Vedder levou público de diferentes gerações ao delírio tocando músicas de diferentes épocas, sem deixar de fora do repertório alguns hits como "Alive", "Even Flow", "Jeremy" e "Do The Evolution" para os fãs.

Bem, assim como já falamos aqui, em outras situações bem parecidas: “Onde há fumaça, há fogo!” custa nada esperar para que o tal fogo se acenda. Será mais um presentão para o público brasileiro que esse ano terá pela frente um maratona de grandes shows internacionais. Iron, U2, Deftones, Metallica, Coldplay, só para lembrar alguns.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O mercado negro do autógrafo

Assinar o nome artístico em uma folha de papel e entregá-la ao fã não é mais um gesto inocente de simpatia e gratidão. O autógrafo virou negócio na internet e envolve um grande mercado no qual não faltam falsificadores, compradores, leiloeiros e mercenários. A coisa funciona mesmo como um grande negócio: envolve valor agregado, falsificação, licenciamento e lucro. Estima-se que somente os artigos assinados por esportistas movimentem US$ 4 bilhões anuais.

Na grande rede, existem bolsas de compra e venda. Sites como eBay e Mercado Livre vendem milhares de itens autografados – nem todos autênticos. Compradores e colecionadores já foram enganados. Astros do esporte e da música já sofreram prejuízos. Michael Schumacher evita ao máximo e Ringo Starr simplesmente não autografa mais nada. O baterista, de 70 anos – ficou de saco cheio de ver sua assinatura vendida como mercadoria. E também não abre mais correspondências enviadas pelos fãs - um povinho muito chato - convenhamos.

Certa vez, Alex Ferguson, treinador do Manchester United proibiu seus jogadores de dar autógrafos. Apoiado pela direção do clube inglês, ele denunciou que uma verdadeira “indústria de autógrafos” se estabeleceu no mundo - um mercado explorado por oportunistas que vendem autógrafos em sites da internet, especialmente em leilões eletrônicos. Lula – ao contrário - deu uma camisa autografada da seleção brasileira para Obama e galgou vários degraus da escala atingindo o status de “o cara”.

Este que escreve essas mal traçadas linhas tem discos autografados - autênticos - de Peter Gabriel e Ian Anderson. Lá em casa quase deu divórcio quando, numa mudança, dona patroa jogou fora o livro “O sanfoneiro do riacho da Brígida” autografado pelo Luiz Gonzaga, o “Atlas” do Arnaldo Antunes e uma folha de papel assinada pelo Zico. Mas o amor supera certas dificuldades.

Por Claudio Carneiro

Novo álbum do Maskavo será lançado após o carnaval

Prata, Marceleza e Bruno
Seis anos depois do último disco de estúdio (O Som que vem da Luz do Sol – 2005) e o Maskavo prepara o lançamento de “Maskavo Sem Parar”, sétimo álbum de estúdio da banda. O disco, que será lançado depois do carnaval, terá 13 faixas inéditas. Dessa vez, Prata, Marceleza e Bruno inovaram na produção e decidiram gravar o álbum de maneira diferente dos trabalhos anteriores, no sistema home Studio.

O VitrolaNews “bateu um papo” via e-mail (viva a tecnologia!) com o guitarrista Prata, que nos falou um pouco sobre a história e o momento atual do Maskavo, além de dar alguns detalhes do novo disco. Confira.

VN - O Maskavo passou por algumas transformações desde início e você é o único remanescente da formação original, como é pra você levar a banda e seguir na estrada depois de tantos anos e mudanças?

Prata - A banda mudou de formação bastante nos anos 90, mas depois se estabilizou. Eu, o Marceleza e o Bruno já estamos tocando juntos desde o ano 2000. Temos um tecladista, o Felipe Passos, que está conosco desde 2005. Acho que quando um integrante da banda sai, o importante não é pensar em um substituto, e sim em alguém novo pra somar aos que estão. Acho que é preciso sempre pensar no caminho musical a ser trilhado para não perder a identidade com os fãs com o passar dos anos e a cada disco lançado.

VN - Além de você, Marceleza e do Bruno, quantos músicos acompanham a banda nos shows? É mais fácil administrar conflitos, compor e levar a banda com menos gente?

Prata - Nos shows, além de nós 3, levamos também o baterista Naná Aragão e o tecladista, maestro e professor, Felipe Passos. No começo em 1993 éramos em 7 cabeças pensantes, fazíamos tudo em grupo. No ano 2000 com a banda em 4 pessoas, Marceleza (vocal), Prata (guitarra), Bruno Prieto (baixo) e Quim (bateria) também fizemos muita coisa só os quatro, apesar de o Marceleza ser mais interprete do que compositor. Mas sempre trazemos alguns parceiros pra trabalhar na composição. Já participaram o Dudu Vasconcellos, irmão do Quim, Carlos Gurgel, um grande amigo da banda. Também já gravamos musicas de outros compositores, como Tato do Falamansa e Fauzi da Tribo de Jah. Pro nosso próximo disco tem uma parceria minha com Marcelo Mira e outras com Felipe Passos, o nosso tecladista, pegamos música com Breno Brites, irmão gemeo do Bruno Prieto.

VN - A saída do Quim foi amigável?

Prata - Foi sim, eu conheço o Quim desde a escola, estudamos juntos no terceiro ano. Ele já estava com outros interesses, queria montar um estúdio e deixar um pouco a estrada de lado. Toquei com ele por 16 anos. Quem está na bateria é o Naná Aragão, fizemos testes com vários baterista e a pegada forte e precisa dele se encaixou perfeitamente na banda.

VN – Fale um pouco sobre “Maskavo Sem Parar”, novo disco da banda.

Prata - Para esse novo trabalho a gente ousou bastante na forma de gravar. Já vínhamos a tempo conversando entre nós da possibilidade de gravarmos em casa, pra tentar fugir daquele esquema tenso de estúdio. Tudo com a intenção de pegarmos um modo de tocar diferente do usual. Quando ficamos sabendo que o Black Eyed Peas fazia assim, pensamos “porque não tentar também?” Contamos com a ajuda de um produtor, o Sérgio Miranda, na programação das baterias e mixagem, que foi indicado pelo Bruno Prieto. As guitarras e teclados fizemos no meu home estúdio, Baixo e vocal no estúdio do Bruno e as baterias e mixagens no estúdio do Sérgio. O que é mais curioso é que fica um em cada cidade, São Paulo, Brasília e Lisboa, tudo feito via internet. Depois masterizamos tudo no Midas-SP, com o Lampadinha. Acho que para quem conhece nosso trabalho vai notar que o som ficou mais brasileiro, apesar de termos usado bateria eletrônica em 12 das 13 faixas do álbum. Tem músicas para vários momentos, desde os hits para rádio, até faixa com voz e violão. Estamos correndo pra lançar o disco após o carnaval, essa época de férias tudo anda em outro ritmo.

VN - O que os fãs podem esperar do novo disco do Maskavo?

Prata - Fizemos tudo com o maior carinho, sabemos da importância que temos na vida de várias pessoas. Várias destas acompanham o Maskavo há muito tempo. Então o disco traz tudo que um fã do Maskavo pode esperar. Músicas com energia positiva em alta, letras elaboradas com o maior cuidado e melodias para não parar de cantar. Já estamos tocando algumas ao vivo e a resposta é melhor do que esperávamos, acho que vamos tocar quase todo esse disco ao vivo!!!

O primeiro single do novo álbum “Toda Brasileira” já pode ser conferido no myspace do grupo.

VN - Em relação ao momento atual da música, você acha que hoje é mais fácil levar a música profissionalmente com as facilidades como internet, onde dá pra divulgar o som, gravar?

Prata - Com certeza vivemos um momento em que a tecnologia a acessível a todos. É possível gravar em casa, como fizemos, usando recursos próprios. Mas é bom lembrar que o diferencial não é o equipamento, e sim quem controla ele. Como já estamos nesse negócio a um bom tempo sabemos onde queremos chegar com a escolha de timbres, interpretação e mixagem. A internet também é um ótimo lugar pra divulgação, rápido, barato e eficiente. Mas é bom levar em conta que é importante ter talento e saber chamar a atenção das pessoas. Fazer boas parcerias também é essencial.

VN - Ensaiar, gravar, ter uma gravadora era antes o sonho de todo músico/banda, hoje a história mudou um pouco já que muitas bandas acabam saindo de uma gravadora para voltar a ser uma banda independente. Isso é uma tendência?

Prata - Nesse meio acontece de tudo, uma banda pode muito bem se virar sem gravadora, mas terá que trabalhar bastante. Ou seja, a banda vai ter que, além de ensaiar, criar, trabalhar como uma gravadora também, divulgando, fazendo contato com fábricas, lojas, sites, etc.

VN - O Maskavo conhece bem os dois lados que é estar num grande selo e também ser independente. O que vale mais a pena hoje?

Prata - O que vale comentar é que independente de qual lado você esteja, vai precisar de uma boa canção. Um letra bem escrita casada com uma melodia inspirada faz você chegar em qualquer lugar. Com isso você consegue shows, espaço em rádios, jornais e na internet. Então é preciso ter em mente que a qualidade da música e saber para onde enviar sua música é que abrirá portas.

VN - Por fim, como você avalia as novas mídias e redes sociais como ferramenta de divulgação da sua música?

Prata - Importantíssimas. Participamos do twitter, orkut, facebook, myspace e flickr, além de termos nosso site. Não dá pra participar de todos se não fica muito disperso. Mas os números de acesso, o que se fala ajuda muito na divulgação e no interesse de empresários na hora de marcar um show. E são meios que são rápidos, para saber da vida de qualquer artista é só entrar na internet que está tudo lá.

Mais informações sobre o Maskavo em http://www.maskavo.com.br/ e www.myspace.com/maskavooficial .

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Faroeste Caboclo começa a ganhar forma

A história de João de Santo Cristo, "Faroeste Caboclo", clássica música do terceiro disco da Legião Urbana, finalmente começa a ganhar “corpo”. O longa-metragem homônimo já tem o elenco principal definido.

João de Santo Cristo, Jeremias e Maria Lúcia, personagens principais que integram a história, serão interpretados por Fabrício Boliveira (400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado), Felipe Abib (180º) e atriz global Ísis Valverde, respectivamente. Na trama da faixa de nove minutos de duração e 159 versos, composta por Renato Russo em 1979 e lançada em 1987 no álbum Que País É Este, João de Santo Cristo se muda para Brasília, tornando-se traficante de drogas. Na trajetória obscura, conhece Maria Lúcia e se apaixona por ela. Jeremias, "traficante de renome" rival, aparece e duela com o protagonista.

O filme que será produzido pela Gávea Filmes junto com a Globo Filmes, será dirigido por René Sampaio. O longa-metragem será rodado em Brasília e ainda não tem data de estreia definida.

No site oficial do longa metragem, os fãs podem acompanhar de perto todas as etapas da produção, inclusive participar de um concurso para fazer parte do grupo de figurantes que vão atuar no longa.

Strokes libera nova música para download gratuito

Nesta quarta-feira (9), o Strokes vai liberar para download gratuito a nova música "Under Cover of Darkness". A música ficará disponível, por 48 horas, no site oficial da banda.

Uma versão em vinil, limitada, será lançada no dia 16 de abril. "Under Cover of Darkness" é a primeira música inédita do Strokes em cinco anos e estará no próximo álbum da banda. Intitulado "Angles", o disco está previsto para sair no dia 21 de março.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Morre o guitarrista Gary Moore

Morreu neste domingo (6), aos 58 anos de idade, o guitarrista irlandês Gary Moore. Conhecido no Brasil, principalmente, pelo hit “Still Got the Blues”, Moore é sem dúvida um dos grandes nomes do blues e do hard rock de sua geração.

A notícia da mortedo músico foi dada em primeira mão pelo site do jornal “Irish Times” e confirmada logo em seguida pelo empresário do grupo, Adam Parsons.

No site oficial do guitarrista a morte foi anunciada pouco depois com a mensagem: “É com profunda tristeza e pesar, que nós temos que anunciar que Gary Moore faleceu durante as férias em Espanha, na noite passada. Nossos pensamentos estão com seus filhos, familiares e amigos neste momento triste. Gary Moore, RIP, 1952-2011.”

Abaixo o vídeo da clássica "Still Got the Blues” tocada com maestria por Gary Moore.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Foo Fighters lançará CD inédito e documentário

O homem de mil e uma utilidades, Dave Grohl e sua trupe preparam uma nova supresa aos fãs.

Além do lançamento do novo disco para o dia 12 de abril, o Foo Fighters apresentará um documentário que tem pré-estréia marcada para março deste ano, no SXSW Film Festival, em Austin. É o que diz o Spinner. Porém o filme só chegará aos cinemas, após a turnê do novo álbum.

Ainda segundo a publicação, o filme retrata os dezesseis anos de carreira da banda como também, os detalhes da gravação do mais recente álbum. O longa também faz uma viagem no tempo e relata a época em que Dave Grohl, líder do Foo Fighters, ainda fazia parte do Nirvana.

O documentário ainda sem título, conta com a direção de James Moll, vencedor do Oscar por "The Last Days", um documentário lançado em 1998.

A banda, vencedora de seis prêmios Grammy, também confirmou que apresentará seu primeiro show do novo trabalho no Alabama, Estados Unidos, no dia 21 de maio como prévia da turnê mundial que começará no dia 27 do mesmo mês.

Dentre os destinos europeus, o Foo Fighters vai tocar na Suíça, Reino Unido, Holanda, Itália, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Portugal e Irlanda.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

White Stripes anuncia fim após 13 anos


Jack e Meg White “não voltarão a gravar ou a tocar ao vivo” juntos. Pelo menos sob a alcunha de White Stripes. A banda chegou formalmente ao fim, após um hiato de quase quatro anos. A última aparição pública foi, senão profética, um aviso: o duo entoou "We’re going to be friends" no programa de saída de Conan O’Brien na NBC.

A “ansiedade aguda” sentida por Meg White não foi o motivo, desta vez. A explicação agora é outra: “não é por divergências artísticas ou falta de vontade para continuar, nem por quaisquer problemas de saúde”, é por “uma gama de razões, principalmente para preservar o que é belo e especial na banda, e mantê-la assim”.

No comunicado (na foto ao lado), a dupla agradece o “incrível apoio” que receberam “ao longo dos mais de 13 anos da carreira intensa e incrível dos White Stripes”. Jack e Meg White “esperam que esta decisão não seja vista pelos fãs com tristeza, mas como algo positivo feito por respeito à arte e à música que a banda criou”.

O White Stripes deixam um legado com seis álbuns e um registro ao vivo (CD e DVD, 2010) desde a formação em 1997, em Detroit, nos Estados Unidos.

Apesar das formalidades de despedida, o espetáculo continua. Jack White pode ser encontrado em The Raconteurs e The Dead Weather, os projetos em que tem depositado as suas forças criativas recentemente, a par da carreira-solo. A produtividade paralela de Meg White, por outro lado, tem sido bastante mais pontual, porém, sem nenhum projeto de "fôlego".

R.I.P White Stripes 1997-2011.

Matanza disponibiliza prévia do novo album

O "countrycore" ficou em silêncio por cinco anos. Longe dos estúdios, os cariocas do Matanza se preparam para lançar o quinto álbum, batizado "Odiosa Natureza Humana", que também celebra os 15 anos de carreira do grupo.

Enquanto o material inédito , marcado para março, não chega, o quinteto liderado por Jimmy London disponibiliza algumas prévias do novo álbum no MySpace: "Em respeito ao Vício", "Conforme Disseram as Vozes", "Remédios Demais" e "Carvão, Enxofre e Salitre".

O disco foi gravado no ano passado, no Rio de Janeiro. Foram três dias de trabalhos em estúdio, com gravações digitais e produção de Rafael Ramos. O curioso foi que foram utilizados no processo apenas fitas de rolo, sem retoque digital algum.

Ficou curioso? ouça aqui

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Festival de Verão de Salvador começa nesta quarta-feira e vai até sábado


Jazon Mraz é a principal atração do Festival de Verão 2011
 Começa nesta quarta-feira (2) a 13ª edição do Festival de Verão Salvador, no Parque de Exposições da capital baiana. Até o próximo sábado mais de 120 atrações de diferentes ritmos (pop, rock, samba, pagode, forró e axé) vão passar pelos seis palcos do festival.

O palco principal do festival vai receber cinco atrações por dia. Entre elas estão duetos já programados, como o do norte-americano Jason Mraz com o brasileiro Milton Nascimento, de Claudia Leitte com Belo, de Ivete Sangalo com Diogo Nogueira, e da banda Eva com Alexandre Carlo, vocalista do Natiruts.

Os ingressos por dia variam de  R$ 90 a R$ 200 e podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br.

Confira a programação do palco principal do Festival de Verão:

02/02: Maria Gadú, Capital Inicial, Claudia Leitte, Eva, Parangolé
03/02: Belo, Jota Quest, Ivete Sangalo, Jorge & Mateus, A Zorra
04/02: Tomate, Ana Carolina, Asa de Águia, Luan Santana, Harmonia do Samba
05/02: Restart, Jason Mraz, Chiclete com Banana, Jammil e Uma Noites, Psirico

A programação completa do evento está no site http://www.festivaldeverao.com.br/ .

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Punk Sinatra lança primeiro vídeo clipe oficial

A banda portuguesa Punk Sinatra é uma daquelas boas surpresas que a internet nos apresenta e chega ao VitrolaNews com o lançamento do primeiro vídeo clipe oficial, “Andas Por aí”. Com imagens feitas de alguns shows da banda e também em estúdio, captadas durante a mini-tour de apresentação do álbum "Ataca Contrataca o Monstro Acordou", entre Maio e Julho do ano passado, a música foi gravada ao vivo e mostra um punk rock muito vigoroso, cheio de pegada e entusiasmo.

Não é preciso ouvir mais que uma vez a música para que os acordes de “Andas Por Aí” comecem a martelar na cabeça. Com muita personalidade, o grupo formado por João Pedro Almendra (voz), Luís Lobão (bateria), Rodrigo (guitarra) e João Pinto (baixo) provam que a música portuguesa é muito forte e o movimento underground cheio de ótimas surpresas.

Para quem está em Lisboa, a banda se apresenta na próxima sexta-feira, dia 4, no In Live Caffe. Enquanto os lisboetas não pisam do lado de cá do Atlântico, assista o clipe de “Andas Por Aí” para tirar suas próprias conclusões.

Acesse também o site da banda e conheça mais sobre a Punk Sinatra.