sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ultraje a Rigor, Legião Urbana e Plebe Rude em uma noite histórica



O ano era 1985 e Brasília justificava o título de capital do Rock. Afinal, três grupos da cidade começavam a conquistar o país: Capital Inicial, Plebe e Rude e Legião Urbana.

E duas dessas três bandas brasilienses tiveram a oportunidade de pela primeira vez tocar ao lado do Ultraje a Rigor. Os paulistas chegavam à cidade já com a moral de ter um contrato assinado com a Warner e alguns hits na bagagem. “Nós vamos invadir sua praia” (que dava nome ao primeiro álbum), “Inútil” e “Rebelde sem causa” eram os cartões de visita de uma banda que, não à toa, continua até hoje na ativa.

É bem verdade que o Ginásio Nilson Nelson nunca foi um dos melhores lugares para show na cidade. A acústica é horrível e isso pode ser percebido no áudio raríssimo com nove músicas tocadas naquela noite. A todo instante os músicos pedem retorno e mais volume no som.

Mas para quem teve o privilégio de ir naquela noite, ficou a saudade de um dos melhores momentos do rock brazuca. André Leite, professor da UFSC, lembrou (via twitter) de uma briga no show da Legião Urbana e do desespero de Renato Russo pedindo que os brigões se acalmassem. Mas nada que tirasse o brilho e a empolgação da molecada que lotou o ginásio.

No link abaixo, presentão do blog Caixa de Bootlegs, dá para matar a saudade – ou sentir ainda mais falta - de uma época dourada do nosso rock. 

Confira as 9 músicas daquela memorável noite de 1985:

Plebe Rude: 48, Proteção
Legião: A Dança, Será, Petróleo do Futuro e Perdidos no Espaço
Ultraje a Rigor: Ciúme, Eu me amo, Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo (cover)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013