sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Exodus sacode o Circo Voador, no Rio de Janeiro



Foto Gustavo Mello
Confira em imagens de Gustavo Mello, um pouco de como foi a passagem do Exodus, pelo Circo Voador, no Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira (28).

Um dos nomes mais consagrados na história do thrash metal mundial o grupo trouxe circula pelo Brasil com a nova formação e apresenta músicas do último álbum "Blood In Blood Out", além de clássicos como Bonded Bly Blood e The Toxic Waltz.
Foto Gustavo Mello

Foto Gustavo Mello

Foto Gustavo Mello

Foto Gustavo Mello

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Especial de verão do Rock On The Roof tem audição de álbum do Arctic Monkeys

O evento Rock On The Roof está de volta ao terraço do Imperator, no Méier, promovendo audições de discos marcantes. Para fechar a programação de janeiro, o projeto recebe o escritor e jornalista Daniel Pandeló Corrêa para uma noite dedicada ao álbum mais recente do quarteto inglês Arctic Monkeys: “AM”. O encontro acontece nesta sexta-feira (29), a partir das 19h.

Essa é a terceira temporada do ROTR, realizado pela Rádio Maldita em parceria com o Spotify. O objetivo do Rock On The Roof é de realizar audições completas das obras mais marcantes do rock n’ roll mundial, sempre com a presença de um convidado.

“AM” é o quinto trabalho do Arctic Monkeys, lançado em 2013. Antes dele, Alex Turner (vocal/guitarra), Jamie Cook (guitarra), Nick O’Malley (baixo) e Matthew Helders (bateria) lançaram “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not” (2006), “Favourite Worst Nightmare” (2007), “Humbug” (2009) e “Suck It And See” (2011). Em “AM”, a banda trouxe sucessos como “Why’d you only call me when you’re high”, “Do I Wanna Know?” e “R U mine?”.

Serviço
Rock On The Roof: “AM”, de Arctic Monkeys, com Daniel Pandeló Corrêa
Data: 29/01 (sexta)
Horário: 19h
Local: Imperator - Centro Cultural João Nogueira
Endereço: Rua Dias da Cruz, 170 - Méier - Rio de Janeiro/RJ
Classificação: livre
Entrada: gratuita
Mais informações: https://www.facebook.com/events/1207312022631234/

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Carnaval da Lapa já tem programação oficial

Um dos mais importantes pontos de encontro da folia carioca, a Lapa já tem programação oficial gratuita para o carnaval 2016. Durante os quatro dias o palco “Rio Marchinhas”, organizado pela Fundição Progresso nos últimos seis anos em parceria com a Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, recebe blocos e artistas do samba e da MPB - com lugar especial para os “nascidos e criados” na noite do bairro. E será na abertura da festa que o público vai conhecer a grande campeã do Concurso de Marchinhas promovido também pela Fundição.

Entre os blocos convidados, Cordão do Boitatá, Céu na Terra, Bangalafumenga, Bloco do Sargento Pimenta e o novato Agytoê. Festejando compositores que lançaram álbuns em 2015, a programação conta com Moyseis Marques, Alfredo Del Penho e Rogê. Casuarina e a Gafieira do BB também estão confirmados. DJ Chicote toca nos intervalos. Além das atrações o palco, o Bloco Carioca da Gema fará seu tradicional desfile, sábado, dia 6/02, tendo nos Arcos da Lapa sua apoteose.

O palco Rio Marchinhas e o Concurso de Marchinhas da Fundição Progresso têm patrocínio da Prefeitura do Rio/Riotur, Oi, Oi Futuro, Secretaria de Estado de Cultura por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Blumar/Rio Nuts Turismo e Secretaria Municipal de Cultura através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto integra ainda as celebrações do calendário Rio 450 anos e também daCidade Olímpica.

Programação completa:

Sábado, 06/02
16h – Desfile do Bloco Carioca da Gema
20h – Premiação do Concurso de Marchinhas
21h – Moyseis Marques

Domingo - 07/02
18h – Gafieira do BB
19:30 – Agytoê
21:30 – Casuarina

Segunda - 08/02
18h – Céu na terra
19:30 – Rogê
21:30 – Bangalafumenga


Terça - 09/02
18h – Alfredo Del Penho
19:30 – Bloco do Sargento Pimenta
21:30 – Cordão do Boitatá

Intervalos: DJ Chicote em todos os dias da programação



segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Multishow transmite ao vivo o festival Planeta Atlântida nos dias 29 e 30 de janeiro

O Multishow vai transmitir, com exclusividade na TV, o Planeta Atlântida, festival que reúne grandes cantores nacionais e internacionais nos dias 29 e 30 no Rio Grande do Sul. Dedé Teicher, Guilherme Guedes, Laura Vicente e Luisa Micheletti estarão no comando da transmissão ao vivo do canal.

Ao longo de aproximadamente 14 horas de programação, o Multishow vai exibir pela telinha os shows de Onze:20, Natiruts, Magic!, Thiaguinho, Wesley Safadão, Criolo, Conecrew (com participação de Anitta e Flora Matos), O Rappa, Lulu Santos, e Luan Santana.

Confira abaixo a programação completa!

>> Sexta-feira, 29 de janeiro, a partir das 19h30, no Multishow

- Onze:20
- Natiruts
- Magic!
- Thiaguinho
- Wesley Safadão

>> Sábado, 30 de janeiro, a partir das 18h40, no Multishow

- Criolo
- Conecrew (com participação de Anitta e Flora Matos)
- O Rappa
- Lulu Santos
- Luan Santana

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Black Sabbath faz o primeiro show da turnê final

Começou na última quarta-feira, (20), em Omaha, nos Estados Unidos, a “The End Tour”, turnê de despedida do Black Sabbath.A formação é a mesma que esteve no Brasil em 2013, com Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler e  Tommy Clufetos, no lugar do baterista  no lugar de Bill Ward.

Ainda não há datas previstas para o Brasil.

No show, o Sabbath toca alguns dos principais clássicos. Confira o setlist completo e abaixo um trecho da apresentação em Omaha.

01. Black Sabbath
02. Fairies Wear Boots
03. Tomorrow's Dream
04. Into The Void
05. Snowblind
06. War Pigs
07. Behind The Wall Of Sleep
08. N.I.B.
09. Hand Of Doom
10. Rat Salad
11. Iron Man
12. Children Of The Grave
13. Dirty Women
14. Paranoid


terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Morre o fundador do Eagles

Morreu nesta segunda-feira, aos 67 anos, Glenn Frey, guitarrista e fundador do grupo norte-americano Eagles.  Submetido a uma cirurgia intestinal em novembro do ano passado, o músico não resistiu ao pós-operatório.

Na página oficial do Eagles no Facebook, um comunicado da banda confirmou o falecimento do guitarrista. “É com o maior peso no coração que anunciamos a morte do nosso camarada. Glenn lutou corajosamente sua batalha nas últimas semanas, mas, infelizmente, sucumbiu a complicações de artrite reumática, colite ulcerosa aguda e pneumonia.” 

O guitarrista ganhou seis gramofones do Grammy ao lado da banda e foi responsável por alguns dos principais hits do grupo, como Hotel California, Witchy Woman e Peaceful Easy Feeling.

Após o fim do Eagles, em 1980, Glenn Frey gravou cinco discos solo. O último deles, chamado After Hours, foi lançado em 2012.

O Rappa encerra turnê no Rio de Janeiro

Baseada no disco homônimo lançado em 2013, a turnê “Nunca tem fim...”, d´O Rappa, estreou em 2014 e será encerrada nesta terça-feira, dia 19 de janeiro de 2016, na Fundição Progresso – “o maracanã d´O Rappa”, segundo a própria banda. O grupo Onze:20, abre a noite com o show de seu mais recente trabalho, “Vida Loka”.

No show “Nunca tem fim...” o palco é uma experiência expandida da apresentação d´O Rappa. São imagens que orbitam o universo da banda e mesclam com maestria poesia e crítica social, como o que é visto num provocativo game que procura por Amarildo, ajudante de pedreiro desaparecido na Favela da Rocinha, Rio de Janeiro. Para vestir esses sentimentos, melodias esculpidas em dub, reggae, rock e hip hop.

No repertório estão garantidas canções como “Anjos (Pra quem tem Fé)” e “Auto-reverse”, além de clássicos do grupo como “Minha alma”, “Pescador de ilusões”, entre outras. A direção de arte do espetáculo é da DUO2 (que já criou para os palcos de Ozzy Osbourne e Rod Stewart) e de Cassio Amarante, que já assinou a direção de arte de filmes como “Central do Brasil”, “Som e Fúria” e “O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias”. O novo cenário utiliza containers como telas para projeções mapeadas, e o arremate fica por conta da iluminação concebida por Danny Nolan, que tem em seu currículo shows como os dos 30 anos do The Police.

SERVIÇO
O RAPPA e ONZE:20
Data: 19 de janeiro de 2016, terça-feira (véspera de feriado)
Local: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa - Rio de Janeiro)
Informações e venda de ingressos : www.fundicaoprogresso.com.br
Abertura da casa: 22hrs
Início do show: 0h
Capacidade: 4.000 pessoas
Tel para informações: (21)3212-0800
E-mail: contatofundicaoprogresso@gmail.com.br

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Vitrolanews está na final do Prêmio Top Blog

O Vitrolanews é Top 100 e está classificado, em sua categoria e editoria, para o 2º turno de votações do Prêmio Top Blog 2015.

Valendo vaga entre os finalistas, projetos classificados Top 100 disputarão a segunda fase de votações pelo Júri Popular, e todos os participantes concorrem pela avaliação do Júri Técnico.

Para apoiar o Vitrolanews: Clique e vote!

sábado, 16 de janeiro de 2016

6ª edição do Festival Internacional Sesc de Música reúne instrumentistas de 13 países, em Pelotas

Andrej Zust
Começa no dia 18 de janeiro, o 6º Festival Internacional Sesc de Música. Até 29 de janeiro serão 12 dias de intensa programação com concertos e apresentações gratuitas em diversos locais da cidade, além dos cursos ministrados por professores de 13 nacionalidades. O evento tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical, permitindo o intercâmbio entre músicos profissionais e amadores.

Já consolidado no cenário cultural de Pelotas, o Festival terá nesta edição 50 espetáculos, entre recitais e concertos, e 21 cursos de música, que ocupam casarios antigos, teatros, igrejas, ruas e parques. São mais de 450 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos, que participam de cursos, trocas de experiências e espetáculos artísticos.

O concerto de abertura terá a Orquestra de Câmara da Ulbra acompanhada do músico solista Carmelo de Los Santos e a execução da obra “A História do Soldado”, de Stravinsky, com o músico Hique Gomez. O Festival também contará com a presença dos professores alemães, Christoph Hartmann (oboé) e Andrej Zust (trompa), que fazem parte da Filarmônica de Berlin, além de outros importantes músicos internacionais como a também alemã Wally Hasen (Flauta) e os americanos Anthony Plog (Trompete) e Peter Ellefson (Trombone Tenor).

O 6º Festival Internacional Sesc de Música atuará em dois principais eixos: Pedagógico, direcionado para estudantes e profissionais da música, e Sociocultural, programação de concertos e espetáculos diversificada e gratuita para a comunidade. As classes estão divididas em canto lírico e composição, prática de música de câmara e orquestra, e prática de banda sinfônica, com ênfase em instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, trombone baixo, tuba, harpa, percussão, violão clássico e piano.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/festival.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Dá no Coro lança CD “Cores do Brasil” no Rio de Janeiro

Grupo de arte vocal lança segundo disco de carreira com arranjos inéditos para obras de grandes compositores brasileiros e do cancioneiro popular

Após dois longos anos de produção, o grupo carioca Dá no Coro apresenta o novo disco - Cores do Brasil - nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro, quarta, às 20h, no Espaço Cultural Sergio Porto, no Humaitá.

O novo álbum traz arranjos produzidos exclusivamente para o grupo por maestros - André Protasio, Augusto Ordine, Flávio Mendes, Paulo Malaguti Pauleira, Zeca Rodrigues e Kodiak Agüero - reflete a total sinergia e vibração das apresentações ao vivo, somando às dezoito vozes o violão de Maurício Teixeira, as percussões de Jonas Hammar e Marcello Calldeira (cortar), e o contrabaixo de Pedro Sabino, além da participação especial dos percussionistas Marciano Silva, Mauro Ferreira e Naife Simões.

O repertório faz jus à diversidade cultural e rítmica brasileira, por meio da releitura de canções do cancioneiro nacional, como Água de Beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Lua Girou (Folclore Brasileiro da região de Beira-Rio, Bahia), Casa Forte (Edu Lobo),Caxangá (Milton Nascimento e Fernando Brant), Fantasia (Chico Buarque), Linha de Passe (João Bosco, Paulo Emílio e Aldir Blanc), Vapor da Paraíba(Vovó Teresa, do Jongo da Serrinha), Vera Cruz (Milton Nascimento e Márcio Borges), Tanta Saudade (Djavan e Chico Buarque) e Tuaregue Nagô (Lenine e Bráulio Tavares).

Um dos seus grandes diferenciais: o álbum traz obras do artista plástico Paulo Symões, que ilustram o encarte com dez postais de seus quadros, inspirados em cores e formas da Natureza. As obras do artista compõem também toda a programação visual do grupo, desde o CD, site e todas as peças de divulgação, além de servirem como base para criação cenográfica, incluindo projeções de suas obras.

SERVIÇO:
13/01 – quarta – Dá no Coro lança o CD “Cores do Brasil” no Espaço Cultural Sergio Porto
Horário: 20h
Endereço: Rua Humaitá, 163 – Humaitá
Telefone: (21) 2537-9708
Bilheteria: de quarta a domingo, das 17h às 20h30
Capacidade: 130 lugares
Classificação: Livre
Não possui estacionamento próprio
Ingressos: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

André Sampaio & Os Afromandinga agitam a Lapa

Foto Divulgação/ João Paulo Racy
Nesta terça-feira, 12 de janeiro, André Sampaio & Os Afromandinga retornam à Lapa, no Rio de Janeiro, para o primeiro show do ano. O músico e sua banda são atrações do Leviano Bar, a partir das 21 horas.

O show, batizado de Mandinga Sessions, promoverá jams com participações surpresa e espontâneas de diferentes convidados. No repertório, muita africana e da diáspora, mesclando afrobeat, mandinga rock, desert blues, sambarock, dub e jazz. A apresentação é uma oportunidade para quem ainda não curtiu um show dos Afromandinga e seu guitarrista performático. Como o próprio guitarrista diz “solta a mandinga!!!”

Sobre André Sampaio

Com alguns dos fraseados de guitarra mais marcantes da atual música brasileira, André Sampaio é conhecido do grande público como guitarrista e compositor da banda de reggae Ponto de Equilíbrio.

Suas influências, claramente blues-jazzísticas, se fundiram à guitarra do roots reggae jamaicano, somando a elas suas experiências e pesquisas em viagens pelo Brasil, Europa e África, tocando com grandes nomes da música nacional e internacional. Após realizar uma tournée em Portugal, com uma banda formada por grandes nomes da cena afro-européia e sucessivas viagens de intercâmbio em África, entre Mali, Burkina Faso e Mocambique, André Sampaio finaliza seu trabalho solo, um ano após o lançamento do seu primeiro EP “Bumaye!”.

É a música mandinga (povo mandengue, Mali, Burkina Faso, Guiné, Senegal) misturada ao afrobeat, aos tambores de terreiro, Dub, Samba e todas as influências musicais que fazem parte dos seus 12 anos de carreira e formam a identidade musical e a pegada marcante da guitarra em suas composições e interpretações.

MANDINGA SESSIONS
André Sampaio & Os Afromandinga + Jam Session com convidados especiais

Onde: Leviano Bar - Av. Mem de Sá, 47
Quando: 12/ 01/ 2016 (Terça-Feira)
Horário: A partir das 21h.
Preço: R$ 15

https://www.facebook.com/events/437286149805393/

A morte de Bowie e o vazio na música mundial


É estranho acordar e ter a notícia da morte de um cara sobre o qual você falava no dia anterior, com entusiasmo e elogios. Ontem conversava sobre o clipe da música Lazarus, lançado na última quinta-feira. O clip perturbador traz Bowie em um quarto de hospital, deitado em um leito, com os olhos vendados. Mais do que isso, Lazarus mostrava que mesmo tanto com tanto tempo de carreira, Bowie ainda era capaz de inovar, incomodar e perturbar. O ritmo melancólico e as feições de Bowie hoje podem ser entendidos como uma despedida. Efetivamente, foi uma despedida.

Um dos mais influentes artistas da música pop do século 20, constantemente reinventando seu som e sua figura, Bowie morreu aos 69 anos depois de 18 meses lutando contra o câncer. O comunicado oficial sobre sua morte foi simples e com um pedido de respeito à privacidade da família: "David Bowie morreu em paz hoje cercado por sua família depois de uma corajosa batalha de 18 meses contra o câncer. Enquanto muitos de vocês compartilharão essa perda, pedimos respeito à privacidade da família nesse momento de luto”.

A morte de David Bowie deixa um vazio que dificilmente será preenchido. O cantor usou a música para versar por diferentes manifestações culturais, sempre à frente da sua época, circulando por formas de expressão que podiam ir da mais popular à mais marginalizada e underground. Confira abaixo o clipe de Lazarus, último trabalho divulgado pelo cantor.



quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Criolo volta ao Rio com a turnê "Convoque seu Buda"


Na estrada com a turnê “Convoque Seu Buda”, Criolo volta à Lapa, no Rio de Janeiro, dia 8 de janeiro, sexta-feira, abrindo a temporada 2016 da Fundição Progresso. No repertório do show, faixas do último trabalho se misturam com sucessos do primeiro disco “Ainda há tempo” e ainda canções do “Nó na Orelha”. A abertura da noite fica por conta da cantora Karol Conka.

Criolo se apresenta ao lado da mesma banda que o acompanha há mais de três anos: Daniel Ganjaman (teclados e programação eletrônica), que também assina a direção artística do show, Marcelo Cabral (baixo acústico e elétrico), Guilherme Held (guitarra), Maurício Badé (percussão), Sérgio Machado (bateria) e DJ Dan Dan (voz e toca-discos). A turnê já passou pelas grandes capitais do Brasil, além de países na Europa e Austrália.

O disco Convoque Seu Buda está disponível para download gratuito no site oficial de Criolo. No álbum, MC e produtores mais uma vez apresentam novas possibilidades ao caminho trilhado pelo rap nascido em São Paulo, mas a raiz do disco se mantém na periferia, afirmada na intensidade das batidas, nos versos corpulentos e críticas sociais contundentes. Assim como em Nó na orelha, o Brasil urbano é narrado por um letrista com olhar voltado a quem não tem privilégios, passando por um funcionário de bufê que serve festas de luxo em “Cartão de Visita”, meninos que seguram fuzis na densa “Plano de Voo”, um padeiro que não chegou ao trabalho devido às greves, no samba “Fermento Pra Massa” e um morador de rua, usuário de crack, na profética “Casa de Papelão”. Sobre uma linha de guitarra melancólica, o orgulho das raízes nordestinas se soma aos ensinamentos de ícones do rap nacional como Edi Rock e Sabotage dando tom a “Esquiva da Esgrima”.

SERVIÇO CRIOLO – CONVOQUE SEU BUDA

Data: 08 de janeiro de 2015
Abertura: Karol Conka
Local: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa - Rio de Janeiro)
Informações e venda de ingressos : www.fundicaoprogresso.com.br
Abertura da casa: 22hrs
Capacidade: 4.000 pessoas
Telefone para informações: (21)3212-0800
E-mail: contatofundicaoprogresso@gmail.com.br
Classificação etária: 18 anos