segunda-feira, 17 de abril de 2017

BDG Sessions Recife aporta com a missão de dar vazão à música independente


Parceiro da UOL, o BDG é uma das maiores plataformas de música do país. Primeira edição na capital pernambucana está marcada para o dia 22 de abril, com a banda Trattores

Por Bruno Collaço

Que Recife é uma cidade conhecida por sua efervescência cultural e por ser um caldeirão de bandas independentes de alta qualidade técnica, não é nenhuma novidade. Mesmo assim, é consenso entre os músicos da capital pernambucana que faltam iniciativas na região que possam dar espaço para a apresentação destes trabalhos. É de olho neste fato e com a proposta de dar vazão à produção independente local que o projeto BDG Sessions aporta na manguetown.

A primeira edição do evento está marcada para o próximo dia 22 de abril, a partir das 21h, no Espaço Preto no Branco (localizado na Rua Vigário Tenório, 199, Bairro do Recife), com a apresentação da banda Trattores e discotecagem do DJ MV Milk. A entrada custa R$ 15 e está à venda na internet. Os ingressos são limitados, porque a proposta é tornar o ambiente um espaço intimista.

Parceiro do UOL há mais de 10 anos, o BDG (sigla pra Bandas de Garagem) é uma das maiores plataformas de música independente do país. Neste espaço os grupos podem compartilhar suas músicas, releases, outros materiais, e compartilham espaço com outros trabalhos do Brasil inteiro. Apenas do Recife, existem 1074 bandas cadastradas.

Até o momento, apenas em São Paulo acontecem eventos realizados pelo BDG Sessions com o objetivo de dar espaço a estes grupos independentes. E foi somando o know-how recifense com a música e a vontade de produzir algo na manguetown que alguns produtores tiveram a ideia de trazer este case de sucesso para a capital pernambucana. “Na verdade, foi algo meio que natural. Eu já escrevia há alguns anos no BDG e quando me mudei para o Recife no começo deste ano, o BDG Sessions (ideia de bandas tocando ao vivo) caiu no meu colo. Junto a uma galera responsa daqui, adotamos o filhote e alimentando quase diariamente ele acabou saindo do papel”, afirma Marcus Vinicius Leite, jornalista responsável pela nova filial no Recife.

A banda que vai dar o pontapé desta empreitada nordestina é a Trattores, sexteto pernambucano com sangue latino correndo nas veias e que faz sua estreia já com uma penca de coisa pra mostrar nos registros virtuais: um compacto com duas músicas, clipe e uma interatividade com as mais diversas influências – Ragga, Ska, Cumbia juntamente com pitadas de elementos eletrônicos.

Gustavo Kamara que divide o vocal com Carlos Eduardo Petruchio e a argentina Chula Blasco, ressalta: "Pra gente é uma alegria. Somos instigados pela busca por novas experiências e o BDG parece ter isto como princípio, um lugar de busca pelo novo. É uma parceria que me parece bonita desde já e que vai trazer muitas coisas boas para a cidade", conclui.

O local escolhido para a estreia da empreitada no Recife foi o Espaço Preto no Branco, localizado há poucos metros do Marco Zero, ponto turístico e pontapé inicial da história da manguetown. Para Marcus Iglesias, um dos produtores do BDG Sessions Recife, “a ideia de fazer no Preto no Branco tem tudo a ver com a energia que o lugar tem. Das janelas lá de cima a gente consegue visualizar o bairro inteiro e essa é uma sensação de pertencimento da cidade muito legal de sentir”, explica. Já Kássio Almeida, diretor artístico, acredita que “levar o Sessions para o Recife Antigo, além da questão simbólica, é interessante porque estamos fazendo com que a musica de Pernambuco circule da maneira que ela merece”.

A próxima edição do BDG Sessions Recife já tem data marcada, também no Espaço Preto no Branco. Será no dia 19 de maio, com a banda Dirimbó, que vai lançar na ocasião o single ‘Deixar Tu Loks’ (presente no novo EP da banda).

Serviço
BDG Sessions - Recife/PE #1 edição

Banda Trattores e discotecagem de MV Milk
Espaço Preto no Branco – (Rua Vigário Tenório, 199 - Recife Antigo).
22 de abril (sábado) | 18h
R$ 15 (no local) ou online no Sympla


Nenhum comentário:

Postar um comentário