Com exceção do Lars Ulrich, único músico na história do rock que regrediu com os anos de estrada, o Metallica é uma banda perfeita no palco. Tecnicamente falando, James, Kirk e Trujillo sobram. Nem o problema no P.A. durante a música Ride The Lightning foi capaz de ofuscar o show da banda no Rock in Rio 2015. Por meio de nota, a organização do Rock in Rio se manifestou sobre o problema de som e luz durante o show do Metallica, alegando que se tratava de uma desconexão de linhas de saída da mesa de som."A organização do Rock in Rio informa que a parada do som no show da banda Metallica ocorreu pela desconexão da linha de saída de som entre a mesa da banda e a do festival".
Mas, tanta perfeição tem seu ônus. Desde 2008, quando foi lançado o álbum Death Magnetic, que o grupo faz praticamente o mesmo show. E, é exatamente aí que mora o perigo. Tive a oportunidade de ver o grupo ao vivo em 2010 (Morumbi), 2011 e 2013 (também no Rock in Rio). Hoje, a banda já não tem o mesmo tesão de estar no palco. Tudo é milimetricamente ensaiado. Desde a rodadinha de Trujillo em Seek And Destroy até a brincadeira de Hetfield, com a palheta, durante Nothing Else Matters. Os músicos nem se olham direito durante o palco. Sabemos que shows de turnê segem um padrão, mas a impressão é que todo aquele prazer de tocar ficou completamente de lado e temos no palco quatro excelentes profissionais que seguem o script e ponto. Ironicamente, os melhores momentos do show dessa madrugada, no Rock in Rio 2015, foi durante o bis, aberto com o cover Whiskey in The Jar e encerrado com Enter Sandman.
Enfim, o Metallica sempre será o velho e bom Metallica. Mas, sinceramente, acho que a banda precisa de férias. Até mesmo para que os músicos tenham tempo de concluir o novo álbum e compor novas músicas. Eu fico na espera e aguardo para que seja cumprida a promessa do baterista, feita no fim do show de hoje, de que a banda vai retornar em 2017 com músicas e um novo álbum na bagagem.
Abaixo o repertório completo apresentado na segunda noite do Rock in Rio 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário