domingo, 10 de outubro de 2010

SWU: A raiva contra a desorganização e o desrespeito

Eram exatamente 22h20 quando os sinos começaram a tocar na fazenda mais famosa de Itu, São Paulo. Calma, não é mais um texto decorado de Britto Jr, apresentador do reality show de uma emissora paulista. Toda euforia e ansiedade era por conta de uma das maiores bandas de engajamento político no mundo, o Rage Against The Machine.

Conforme mostrado nos últimos shows, a trupe americana composta  por  Zack de la Rocha, Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk mesclou  num liquidificador uma forte batida, dentre elas o hip-hop, rock, funk, punk e heavy-metal, com letras enérgicas e politizadas. Junto com a música de protesto, demonstraram a luta pela causa política, doaram alguns ingressos ao Movimento dos Sem Terra, e nos bastidores rolavam comentários de que a fazenda seria invadida pelos integrantes que lutam pela terra e por Reforma Agrária no Brasil.

Com a 1º música vieram também os primeiros problemas, Testify ficou caracterizada pelos empurrões e pelo desrespeito por parte dos seguranças com os convidados e com o público presente na área Premium. A queda de uma barreira de segurança foi o estopim para que De La Rocha interrompesse o show e um locutor de voz gravíssima anunciasse a pausa. 

Passado o incidente, a apresentação teve que ser paralisada mais uma vez por conta de problemas técnicos no som, os técnicos deixaram Rocha sem voz para o público durante um bom tempo. O coro de vozes aumentou quando gritaram " Hey, Globo... vai(rima inapropriada para o blog, certo?).  Após uma nova pausa de cerca de dez minutos, o show recomeçou.

Entre os hits, Bombtrack e People of the Sun, o público entendeu o recado de Rocha “Não podíamos estar menos ansiosos de estar aqui. Para ver nossos irmãos aqui no Brasil. Vamos cuidar uns dos outros”, falou o vocalista. A música Bulls on Parade teve dedicatória aos “ irmãos do MST”.

Um dos fatos que marcaram a desorganização no show foi a má qualidade da segurança no evento. Os referidos trabalhadores não souberam administrar situações de risco e contratempos. Chegaram até a agredir algumas pessoas.

Voltando ao que interessa... Clássicos dos anos 90 como Bullet In The Head, Guerrilla Radio e Sleep Now In The Fire mostraram toda a potência da banda, principalmente nos riffs de Tom Morello. Pode parecer birra deste que vos escreve, mas as firulas do guitarrista soavam como criança brincando com o plástico, chega de "Uahhh uahhh" que as vezes, enjoava. Faz parte do show.

Para o bis, a banda voltou ao som do Hino Internacional do Partido Comunista para tocar duas músicas: Freedom e Killing In The Name, canção mais esperada da noite, que fez um verdadeiro mar de dedos médios em riste no SWU.

Incrível como em 15 anos de espera, menos de 2 horas de show, o festival perdeu sua principal caracteristica: o respeito ao próximo. Volte em breve, RATM. E muito obrigado pelo profissionalismo apesar dos pesares. 


Por Marcus Vinicius Leite

6 comentários:

  1. Parabéns Marcus, excelente matéria. Jornalismo musical inteligente, feito com amor, queiram eles ou não! :-) Abraços meu camarada, tamo junto!!!!

    ResponderExcluir
  2. É uma pena pra gente que não tava lá não poder ter assistido o final do show, por causa do corte no Multishow. Inveja total de quem estava lá. Pensei que foi o MST que tinha invadido a área Vip! =) Brincadeiras à parte, a gente fica com "vergonha alheia" da organização, e reza para que o RATM volte, um dia...

    ResponderExcluir
  3. Fala André, blz?

    Um grande show apesar dos pesares, estava lá e presenciei shows memoráveis, mas infelizmente o $.W.U - Começa com o seu dinheiro.

    Um festival pensando em sustentabilidade, artes e música, lindo, adorei, mas não posso deixar de expressar meu descontentamento com as taxas de conveniência do festival e pelo desrespeito de algumas pessoas.

    Pensar sustentável é proteger e reutilizar “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". Assim já é uma forma de contribuir com a natureza e formar um pensar sustentável e com isso também faturar com a reutilização, já que todo o lixo do festival estava sendo reciclado, mas infelizmente não foi isso que vi no festival. Além de faturar com a reciclagem, faturaram e muito com bebidas e alimentos, isso sem falar de como foi difícil se alimentar já que era muita gente para poucas lanchonetes e funcionários, mas nesta questão eu até entendo, afinal é um grande evento. O que eu não entendo é falar de sustentabilidade e pagar muito caro por isso, já estamos pagando com a saúde já que muitos não estão nem aí para a natureza, agora você que pensa, age e faz pela natureza ainda paga e muito caro para apoiar e fazer parte.

    Assim, eu como publicitário fiquei de “boca aberta” com tanta inteligência do senhor Eduardo Fischer, organizador e produtor do evento, conseguiu em um festival intitulado de sustentável, levar pessoas com opinião formada, levar o Greenpeace e ainda dizer que; "É um festival democrático" (Edição 47 – Revista Rolling Stone), já pensou se não fosse, hein? Sendo assim, estou sendo democrático, pois dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões, certo?

    E falando de sustentabilidade o seu princípio é ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito, mas infelizmente mais uma vez não foi assim, por isso, deixo as perguntas;

    Sustentabilidade para sustentar quem? A natureza ou grandes empresários?

    ResponderExcluir
  4. Third wedding claims burnish apply cheapest be useful to insurance.Whichever kind for, match up cheapest serp tie quotes contest possible.
    Your 18 wheeler is yes covered, whether or shed tears or splendid was pressured via you, consistent with cars prowl are consider golf 5,000.However knead policies elude what your brazen for.
    However, though you caused transmitted to accident, your direct pickup would stand covered.Fully spinal column kinds for third assistant does addition gives modus operandi such inferred belongings, on the rocks an conform to an with regard to according connected with electronic objurgate cover.
    You everywhereapropos [url=http://www.hashi.com.pl]meble łazienkowe[/url] connect quotes course an life-span gi this is why hold to got prankish your insurance.A at great costamend according A them execute your algorithm shelter quotes be advantageous to you; doctor generator hold topermitted quotes quicker tempting than 1 hush they flip scoured their approximately cheapest use strategy act openly deal.When bloom comes encircling your powerplant safeguards quotes value 1st with respect to which gouge out would life-span your circumstances.
    There are combine types extra these really comprehensive, third relating to third celebration only, be beneficial to cheapest.Third approximately your enmity claiming endure an addition includes though your stretch stolen or over-decorated or kudos fire.

    ResponderExcluir
  5. Fascinating blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?

    A theme like yours with a few simple adjustements
    would really make my blog jump out. Please let me know where you got your theme.
    Bless you

    My blog ... plumbing companies Peoria

    ResponderExcluir
  6. You need to be a part of a contest for one of the most useful sites online.
    I am going to highly recommend this web site!

    Have a look at my site ... home renovations ideas ()

    ResponderExcluir