quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Que Rock é esse?!


Inspirado na série de programas exibidos pelo canal Multishow, resolvi embarcar no tema para falar um pouco sobre o rock atual. Num passado não muito distante, ser rocker, ou melhor, “roqueiro”, era sinônimo de rebeldia e atitude. O mesmo que ser membro de uma facção, que no lugar dos rifles, usava os riffs de guitarra, para transmitir uma idéia, uma ideologia e forma de viver. Malucos? Talvez. Mas malucos beleza, como bem cantou o Raul. Hoje mais pedido do que nunca, através do famoso “Tooooca Rauuuuuuull!!!!”.
Mas e o Rock de hoje, é o mesmo? Afinal, que rock é esse que trocou atitude por estilo?

Antes, a atitude fazia o estilo. Para citar apenas um exemplo temos o movimento punk que criou tendências e hoje, por ironia do destino, dita moda. Pois ser Punk é ser fashion. Naquela época, usar roupas rasgadas era conseqüência de muita “botinada” nas rodas de pogo, do perambular em busca de inspirações para mais um ato rebelde, do não fazer nada por falta de grana, inclusive para comprar uma roupa nova.
Hoje, o estilo “faz a atitude”, pelo menos para uma grande maioria. Atitude expressa “nuns pano de marca” e muitas tatoos pelo corpo. Queria ouvir o que diria o Sid, ele mesmo, o Vicious, se ainda estivesse por aqui. Ah, como eu queria saber qual seria a sua reação...

Tudo bem, o Rock mudou. Os riffs, antes tocados com virtuosismo ou mesmo com apenas três acordes cheios de atitude, hoje quase não existem mais. Afinal, hoje temos as pedaleiras com os seus “delays e wah-wahs”, diferente do Hendrix que tirava o som da rocha, na forma de valvulados. As bandas de garagem foram trocadas pelas bandas de estúdio. Toda evolução é bem-vinda, mas que nunca se perca a essência, pois o rock não morreu, e enquanto existir um único maluco a gritar “Toca Rauuuuullll”, dificilmente morrerá. Longa vida ao Rock N’ Roll!!!!

4 comentários:

  1. É isso aí brother! A evolução tecnológica jamais vai superar o som cru dos anos de ouro (70 e 80). abçs

    ResponderExcluir
  2. Ainda há os que resistam. Se não há mais garagem, aquele estúdio com cheiro de chulé e infestado de baratas a susbstitui com dignidade. E viva a podridão! E viva Os Elísios, rock de Brasília como antigamente!

    ResponderExcluir
  3. Pois é velho...
    Fiquei me lamentando durante muito tempo por causa disso hehehe, por ter nascido na epoca errada e tal, sei la... mas procura em sampa que voce acha bandas que tocam o bom e velho r'n'r ainda...

    jamais morrera!

    ResponderExcluir
  4. Acho legal haver um programa que fale sobre a história do rock.
    O problema é quem é convidado para comentar - uma vaca morfética denominada Kika (ou Pika), não sei, disse só que o Guns and Roses é mais importante do que Black Sabbath para a história do rock.
    Ninguém merece ouvir uma merda dessa!
    Essa puta não tem mãe!
    Poser de merda!

    ResponderExcluir