sábado, 27 de março de 2010

Legionários comemoram os 50 anos do poeta



Se estivesse vivo, Renato Russo completaria 50 anos de idade neste sábado, dia 27 de março. O cantor, líder da Legião Urbana, morreu no dia 11 de outubro de 1996, vítima de complicações de saúde em decorrência da AIDS. Emblemático, Renato Manfredini Junior é até hoje um dos autores mais celebrados. Não à toa, o cantor tornou-se ícone da geração mais importante que o rock nacional já teve.

E para celebrar os cinquenta anos de Russo, dois projetos chegam às lojas. O CD "Duetos" e o livro "Como se não houvesse amanhã", no qual 20 autores recriam, em forma de conto, as músicas da Legião Urbana. Outro presente reservado para os fãs é o longa-metragem "Somos tão jovens", que vai narrar a história de Renato Russo.

Neste sábado, também chega às lojas a compilação "Duetos", com gravações de Renato ao lado de nomes como Dorival Caymmi, Herbert Vianna e Leila Pinheiro. A Rede Globo prepara ainda uma homenagem ao cantor no programa "Altas Horas", que receberá o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá, que vão se apresentar juntos na TV pela primeira vez desde o fim do grupo, no ano em que Renato Russo morreu.

Passados 27 anos desde o surgimento da Legião Urbana, em 1983, e a música de Renato Russo continua tão viva quanto atual. Seja nos versos de “Que País é Este?” ou “Geração Coca-cola”. Nas rimas dóceis de “Eduardo e Monica” ou nos longos nove minutos de Faroeste Caboclo. E assim permanecerá para sempre, afinal “todos os dias quando acordamos, não temos mais o tempo que passou, mas temos muito tempo, temos todo o tempo do mundo”.

Urbana Legio Omnia Vincit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário