quarta-feira, 31 de março de 2010

"Roots" do Sepultura é a terceira maior capa da Roadrunner

Desde 1910 músicos têm associado as artes visuais com sua produção fonográfica na forma da toda-poderosa capa de disco. E desde 1987, a gravadora Road Runner tem sido uma fonte de imagens visualmente deslumbrantes e perturbadoras no vasto mundo da arte em discos, ainda assim honrando a tradição. Seja usando uma imagem para dar o tom para o que há de seguir-se em seus falantes, ou como meio de marcar eternamente uma gravura com um título, não há dúvida da força da capa do disco – que é porque o selo revisou todo e cada disco lançado pela Roadrunner Records nos EUA para achar as maiores capas em sua comemorada história.

Votados pelo staff da Roadrunner ao redor do mundo, mostrando o icônico contra o blasfemo, o pintado contra o fotografado, assim como a arte encontrada contra a arte licenciada, nós lhe damos as “Dez Maiores Capas de Disco na História da Roadrunner” - uma de cada vez.

Em terceiro lugar está o último disco do grupo brasileiro de Metal Sepultura com o frontman Max Cavalera no microfone, “Roots”, que saiu em 1996, enquanto a paisagem do Metal realmente começou a mudar em uma nova direção. Os brazucas marcaram época, pois realizaram uma forte fusão do forte som da banda, com música brasileira e outros experientalismos; a banda, que sempre utilizou-se de influências da música brasileira, nunca o havia feito em tão alto teor como neste álbum. Alinhado com as músicas de afinação baixa daqueles tempos e honrando as tradições experimentais do Sepultura, “Roots” basicamente impulsionou o retorno da banda a suas raízes brasileiras.

Este álbum foi um grande divisor das águas para a banda, pois seu aspecto inovador não agradou muito seus fãs mais antigos. Porém o álbum se tornou uma referência para várias bandas que posteriormente seriam chamadas de nu metal - entre elas o Soulfly, banda que Max Cavalera montou após sua saída da banda, que ocorreu durante a turnê desse álbum.

Para visualizar a lista completa: http://www.roadrunnerrecords.com/news/Countdown-To-The-Greatest-Album-Cover-in-Roadrunner-History-21088.aspx.

Por Marcus Vinicius Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário