quinta-feira, 4 de março de 2010

Reunião do Velvet Underground não terá co-fundador


O VU sempre foi conhecido pelo som alternativo, desvinculado de interesses comerciais e que focalizava quase sempre temas relacionados ao submundo (narcóticos, prostituição, criminalidade, etc). Demoraram anos para serem reconhecidos pelo grande trabalho, o que só prova o quanto a sonoridade deles estava bem à frente de sua época.

Depois de encerrar as atividades em 96, o grupo volte e meia dá as caras, em reuniões esporádicas. Mas em entrevista à rádio BBC Music 6, o co-fundador do grupo, John Cale, afirmou que não possui interesse em tocar com seus ex-companheiros do Velvet Underground. O artista alegou uma série de motivos para sua negativa. Entre eles, a morte do guitarrista original do grupo, Sterling Morrison, em 1995; o fato de estar afastado, como compositor, do trabalho com a banda; o distanciamento existente entre ele e os outro integrantes; e, principalmente, deu a entender que o retorno será meramente comercial.Para John Cale, a reunião “Seria algo sem ligação com o passado”, já que o principal motivo seria o de ganhar dinheiro com os shows.

A última reunião do grupo foi para uma turnê de retorno em 1992/93. Cale e Lou Reed tocaram juntos ainda em 1996, quando o Velvet Underground foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. Conforme noticiado, recentemente membros da banda se reuniram na Biblioteca Pública de Nova York, sem John Cale. Atualmente, o músico está apresentando um show temático, onde executa na íntegra um de seus álbuns solo mais aclamado: "Paris 1919", de 1973.

Por Marcus Vinicius Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário