domingo, 21 de julho de 2013

Mistureba harmônica


O que acontece quando um guitarrista de rock decide trocar os pedais de distorção por violões, ukeleles e xilofones? O resultado dessa experiência poderá ser ouvido em "Manha~", primeiro EP do compositor e produtor brasiliense Kelton, com lançamento previsto para o final deste mês e dois singles já disponíveis para stream gratuito na internet.

Guitarrista autodidata há mais de dez anos, Kelton se cercou desde a infância por gostos musicais variados. "Em casa eu ouvia as duas coisas: rock e música brasileira. Meu pai ouvia Queen, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso. Já a minha mãe ficava com Chico Buarque, Emilio Santiago, Elis Regina, todos esse intérpretes sinistrões da MPB. Essa dualidade deve ter ficado impregnada no meu DNA musical!", comenta o músico.

Apesar desse ecletismo, foi nas bandas de rock da cena independente de Brasília que Kelton teve a maior parte de suas vivências musicais. Ao longo desse período, acumulou uma série de canções que, por seu aspecto intimista, não se encaixavam no som “nervoso” das bandas em que tocava, além de exigirem uma interpretação muito pessoal. "Eram músicas com uma pegada mais ligada à música brasileira, mais baseadas na nossa coisa do 'voz e violão'... E as letras falavam de coisas muito minhas. Então eu concluí que era a hora de 'sair do armário' não apenas como compositor, mas também como intérprete", explica.

"Manha~" apresenta cinco canções retiradas desse repertório "não-roqueiro". O disco foi totalmente gravado pelo próprio músico, entre junho de 2012 e junho de 2013, em estúdios de amigos e no seu próprio apartamento. A mixagem foi feita em Los Angeles pelo parceiro musical Rudá Carvalho, cujo próximo disco está sendo produzido por Kelton.

O título, que surgiu de um erro de digitação no computador, evoca a dupla característica das canções do disco: são sons matinais e carregados de uma certa sutileza, uma "manha". "De certa forma, acho que elas falam da procura por caminhos alternativos nesse labirinto de desconfortos e desencontros da vida urbana. Pra mim, elas falam de não deixar o coração embotar com tanta coisa ruim que acontece com a gente, não perder a capacidade de sentir e sonhar".

O primeiro single do EP, "Demora", foi lançado no final de maio; o segundo, a balada folk "Sem concerto", acaba de ser disponibilizada pelo músico. O lançamento completo do EP ocorre  ocorrer ainda este mês e um show de estreia já está nos planos do compositor. "Não basta gravar, tem que colocar o bloco na rua!", brinca o músico.

https://www.facebook.com/keltonfeice
https://soundcloud.com/keltonsolo/
keltongomes.com


SERVIÇO:
Lançamento do EP - Manha~ - KELTON GOMES
Local: 10 0 13 Jazz Pub (408 Sul)
Dia: 08 e 09 de Agosto, a partir das 21h
Ingressos: R$ 10
Classificação Indicativa: 16 anos

Um comentário: