domingo, 20 de setembro de 2015

O Metallica precisa de férias


Antes de ler esse texto é preciso desligar-se de qualquer pré-julgamento. Mais do que qualquer preocupação jornalística, segue a opinião de um fã do Metallica. Certo é que James, Lars, Kirk e Trujillo precisarão se esforçar muito se um dia tiverem a intenção de fazer um show ruim. E, ainda que tentem, será muito difícil eles conseguirem tornar uma apresentação da banda um programa sacal e sem graça. A história do grupo e todos os seus hits jamais permitirão isso. Qualquer show do Metallica sempre vai ser um programão.

Com exceção do Lars Ulrich, único músico na história do rock que regrediu com os anos de estrada, o Metallica é uma banda perfeita no palco. Tecnicamente falando, James, Kirk e Trujillo sobram. Nem o problema no P.A. durante a música Ride The Lightning foi capaz de ofuscar o show da banda no Rock in Rio 2015. Por meio de nota, a organização do Rock in Rio se manifestou sobre o problema de som e luz durante o show do Metallica, alegando que se tratava de uma desconexão de linhas de saída da mesa de som."A organização do Rock in Rio informa que a parada do som no show da banda Metallica ocorreu pela desconexão da linha de saída de som entre a mesa da banda e a do festival".

Mas, tanta perfeição tem seu ônus. Desde 2008, quando foi lançado o álbum Death Magnetic, que o grupo faz praticamente o mesmo show. E, é exatamente aí que mora o perigo. Tive a oportunidade de ver o grupo ao vivo em 2010 (Morumbi), 2011 e 2013 (também no Rock in Rio). Hoje, a banda já não tem o mesmo tesão de estar no palco. Tudo é milimetricamente ensaiado. Desde a rodadinha de Trujillo em Seek And Destroy até a brincadeira de Hetfield, com a palheta, durante Nothing Else Matters. Os músicos nem se olham direito durante o palco. Sabemos que shows de turnê segem um padrão, mas a impressão é que todo aquele prazer de tocar ficou completamente de lado e temos no palco quatro excelentes profissionais que seguem o script e ponto. Ironicamente, os melhores momentos do show dessa madrugada, no Rock in Rio 2015, foi durante o bis, aberto com o cover Whiskey in The Jar e encerrado com Enter Sandman.

Enfim, o Metallica sempre será o velho e bom Metallica. Mas, sinceramente, acho que a banda precisa de férias. Até mesmo para que os músicos tenham tempo de concluir o novo álbum e compor novas músicas. Eu fico na espera e aguardo para que seja cumprida a promessa do baterista, feita no fim do show de hoje, de que a banda vai retornar em 2017 com músicas e um novo álbum na bagagem.

Abaixo o repertório completo apresentado na segunda noite do Rock in Rio 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário