domingo, 21 de fevereiro de 2016

Rolling Stones: ainda há muita lenha pra queimar, amigos!

Por Marcus Vinicius Leite
Dez anos depois de pisarem na praia de Copacabana para cerca de dois milhões de pés cravados nas areias, os vovôs dos Rolling Stones, escolheram os cariocas novamente para a abertura da "América Latina Olé", neste sábado, 20, no Estádio Jornalista Mario Filho, vulgo Maracanã.

Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood esbanjam vigor e destilam no palco um set de sucessos clássicos dos mais de cinquenta anos de carreira  como "Gimme shelter, "(I can’t get no) Satisfaction", "Jumpin' Jack Flash", "Sympathy for the devil", "Start me up" e "Miss you". Além de algumas surpresas do vasto repertório pra fã xiita nenhum botar defeito. A chuva, já conhecida como espanta-público dos shows, mais uma vez, cumpriu o seu papel. Isso fez com que o Ultraje a Rigor, escalado como banda de abertura, suasse a camisa para cativar o mais afastado ouvido alheio. Com isso, o enorme espaço dedicado aos mais endinheirados, que representava mais da metade do espaço em frente ao palco até a arquibancada do fundo, ficou vazio.

Com força de hits oitentistas e alguma sobrevida na década de 1990, como a já clássica Inútil e a infalível Sexo!! e a divertida Ciúme, Roger Moreira berrou as ideologias políticas como de costume e tratou o público de maneira hostil, o que deixa claro que, devemos admirar a obra e não suas ideologias. Remota aquela velha máxima de nossos avós: " Artista em fim de feira é assim mesmo, meu filho". O único modo de lidar com o fanatismo ideológico é ignorá-lo e concentrar a atenção em pessoas que têm a mente suficientemente aberta para dar importância a evidências e para o prato principal, ignorando as entradas.


Vestido com calças pretas, camisa preta e camisas de seda, Jagger se valeu da excelente saúde de que gozam os 72 anos evocando excessos do passado de "a maior banda de rock and roll", formada em 1962. Se você chegou até aqui esperando uma novidade, me desculpe. Este texto não traz nada que você já não sabia ou que a wikipédia ou até mesmo o youtube não o façam por ti. Mas, ainda assim, buscarei achar um meio termo entre uma fabulação mínima, porém eficiente, e uma longa, mas não-chata-pra-caramba. Farei de tudo para escrever ao menos 300 nas redes sociais nos próximos dias para descrever o que é vê-los ao vivo.


Dispensarei a linguagem tosca ao me referir aos críticos do pé frio Mick, sem imaginar que, hoje em dia, uma prosaica câmera de vídeo pode ser bem mais eficaz que o mencionado cantor em termos de azar pra quem sabe viralizar nos aplicativos instantâneos. Olharei com grande complacência para jornalistas daqui pra frente pós-show que se entregarem à elaboração de material ficcional quanto ao delírio coletivo de ver os vovôs hoje. E assim, como um guardião da verossimilhança, lançarei mão do recurso "foi bom mesmo".

Usarei com parcimônia o "porra, foi du caralho! Quero mais!" e às vezes, o ponto-e-vírgula; exceto nos casos em que a Gramática o permitir. Fugirei como o diabo da cruz da expressão “ foi ruim por conta de(o)”. Hoje, muitos no Maracanã, buscaram o verdadeiro sentido da palavra metanoia. E , por fim, terei uma atitude civilizada e racional para com os que ficam no nhém-nhém-nhém comparativo de Stones vs Beatles. Amém.


SETLIST:

1. Start Me Up
2. It's Only Rock n' Roll (But I Like It)
3. Tumbling Dice
4. Out of Control
5. Like a Rolling Stone - escolhida pelo público
6. Doom and Gloom
7. Angie
8. Paint it Black
9. Honky Tonk Women
10. You Got The Silver
11. Before They Make Me Run
12. Midnight Rambler
13. Miss You
14. Gimme Shelter
15. Brown Sugar
16. Sympathy for the Devil
17. Jumpin' Jack Flash

Bis:
18. You Can't Always Get What You Want
19. Satisfaction

Nenhum comentário:

Postar um comentário