terça-feira, 7 de agosto de 2012

OQuadro: Rap sem limites

Falar do hip-hop baiano sem citar o trabalho dessa galera de Ilhéus é tão inevitável quanto falar do Vaticano sem citar o Papa.  Do início das atividades em 1996 até os dias de hoje muita água rolou. A cena musical mudou, tendências passageiras surgiram, artistas abriram mão de suas ideias e muita gente ficou pelo caminho. Mas alheios a qualquer modismo ou chuva passageira, OQuadro segue inabalável, na ativa, e mais vivo do que nunca. Além das influências distintas - que vão do rock ao dub, passando pelo jazz, ragga e ijexá – o grupo traz na bagagem o aprendizado de todos os anos na estrada, tocando no mais underground dos guetos ou no teatro Castro Alves.

E o resultado do primeiro (e tão aguardado, diga-se de passagem) disco da banda não poderia ser outro: música de primeira linhagem, que transcende ao comum e foge de qualquer clichê. O CD homônimo traz 11 músicas, como as clássicas “Evolui (Bem Aventurados)”, “Balançuquadro” e “Planeta Diário”.  Gravado no estúdio da produtora Coaxo do Sapo e mixado pelo produtor e engenheiro de som, Buguinha Dub, o álbum conta com participações importantes como de Guilherme Arantes, da rapper Lurdez da Luz e do Mc Dimak.

Vitor Irregular (batera), Rans, Freeza e Jef (vocais), Jahgga (percussão), Rico (baixo / EFX) e Rodrigo Dalua (guitarra / sinth) fazem valer cada acorde e cada rima, cada efeito e cada batida. Se fosse necessário definir tudo em uma sua palavra, sem dúvida feeling seria a melhor delas. Os moleques do litoral sul baiano cresceram cantando a verdade e mostrando que 16 anos não são 16 dias, afinal “bem aventurados os que não morrem estagnados e bem ditos sejam os que evoluem”.

 Clique aqui para ouvir o disco na íntegra.

3 comentários:

  1. A bagagem musical de cada um faz essa mistura muito boa que é OQuadro.
    Deus os abençôe! Vamos ouvir muita coisa boa vindo deles ainda.

    Marina.

    ResponderExcluir
  2. Boa amigo, mandam muito, vida longa e boa música de atitude chegando a todas as sombras...

    ResponderExcluir
  3. Esses meninos tem historia e muita bagagem ao longo dos dos anos de luta. Parabéns a família OQuadro

    ResponderExcluir