sexta-feira, 27 de junho de 2008

Coldplay reafirma a sua postura de banda sem limites


Em "Viva La Vida or Death and All His Friends", quarto disco do Coldplay, a evolução dos ingleses fica explícita em faixas como Lost!, Viva La Vida, Violet Hill e Lovers in Japan.

O tão aguardado álbum chama a atenção não só pela qualidade técnica do quarteto, mas, principalmente, pela segurança e criatividade ao experimentar instrumentos no mínimo inusitados. Como um sino (isso mesmo, um sino idêntico aos de igreja!) em Viva La Vida e a sonoridade surpreendentemente agradável do wardrum (um instrumento percussivo, algo como um tambor de guerra, com diz o nome) utilizado em Violet Hill e Viva La Vida.

A idéia de usar um "tambor de guerra" em uma canção como Viva La Vida – faixa que dá título ao álbum - é um tanto paradoxal, já que um instrumento usado por tanto tempo com a intenção de ditar o ritmo das batalhas desta vez foi usado como uma peça fundamental de um arranjo, no mínimo, emocionante.
Como de praxe, o disco traz muitas baladas, que de cara nos fazem reconhecer e identificar o timbre de voz marcante de Chris Martin. Destaque também para as faixas Strawberry Swing e Cemetery of London, umas das mais rápidas do disco.
Sem dúvida, "Viva La Vida or Death and All His Friends" é um álbum que merece fazer parte da discografia.

*colaborou com essa matéria Uallace Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário