terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O futuro do rock na indústria musical - Parte 6576543,4

O assunto já foi tema de fóruns e todo bla-blá-bla possível e desta vez, executivos já afirmam que os agentes de música estão com medo de apostar em bandas rock. Quem é o autor dessa afirmação? Trata-se de Jim Chancellor, da Fiction Records.

Os britânicos do The Vaccines, que lançou seu álbum de estreia no ano passado, afirmou que os discos do segmento não deveriam ser baseados em vendas.

"Tantas pessoas falam sobre a morte do rock, mas existem ótimos álbuns contemporâneos", disse o vocalista Justin Young ao Gigwise.

Segundo ele, essa discussão já é velha e irritante. "Vários grupos dos anos 80 não tiveram impacto nos charts, mas não deixaram de ser importantes. É entediante". O fim do rock é um assunto comentado por vários músicos. Desde Noel Gallagher, que mostrou desagrado pelo domínio das músicas Pop nas rádios ao Tom Meighan, vocalista do Kasabian. "Existe uma escassez de Rock n' Roll neste momento. Estou feliz por estarmos aqui. As pessoas têm medo de fazer algo que soe bom nas rádios", afirmou.

O rock perdeu sua “originalidade” por conta do interesse comercial? Talvez. A cultura passou a ser aviltada pelo interesse do sistema capitalista. E na onda de citar autor em textos, Adorno certa vez questionou no “O fetichismo na música e a regressão da audição” quais seriam os problemas que a reprodução da música por meio do disco e do rádio trariam à cultura.
Além disso, fazendo uma análise musical, tomando o jazz como principal referência, o autor vai demonstrando como determinados padrões de repetição estética empobreceriam o gosto musical das pessoas.

Sem dúvida, nos dias de hoje, muitas pessoas moldam seu gosto musical por meio de padrões estéticos e simbólicos oferecidos pelos meios de comunicação. Ao mesmo tempo, as gravadoras cada vez mais se preocupam em vender do que privilegiar o processo criativo livre dos artistas.

A porrada na cara dos empresários foi tão grande que até mesmo o conceito de banda "grande" mudou. Hoje, uma banda para ser conhecida nacionalmente não precisa de uma grande gravadora, um bom CD, a divulgação do seu material musical pela internet é o suficiente...


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