sábado, 15 de novembro de 2008

Raridade: Álbum branco 0000005 está a venda na internet

Uma das primeiras cópias do "Álbum Branco" dos Beatles foi colocada à venda no site de leilões eBay, segundo nota publicada no site do semanário britânico "New Musical Express".

A prensagem original do disco, cujo lançamento completa 40 anos no dia 22 de novembro, recebeu números de série individuais impressos na capa em alto-relevo, conforme a ordem de fabricação. As primeiras quatro cópias foram dadas aos quatro integrantes da banda e nunca estiveram disponíveis no mercado de discos raros.

A cópia, oferecida no ebay por um vendedor localizado na Áustria, é a de número 0000005 --a primeira a ser fabricada após as que foram presenteadas aos Beatles - e conquistou o primeiro posto numa matéria da revista inglesa Record Collector que elegeu os 200 discos mais raros de todos os tempos.

Composto basicamente durante o retiro dos Beatles na Índia, o Álbum Branco, como ficou mais conhecido, levou quase 8 meses de trabalho de estúdio. E considerado o disco mais diversificado da banda e foi também o primeiro indício que o grupo estava se separando. A constante presença de Yoko e os primeiros problemas com a Apple fizeram deste um disco tenso, Ringo chegou a abandonar o grupo, mas retornou uma semana depois.

São 30 músicas dispostas em 2 LPs, numa coletânea de vários estilos musicais como Rock'n'Roll, Blues, Reggae, Soul, Country, Pop e mesmo uma colagem avant-garde. 'THE BEATLES' é também o adeus a fase psicodélica da banda e um prelúdio do que seria a música Pop do início dos anos 70. A própria capa, totalmente branca é exatamente o oposto do último disco 'Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band'.

Lançado em Novembro de 1968, o álbum alcançou o 1º lugar no dia 27 do mesmo mês, sendo o 1º disco duplo a alcançar tal posto e ser o disco duplo de maior vendagem da história ( apesar de ter sido batido em 1977 pela trilha de 'Saturday Night Fever' ). Em 1998, uma versão do CD, com capa dupla contendo o poster e as fotos originais foi lançada para comemorar o aniversãrio de 30 anos do álbum.

Até o momento, o lance mais alto oferecido pelo disco é de 1.070 libras (cerca de R$ 3.586). Quem quiser fazer um palpite ainda tem tempo.

Um comentário:

  1. Gente, que bacana. Item de colecionador mesmo. Taí um presente que eu adoraria poder dar ao meu pai (e, de quebra, ter aqui em casa). Somos grandes fãs dos Beatles!

    ResponderExcluir