A rua é lugar dos mais diferentes artistas, seja em esquinas, na calçada ou no metro, é fácil achar alguém tirando um som. A moda que antes era underground, agora ganha fama no youtube.
E tem artista famoso fazendo o caminho contrário, voltando para as ruas com o charme da improvisação.
Um exemplo é o La Blogotheque, criado pelo cineasta francês, Vicent Moon e o produtor Chryde em 2006, o projeto leva os artistas para se apresentarem em ruas de grandes cidades de forma improvisada.
A idéia de Concert a emporter, ou a take away show, é relacionar os artistas ao espaço urbano, fazer shows em lugares inusitados e intimistas. Já passaram por lá os caras da banda Phoenix, que encontraram uma acústica interessante embaixo de uma ponte em Paris para gravar Long Distance Call só com violões, teclado e voz.
O pessoal do Bonn Iver gravou na entrada de um hotel em Paris a música For Emma, à capella, o cantor Thiago Pethit fez uma performance no minhocão do centro de São Paulo. Mas o melhor é a galera do Arcade Fire tocando Neon Bible em um elevador apertado.
Outra ideia bacana é a do WatchListenTell, que segue a mesma linha de levar os cantores para a calçada, mas com bandas independentes. Lá você encontra os rapazes da Golden Silvers cantando magic touch, na porta da casa de alguém em uma rua de Londres. A acústica pode não ser perfeita às vezes, mas o tempo todo soa como se eles estivessem ali, perto de você.
Por Michelle Horovits, Especialmente para o VitrolaNews.
Nenhum comentário:
Postar um comentário