terça-feira, 4 de outubro de 2011

Rock in Rio de saudades



Metallica
Passada a ressaca de duas semanas entregues a muita música, chegou a hora de levantar a poeira, pensar no próximo bom show e colocar o Vitrola em dia. Os sete dias de muitos decibéis, shows inesquecíveis (outros nem tanto, é verdade) não deixam qualquer dúvida sobre a soberania do Rock in Rio como o maior festival de música do Brasil e um dos maiores do mundo.

Pela primeira vez fui ao Festival. Como todo mundo que passou por lá, saí impressionado com tamanha grandiosidade e qualidade de som e luz. Após um Rock in Rio na vida, o conceito do que é um show grande com certeza deve ser repensado.

Tambours Du Bronx
Dos shows que vi, cinco dificilmente sairão da memória: Sepultura e Tambours Du Bronx no palco Sunset (maior equívoco da produção), Slipknot, Metallica, Concerto Sinfônico Legião Urbana e Stevie Wonder. Cada um por sua peculiaridade. Sepultura: peso e entrosamento; Slipknot: performance e diversão; Metallica: energia e maior símbolo do metal; Concerto Legião Urbana: adolescência e Stevie Wonder por sua maestria.

Slipknot
É bem verdade que o Sepultura no palco Sunset foi um erro inadmissível da produção do evento. Colocar a maior banda de metal do Brasil no palco menor e com um som quase inaudível, enquanto ao mesmo tempo o palco principal era ocupado por uma "tal de Gloria" não tem explicação. Para todas as outras falhas que por ventura forem apontadas (filas enormes, preço das bebidas e alimentos...) qualquer justificativa será razoável. Mas colocar o Sepultura no palco Sunset não tem desculpa.


Orquestra Legião Urbana
Os números do festival falam por conta própria: mais de 160 atrações musicais nos sete dias de evento; 700 mil ingressos vendidos; 4 milhões de visitas no canal oficial no youtube, apenas no primeiro fim de semana; 25 mil camisas oficiais vendidas, sendo 12,5 mil com os dizeres “Eu fui” e outras 4 mil com os logos das bandas que se apresentaram, 10 mil chaveiros e 20 mil squeezes personalizados.

Stevie Wonder

Enfim, o Rock in Rio deixa saudades pela grandiosidade do evento e também pela oportunidade que os brasileiros tiveram de mais uma vez participar de um grande festival. Mais que estar frente a frente dos seus maiores ídolos, o Rock in Rio permitiu que ao menos por sete dias o Rock, independente da sua vertente, saísse do submundo para comandar a festa.

Todas as fotos desse post por rockinriooficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário