terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Grito Rock agita a cena em Brasília



Criado como alternativa para a programação do carnaval, o Grito Rock acabou se tornando o maior festival integrado da América Latina. Com o crescimento, extrapolou em muito a época de sua realização, pois começou em 22 de janeiro e termina somente no dia 28. Ao todo, participarão 78 cidades do país, além de Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).

Nesse processo, Brasilia vem ampliando sua participação desde 2005. Este ano, a cidade receberá os eventos no Museu da República com debates e workshops e os shows no Parque das Fontes no Parque da Cidade, nos dias 22 à 28 desse mês de folia.

Para democratizar o acesso das bandas, a programação foi montada por meio do site Toque no Brasil, em que puderam se inscrever os interessados em participar do circuito independente, que agrega festivais, coletivos e casas de show de todo o país. Em apenas 10 dias, foram recebidas 2,5 mil inscrições – 600 aceitas. Dentre as bandas desse ano podemos citar as "promessas" de Brasilia: Meu amigo Trigre,Bionicos e Strep. E outras de nome no cenário musical: Moveis Coloniais de Acaju, Lafusa, Black Drawing Chalks, Vivendo do Ócio.

O Grito Rock, na verdade, inaugura a agenda do circuito Fora do Eixo, rede que agrega pontos em todo o país que têm como interesse comum a distribuição, circulação e sustentabilidade de artistas, bandas, produtores e todo o meio que gravita em torno da música independente. Além do festival deste mês, estão previstos 10 eventos do gênero, que serão promovidos no estado de junho a outubro, bem como turnês mensais de várias bandas.

Veja a programação completa no site http://www.gritorock.com.br/ .

Por Marcus Vinicius Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário