sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Men at Work ou Men Copying?

“Um tribunal de justiça de Sydney declarou nesta quinta-feira (04/02) que a música Down Under, da banda australiana Men at Work, foi plagiada em parte de uma popular canção folk composta em 1934. O magistrado do Tribunal Federal informou que há um grau de similaridades entre "Kookaburra" e "Down Under", o que leva a concluir que houve uma reprodução. Kookaburra sits in the old gum tree foi escrita pela professora Marion Sinclair há 76 anos.”

Em meio a uma enorme crise de criatividade e pobreza musical mundial, a notícia soa como uma bomba, ao menos para mim. Não porque esse seja o primeiro caso de plágio da história. Muito pelo contrário, isso tem virado até rotina.

O problema é que o Men at Work, criado em 78 por Colin Hay e o guitarrista Ron Strykert, representa muito mais que uma geração, mas sempre foi, pelo menos até hoje, símbolo de um período em que as bandas se reinventavam e criatividade era palavra de ordem (vide o tanto de bandas surgidas nas décadas de 60, 70, 80).

Colin Hay e Ron Strykert ainda terão que enfrentar uma nova audiência, que vai determinar o valor da compensação e como será feita a indenização pelos direitos fonográficos e autorias.

Sem pessimismo algum, mas se o que até então era original virou plágio, melhor não olhar para o que temos “de melhor” na música hoje (refiro-me aqui às bandas da geração ano 2000). A descoberta que um dos maiores clássicos do Men At Work é na verdade uma cópia só leva a concluir que assim como diz o ditado, “quem procura acha”. Então, prefiro não procurar por mais nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário