quinta-feira, 14 de abril de 2011

São Paulo diz "até breve" ao U2




Bono, The Edge, Larry e Adam subiram ao gigantesco palco por volta das 21h40 ao som de Space Oddity, clássico David Bowie, funcionando como um "convite espacial" feito pelo quarteto irlandês.

Já de início, relembraram duas clássicas, Even Better Than The Real Thing e, em seguida, I Will Follow, lançada no início da carreira, ainda no fervor do pós-punk. O público, de 89 mil pessoas, segundo a assessoria do evento, estava extasiado já no início da apresentação. "Vocês estão bem?", perguntou o vocalista aos seus fãs, que entoavam o refrão da canção no coro.

A música Get On Your Boots, a quarta da noite, foi dedicada por Bono ao jogador de futebol Ronaldo Fenômeno (será que ele ainda cabe nas botinas - ficadica!) .

O líder da banda questionou o público: "que horas são no mundo?", e, ao citar a Argentina, país rival do Brasil no futebol, levou uma leve vaia do público, assim como aconteceu em 2006, na última passagem do U2 no País. "Eu amo o Brasil", afirmou em seguida, antes de começar a cantar Magnificent.

Depois de Mysterious Ways, os irlandeses cantaram Elevation, incendiando a plateia que correspondia o coro com os versos cantados em alto e bom som no Morumbi. A proposta do U2 seguiu a linha das turnês Pop Mart e Vertigo: hits com um espetáculo visual. O quarteto liderado por Bono lembra a todo momento que até os "menos fãs" acabam se recordando de um, dois, três ou dez refrões ao longo da apresentação.

Arriscando um português, Bono reverenciou seu público: "tudo bem? São Paulo não pode parar!". Ele também agradeceu ao Muse, trio britânico que abriu os três shows, pela "aventura sul-americana". "Um muito obrigado para o extraordinário Muse", falou. Lá pela altura da décima canção apresentada, Seu Jorge fez uma participação bem descontraída com os irlandeses. "Boa noite Brasil. É um prazer estar aqui com essa banda", disse o brasileiro que fez um cover da música The Model, do grupo musical alemão Kraftwerk.

Logo após a participação nacional no palco em 360 graus, uma fã que estava na grade teve a honra de subir ao palco de ler o que parecia uma poesia ao microfone do U2. No entanto, o tal poema, era nada mais do que a letra da canção Beautiful Day em português, cantada pelo U2 em seguida.

Gastando hit atrás de hit, o U2 chegou a um dos ápices do show com Sunday Bloody Sunday, um dos pontos mais mais catárticos da apresentação. No segundo compasso da música, a letra, um dos hinos do quarteto, já era cantada por seus fãs.

Em homenagem a Aung San Suu Kyi, ativista política de Mianmar (antiga Birmânia) que ficou quase vinte anos em prisão domiciliar, tendo sido libertada em novembro do ano passado, U2 cantou Scarlet. "Ela está livre, mas seu país continua uma prisão", afirmou o cantor, que é conhecido também por seu engajamento em causas sociais. Ao cantar Walk On, Bono falou sobre anistia internacional e voltou a citar o país asiático, que, segundo o vocalista, ainda tem 200 prisioneiros políticos. "Uma mensagem para não esquecer".

U2 finalizou sua apresentação, pela terceira vez, relembrando o massacre na escola do Realengo, no Rio de Janeiro, com a música Moment of Surrender. Realmente, ficará pra memória! Volte sempre YouToo!

Set List
Space Oddity (Intro, Cover de David Bowie)
Even Better Than The Real Thing
I Will Follow
Get On Your Boots
Magnificent
Mysterious Ways
Elevation
Until The End Of The World
Still Haven't Found What I'm Looking For
Pride (In The Name Of Love)
The Model (Cover de Kraftwerk com participação de Seu Jorge)
Beautiful Day
Miss Sarajevo
Zooropa
City Of Blinding Lights
Vertigo
I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight
Sunday Bloody Sunday
Scarlet
Walk On

Bis
Desmond Tutu Speech (intro)
One
Where The Streets Have No Name

Bis 2
Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me
With Or Without You
Moment of Surrender

Nenhum comentário:

Postar um comentário