quinta-feira, 2 de junho de 2011

Nova biografia de Paul McCartney lançada em português

Apesar de ser uma robusta publicação de quase quatrocentas páginas, "Paul McCartney - Uma Vida", do jornalista norte-americano Peter Ames Carlin, é mais uma tentativa de prestar uma homenagem a uma figura que é um ícone da música mundial de todos os tempos.

Para os que apenas querem conhecer superficialmente parte da história do ex-beatle, trata-se de um bom livro. A começar pela capa, na qual está estampada uma foto de Paul, incluída originalmente no LP duplo "The Beatles", de 1968, que se tornou conhecido como o "Álbum Branco" - que pode ser novidade para as novas gerações que não conhecem os garotos de Liverpool.

E olhe que em seus recentes shows da "Up and Coming Tour", no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, grande parte da plateia era composta por jovens.

O autor passou recentemente quase dois anos seguindo Paul McCartney em Liverpool, Londres, Nova York, Los Angeles e outras cidades, entrevistado músicos que tocaram com O ex-beatle gravando nos estúdios e atuando nos palcos em sua trajetória individual em algumas formações da banda pós- Beatles, os Wings, como o baterista Denny Seiwell e os guitarristas Deine Laine, Henry McCullough e Laurence Juber e multi-instrumentistas de outras formações na carreira solo do ex-beatle do nível de Hamish Stuart e Robbie McIntosh.

Peter Ames Carlin também se preocupou em consultar os arquivos da Biblioteca Pública de Liverpool, cidade natal dos famosos artistas, onde também teve diálogos com Jamie Bowman, da loja que vende CDs, DVDs e lembranças, a Beatles Story. As pesquisas também incluíram os lendários estúdios de Abbey Road, em Londres, onde os Fab Four gravaram a maior parte de seus discos.

Para saber mais sobre o assunto: The Beatles Anthology, documentário feito para a TV, seis CDs e um livro e a biografia autorizada de McCartney, "Many Years From Now", de Barry Miles. Aguardem também os três volumes da obra que Mark Lewinsohn promete lançar a partir de 2012. Muita história pra contar...

SERVIÇO
Paul McCartney - Uma Vida - Peter Ames Carlin
Editora: Nova Fronteira
Tradução: Vânia Cury
Preço médio: R$ 44,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário