quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Damon Albarn divulga vídeo de projeto social com músicos africanos

Apesar de imensa riqueza natural, a República Democrática do Congo (não confundir com Congo) está entre os países mais miseráveis do mundo e foi o escolhido por Damon Albarn, do Gorillaz e do Blur, para receber um projeto social musical chamado "DRC Music".

O músico levou toda uma equipe para o país e produziu um álbum com os músicos locais, respeitando a tradição e história musical da região, além de explicar aos moradores a crise que assola o país há décadas.

No projeto de Albarn, foi possível perceber que suas propostas são desenvolvidas a partir de concepções contemporâneas de educação musical, tendo com base um processo ordenado de transmissão musical que envolve diferentes âmbitos: leitura, cultura e percepção rítmica e melódica.

Outro fator característico dessa realidade é a prática coletiva e o acesso a diferenciadas formações instrumentais, estilos e gêneros musicais que formaram o procedimento condutor para todo o trabalho desenvolvido.

Além de arrecadar dinheiro com a Oxfam, entidade parceira , Damon Albarn visa a divulgar a cultura da República Democrática do Congo e atrair a atenção do mundo para esse país de histórico trágico.

Confira a seguir um trailer do álbum idealizado por Damon Albarn:


Breaking News: Alguns minutos após a publicação desta matéria o grupo lançou seu primeiro trabalho produzido no continente da Copa 2010, o single "Hallo" com participação de Tout Puissant Mukalo & Nelly Liyemge. Ouça!


Nenhum comentário:

Postar um comentário