sábado, 10 de setembro de 2011

Plebe Rude continua rachando o concreto

Muitos anos se vão desde o início de todo aquele período dourado do rock nacional, no início da década de 80, onde cada banda tinha uma característica muito própria e uma consciência política que – infelizmente - é cada vez mais escassa nos dias de hoje (vide os Restarts e NXzeros da vida). De lá para cá, muita coisa mudou: fim da ditadura, voto direto, constituição aprovada, direitos garantidos (ainda que muitas vezes não respeitados) e por aí vai.

Vinte e cinco depois do lançamento do primeiro EP, O Concreto Já Rachou, produzido por Herbert Vianna, e a Plebe Rude nos presenteia com um registro que marca a comemoração dessas duas décadas e meia. O CD e DVD Rachando Concreto Ao Vivo é um registro único e obrigatório para quem viveu de perto a melhor fase do rock nacional.

No registro restam apenas dois remanescentes da formação original: Philippe Seabra e André X. Completam o time Clemente, líder dos Inocentes e Txotxa (baterista que atualmente toca com o Natiruts).

O lugar escolhido para um registro tão importante não poderia ter sido outro. A Ermida Dom Bosco, às margens do Lago Paranoá, tem como pano de fundo o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada, além de um pôr do sol que só pode ser visto ali. O DVD foi gravado ao ar livre, em alta definição, no dia 12 de setembro de 2010. A direção é de Rodrigo Ginaetto, a produção musical de Philippe. A mixagem é do produtor americano Kyle Kelsoe a masterização de Mathew Agoglia do Masterdisk, Nova Iorque.

No repertório não faltam hits. A Plebe é, sem dúvida, até hoje, um dos maiores nomes de uma geração que fez do tédio inspiração e, por meio da música, escreveu mensagens que superam décadas e permanecem, para sempre, atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário