quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O Lado B


Pegando carona no tópico anterior sobre música e internet, gostaria de falar um pouco a respeito de um outro lado dessa mesma moeda, então, viremos esse disco aqui no “VitrolaNews” e vamos em frente.
Verdade seja dita: A inclusão digital não conseguiu amenizar um grande problema para as bandas independentes em geral, a falta de espaço e oportunidades para shows. O que vemos então é uma enxurrada de bandas de estúdio muito bem produzidas (muitas vezes por seus próprios componentes), graças às facilidades que a evolução tecnológica tem proporcionado a nível de produção caseira. Com os famosos home-studios, de minúsculos apartamentos saem materiais muito bons e isso é ótimo!
Para os que não vão a shows maravilha, mas, o público que curte dar uma chegada para ver as bandas e sentir a verdadeira energia do som em uma performance ao vivo, ou seja, tirar a prova dos nove do que se fez na bolachinha, tem sentido falta das apresentações. As próprias bandas que querem realmente mostrar o seu trabalho também sofrem com esse desequilíbrio, ou seja, evoluímos e muito nas partes de produção, materiais gráficos para divulgação, marketing e etc., mas, faltam “os shows”!!!
Tenho certeza de que muitas bandas (e não são poucas) não estão confortáveis com esse tipo de contraste na cena musical, e nós também queremos prestigiar as novas bandas que demonstram por meio da internet todo um desejo de aparecer para o público. A (des)proporção entre a quantidade de bandas e os locais para shows ainda é muito grande.
Enfim, falta oportunidade para absorver todo esse contingente de bandas que brotam da noite para o dia, além da má sorte de quem está fora dos grandes centros, afinal, quem vai deixar de contratar o serviço de uma empresa pertinho da sua casa que “não cobra pela visita” para contratar uma outra empresa de fora, que vai te dar despesas. E quem mais sofre são justamente as novas empresas (bandas), aí caros amigos, os organizadores não querem arriscar, o fantasma do “bairrismo” reaparece nas mentes dos músicos que não conseguem espaço para tocar e a tão badalada união underground acaba indo para o espaço em vista de tanta concorrência por um pedaçinho de bolo, quer dizer, de palco.
Inúmeras bandas, acreditem, começam e terminam sem ao menos sentirem o gosto de pisarem em um palco e lógico... aproveitando-se de toda essa carência, os produtores de plantão fazem à festa do anti-profissionalismo e da falta de respeito para com as bandas. Em frente ao monitor, no nosso meio musical virtual, onde tudo o que vemos e ouvimos nos surpreende a cada dia, a evolução é nítida e fascinante, agora para quem vai pegar a estrada “de verdade” um aviso: Atenção!!!


Murilo Costa* especial para o VitrolaNews.

*Murilo Costa é economista, baterista e apreciador da música pesada em todas as suas vertentes. Quinzenalmente assume o posto de colunista do VN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário