segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Recordar é viver



Já se passaram 21 anos desde o lançamento de “Rock Brasília, Explode Brasil!”. Para quem não lembra, esse foi o título de uma coletânea de bandas brasilienses, lançada pela gravadora EMI (em LP e K-7), em 1987. Apesar das gravações não serem um primor, em termos de qualidade, ainda assim o bolachão fazia a cabeça de quem o ouvia.
O disco reunia dez bandas com uma música cada: W3 (A Carta), Pânico (Máscaras), Marciano Sodomita (História), Habeas Corpus (E o Tempo), 5 Generais (Pássaros Negros), Beta Pictoris (Volta Pra Mim), Elite Sofisticado (Tudo Mal), Manto (Velhas Caras), Os Culpados (Razões), Artigo 153 (Seja Normal).
Para os saudosistas, e aí me incluo nesse grupo, o disco marcou uma época onde o velho lema “faça você mesmo” valia mais do que nunca. Apesar de ser considerados por muitos uma grande roubada da gravadora EMI, que acabou colocando no mercado potenciais nomes do rock nacional, sem o merecido cuidado.
Mesmo com a mancada da gravadora, o resultado foi um disco gravado de um show em frente ao Congresso Nacional, com alguns dos grupos que mais se destacavam na cidade. Na capa, o disco trazia cenas de manifestações populares, com direito a fotos de ônibus e veraneios da polícia destruídas e queimadas. Na época, uma das principais lutas era contra a censura na indústria fonográfica e contra a repressão aos jovens.
Enfim, a coletânea é um retrato de uma geração da música que infelizmente acabou se perdendo. Para quem estiver interessado em conhecer essa brilhante e ofuscada parte da cena musical de Brasília, uma galera conseguiu digitalizar.
Vale muito a pena conhecer ou então matar a saudade.
Download em http://rapidshare.com/files/92450247/1986_Rock_Brasilia_Explode_Brasil_.zip.html .

18 comentários:

  1. CARA,
    OBRIGADO POR ESTE POST
    HA VARIOS ANOS PROCURAVA ESTE DISCO..
    NA EPOCA DE LCANCAMENTO COMPREI O VINIL...E DEPOIS PERDI...
    O SOM DO MARCIANO SODOMITA EU NUNCA ESQUECI...
    VALEU

    itamardias@gmail.com

    UBERABA MG

    ResponderExcluir
  2. Cara, vi este show, tinha 19 anos na época, muito bacana relembrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toquei fui o baterista da alínea a João virada que por motivos políticos mudamos o nome para linear

      Excluir
  3. To eu na internet procurando coisas sobre esse festival e me deparo com seu post.
    Que coincidência boa.
    Foi por ali que começou minha história com a música, com a vontade de subir num palco, de falar, de protestar, de me expressar.

    Grande Post.
    baixei o disco.
    MARCELO MIRA

    ResponderExcluir
  4. Poxa, eu me lembro bem desse show !
    lembro tambem a sacanagem que fizeram com o Marciano Sodomita, bem na hora do SHOW os caras tiraram os sons deles deixando somente o som no pauco.
    Para mim, Marciando Sodomita foi a banda mais injustiçada que existiu em Brasília !!

    ResponderExcluir
  5. C@AR@ALHO!!!!!!!! PORR@!!!!!! Estou procurando isso há tempos!!!! Tenho esse LP, mas não tenho onde ouvir. Muito FOD@ esse "DISCO", da época do vinil. Muito, muito obrigado mesmo por disponibilizar essa raridade. Só quem viveu pode entender minha alegria de achar essa PÉROLA. Pena que o tempo não volta... Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa

      Li no blog "Vitrola News" que vc conseguiu baixar o mp3 do Lp "Rock Brasília - Explode o Brasil" - Eu não consegui, poderia gentilmente encaminhar um link?

      Muito grato.

      Rubens Pompeu
      rubens.pompeu@gmail.com

      http://vitrolanews.blogspot.com.br/2008/02/recordar-viver.html?showComment=1368993472044

      Prezados, tentei dar download no link e parece que esta quebrado... Também sou mais um saudoso portador desse LP histórico, era um momento aureo para BSB. Aguém poderia repassar o link ? Um abraço.

      Rubens Pompeu - rubens.pompeu@gmail.com

      Excluir
  6. Massaro,
    Eu tinha 17 anos e fui ao show. Muito bom por sinal. O difícil foi voltar para casa de ônibus .
    Concordo com o companheiro, o marciano sodomita foi uma das bandas mais prejudicadas de brasilia. Fui a vários shows deles.

    ResponderExcluir
  7. A Seatle brasiliense sempre produziu bandas sensacionais.
    Rmpaulino

    ResponderExcluir
  8. D mais morei no bloco deles. o som era muito legal viva marciano sodomita......uauuuuu

    P

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Prezados, tentei dar download no link e parece que esta quebrado... Também sou mais um saudoso portador desse LP histórico, era um momento aureo para BSB. Aguém poderia repassar o link ? Um abraço.

    Rubens Pompeu - rubens.pompeu@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. tambem gostaria que postasse um link

    ResponderExcluir
  12. O SHOW NÃO FOI GRAVADO NO SHOW DA RAMPA EM 21 DE ABRIL DE 1987 E SIM EM DEZEMBRO DE 1986,NO CIRCUS SHOW,MONTADO EM FRENTE AO PARK SHOPPING.O SHOW DA RAMPA FOI PARA LANÇAR O DISCO,QUE JÁ ESTAVA COMEÇANDO A TOCAR ,PRINCIPALMENTE PELA RÁDIO TRANSAMÉRICA.

    ResponderExcluir
  13. Esse show é histórico, acabei de adquirir um exemplar do vinil, estou me deliciando aqui, ele está em ótimo estado de conservação. Matando saudades da época que existia música boa de verdade.

    ResponderExcluir
  14. amigos gostaria da letra da Música do HaBeas corpus ... Estive no show e curto até hoje as músicas ...gostaria desta letra em especial ..se alguém tiver agradeço

    ResponderExcluir
  15. Amei esse show. Ficou na minha alma. Eu tinha o LP, mas sumiu. eu tinha só doze anos, mas meu pai nos levou para conhecer as bandas da cidade!

    ResponderExcluir