sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Toda a força do Hip-Hop no Contra Fluxo


O sonho e a vontade de viver do que fazem e daquilo que mais sabem é, sem dúvida, o que sustenta o som e toda a atitude do grupo paulistano Contra Fluxo. Formado pelos MCs Deja Vu, Mascote, Munhoz e Ogi nos microfones, e DJ Big Edy e DJ Willian nos toca-discos, o grupo está na ativa desde 2003, e aos poucos conquista espaços que extrapolam as barreiras do underground, e mostram toda a força do hip-hop feito por eles.
O mais novo disco SuperAção foi lançado no fim de 2007, e ganhou destaque depois de aparecer em quarto lugar na lista de melhores do ano da TramaVirtual.
Sem muita firula e da maneira mais direta possível, SuperAção traz faixas que empolgam e mostram um pouco de cada uma das faces do hip-hop. Que podem ir da batida mais direta, com as letras retratando a realidade e demonstrando de maneira inteligente a indignação do gueto (Contratempos e no Centro da Tempestade), até a poesia ritmada e harmoniosa, com uma mensagem positiva, lembrando o melhor do Soul e da black-music, sem deixar de lado a batida principal (Verdes Montes).
Apesar de o disco contar com a participação de diferentes produtores, o resultado é uma sonoridade concisa e constante, resultado de samples, bumbos e caixas muito bem encaixados, com vocais que perfeitamente entrosados. O álbum conta, ainda, com diversas participações especiais, como dos MC’s Zorack, Rick, Nocivo Shomon, Rump, Jamés Ventura, entre outros.
Se o RAP é a voz, para o pessoal do Contra Fluxo ele vai além, e serve também de remo para continuar remando contra a maré do modismo, dos clichês, e da falta de assunto que permeia parte da música atual.
Para quem quer fugir da mesmice, com certeza uma excelente pedida: www.myspace.com/contrafluxo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário