terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Patti Smith grava primeiro CD de covers


Antes de atacar políticos e dizer que a verdadeira arma que os norte-americanos deveriam usar numa guerra era a guitarra, Patti Smith abriu a clássica apresentação no Tim Festival de 2006 com Gimme Shelter, dos Rolling Stones. A música anunciava que a eterna roqueira fã de Rimbaud iria fazer um dos melhores shows naquela noite. A começar pela releitura da canção, mais blues do que a original.

Pois bem, quem não foi ao show ou simplesmente gostaria de ouvir a música na voz rouca da senhora Smith tem uma boa notícia: Gimme Shelter é uma das 12 canções que compõem o ótimo Twelve. O álbum é o primeiro da cantora contendo apenas versões para músicas de artistas que ela admira.

E Patti Smith não se limitou a uma década ou a um estilo. Também não tem vergonha de assumir que gosta, por exemplo, do pop radiofônico dos Tears for Fears. Everybody Wants To Rule the World tem a mesma pegada da versão original, mas tudo que leva o dedo da musa soa diferente. E não se assuste se você quiser voltar a essa música várias vezes.

O repertório de Twelve pode parecer óbvio, com canções como Soul Kitchen, do The Doors, Helpless, de Neil Young e Are You Experienced?, do mago Jimi Hendrix. Mas em cada faixa os fãs vão sentir o toque peculiar da nossa lenda viva que é Patti Smith.

A grande surpresa do disco talvez seja para a versão de Smells Like Teen Spirit, do extinto Nirvana. Em vez de guitarras pesadas, muitos instrumentos acústicos e um som completamente folk. Se ela tivesse gravado essa música na época do acústico do Nirvana, Kurt Cobain certamente a incluiria no disco. Mas essa é uma característica de Patti Smith: melhorar ainda mais o que já é bom.

Fonte: Correioweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário