quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A volta dos irmãos Cavalera


O álbum já foi lançado??? Oficialmente pela gravadora não, mas pela “internet records” sim... Essa aí também não é a capa do álbum, porém, essa foto define bem o gesto pelo qual esperávamos há anos por parte dos irmãos Cavalera. E o reencontro não poderia ser traduzido de maneira diferente senão em forma de música. O projeto foi batizado de “Cavalera Conspiracy” e "Inflikted" é o nome do álbum.
Produzido por Logan Mader (ex-Machine Head, Soulfly) o álbum conta com a ilustre participação de Rex Brown (ex-Pantera) e Ritchie Cavalera (enteado de Max). Pois bem, dessa vez tudo "conspirou" a favor dos Cavalera. Os aliados Joe Duplantier (Bass-Gojira) e Marc Rizzo (Guitar-Soulfly) dão conta do recado com extrema competência, como já o fazem em suas bandas principais. É bem verdade que de nada adiantaria toda essa badalação se a música não correspondesse à altura. Para quem ainda tem lá as suas dúvidas sobre o que irá escutar vou logo adiantando: Cuidado para não se emocionar e passar vergonha na frente dos amigos, pois eles mandaram ver neste CD. Logo de cara, a faixa título nos leva a dizer: "São eles!!!", em seguida “Sanctuary” confirma que os dois não esqueceram nada do que aprenderam. E, lá no fundo, sabíamos disso. Todas as influências que permeavam o Sepultura estão no disco: Thrash, Hardcore, Punk, muito peso e tudo soando completamente autêntico, como sempre foi o Sepultura, sem medo da "modernidade".
Não adianta querer ficar comparando com esse ou aquele álbum da era Sepultura, porque as diferenças vão existir assim como as semelhanças, já que boa parte daquela essência se faz presente neste projeto. Além das ótimas “Inflikted” e “Sanctuary”, ao longo do álbum nos deparamos com as pesadíssimas “Terrorize” e “Dark Ark”, um pouco de Nailbomb se faz presente em “Ultra-Violent” e as boas palhetadas que finalizam “Hearts Of Darkness” nos fazem lembrar dos velhos tempos.
O “grand finale” vem com o bom e velho “Um, dois, três, quatro!!!” ao final de “Must Kill”. Destaques para a produção, os vocais ultra-agressivos de Max, o peso das cordas, além da impressão de vermos o Iggor tocando com dois martelos. Enfim, a capacidade e sabedoria com que estes dois caras sempre criaram a sua música, unindo influências e elementos de dentro e fora do Metal, homogeneizando tudo isso e traduzindo esses sentimentos em forma de agressividade. Duas palavras que representem “Inflikted”: Pesado e Direto!!!


Cavalera Conspiracy (Inflikted - Roadrunner Records)
www.myspace.com/cavaleraconspiracy
www.cavaleraconspiracy.com

Murilo Costa* especial para o VitrolaNews.

*Murilo Costa é economista, baterista e apreciador da música pesada em todas as suas vertentes. A partir de agora, quinzenalmente, assume o posto de colunista do VitrolaNews.

2 comentários:

  1. Valeu o comentário...
    Acesse sempre o blog ok?

    E isso daí, eu já estava premeditando, é a volta do Sepultura, com certeza... espere até o meio do ano!

    ResponderExcluir
  2. Que emoção!!!
    Igor tava só tocando de Dj, e depois de quase dois anos ele volta à ignorância nas baquetas! Que lindo Muri.

    E vc tá ótimo de colunista viu?? Mó talento.
    estou já colocando um link aqui em meu fotolog (meu pretexto pra escrever) pra sempre visitar isso aqui.

    Abração tb pra André!
    =)

    ResponderExcluir