quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Festival de Verão de Salvador anuncia atrações para 2010 e deixa a desejar

Festival de Verão ou Carnaval de Salvador antecipado?! Vai saber, mas a verdade é que a fórmula de misturar tudo que é ritmo, tão anunciada pela organização do festival baiano, parece mostrar-se enfraquecida ano após ano. Isso porque apesar do lema ser a diversificação de ritmos e tribos, em quatro dias de festa, o que parece é que cada vez mais o evento se prende a um mesmo formato, sem qualquer inovação, deixando a sua fórmula de sucesso ainda mais desgastada.

Muitas vezes fica até difícil saber se o Festival de Verão é mesmo um festival ou uma micareta (carnaval fora de época), devido ao número enorme de bandas de “axé-music”. Até aí tudo normal, e é mais do que óbvia a presença maciça dos artistas baianos. O problema é que ao menos a tal diversificação poderia realmente ser colocada em prática. Afinal, o público merece que o evento corresponda às expectativas.

Nomes como Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Jammil, Asa de Águia e Psirico (para citar só alguns dos artistas que tocaram em praticamente todas as edições) podiam largar “o osso” ao menos um ano. Até porque, com exceção da Ivete Sangalo, que realmente faz do seu show uma mega produção, os demais não oferecem nada além do “basicão” nas suas apresentações em palco. Diferente do que sabem fazer quando estão em cima de um trio elétrico.

Para não perder força, o Festival tem algumas opções: investir numa reformulação dos artistas, abrir mais espaço para novos nomes da música baiana (não apenas nos palcos secundários, que quase sempre ficam sem público quando são obrigados a dividir o mesmo horário com o palco principal), diversificar mais o Line-Up (fugindo dos dinossauros da música baiana e que quase nada trazem de novo), ou então mudar de nome. Aí ofereço até uma sugestão, que tal Festival de Música Baiana de Salvador?

De qualquer maneira, vale enfatizar que, apesar das atrações quase sempre serem as mesmas e deixarem a desejar muito em 2010 (para quem esperava o anúncio do Metallica, ter que se contentar com o Akon, como atração internacional, é mesmo frustrante), o Festival tem também pontos positivos, como a infra-estrutura (espaço físico) e qualidade do som e luz nos palcos, além do preço dos ingressos, que acabam sendo justos.

Então, quem quiser arriscar, pode começar a se preparar que entre os dias 20 e 23 acontecerá a próxima edição do Festival de Verão de Salvador, no Parque de Exposições.

Confira a programação completa:
Quarta-feira (20/01)
Palco Principal:
NX Zero
Jorge e Mateus
Chiclete com Banana
Jammil
Parangolé

Boteco do Samba:
Pixote
Nosso Ritmo
Samba di Banda
Leandro Sapucahy

Concha Acústica:
Jau
Semente da Paz
Adão Negro
Cidade Negra
Margareth Menezes

Universitária:
Seu Maxixe
Saia Rodada
Arreio de Ouro
Namoro Novo

Quinta-feira (21/01)
Palco Principal:
Banda Eva
Paralamas do Sucesso
Ivete Sangalo
Aviões do Forró
Marcelo D2

Boteco do Samba:
Diogo Nogueira
Edil Pacheco
(Atração a confirmar)
Bambeia

Concha Acústica:
Detonautas
Jay Vaquer
Alex Góes
Enio e a Maloca

Universitária:
Ed Bala
Limão com Mel
Desejo Menina
Cavalo Doido

Sexta-feira (22/01)
Palco Principal:
Carlinhos Brown e Daniela Mercury
Caetano Veloso
Asa de Águia
Charlie Brown Jr.
Victor e Léo
A Zorra

Boteco do Samba:
Arlindo Cruz
Nelson Rufino
Bossa do Samba
Dhi Ribeiro

Concha Acústica:
Márcia Castro
Vania Abreu
Mallu Magalhães
Ana Cañas

Universitária:
Banda Pegação
Cavaleiros do Forró
Banda Magnifícos
Marco e Marcio

Sábado (23/01)
Palco Principal:
Tomate
Claudia Leitte
Akon
Revelação
Psirico

Boteco do Samba:
Revelação
(Atração a confirmar)
Mariene de Castro
Fora da Mídia

Concha Acústica:
iBahia Grage Band
Márcio Mello
(Atração a confirmar)

República Universitária:
Ébano
Cangaia de Jegue
Estakazero
Fred e Gustavo

4 comentários:

  1. Concordo! Essas bandinhas baianas de micareta ja encheram o saco!Akon é sacanagem!

    Ótimo post! Parabens!

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Ano passado por exemplo só salvou o festival graças ao show do Natiruts.
    Com tanta banda bacana por aí e eles sempre insistindo na mesma coisa.
    Eu adoro música baiana mas adoro outros sons tbm...
    Viva a diversidade cultural brasileira!
    Bjoss ao Vitroleira!!!!
    Naiarinha!

    ResponderExcluir
  3. há muito tempo que esse festival deixa a desejar em termos de atrações. Alias, bem tipico de uma terra dominada pela monocultura do axé. Aqui é o unico lugar onde existe rock underground pq tudo que sai do axé fica renegado a isso mesmo: submundo, esquecimento. Aqui mpb, jazz, blues...tudo é underground

    ResponderExcluir
  4. Tens razão,Festival deixou de ser Festival de músicas quando se tem só atrações baianas,que diga de passagem podemos ver de graça no carnaval logo após o Festival,eu acho que os organizadores depois que perceberam que o Festival formou um nome no Brasil,não deram mais importância em diversificar nas atrações.Antigamente podiamos opinar algumas grades no site deles,bem que poderia voltar essa democracia!

    ResponderExcluir