quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Camisa de Vênus anuncia turnê e nova formação sem Marcelo Nova

Quem viveu de perto o movimento musical dos anos 80, sabe bem o que representa e a importância do Camisa de Vênus para o rock brasileiro. Criado na Bahia, o quinteto liderado por Marcelo Nova rompeu as amarras impostas pela geografia e pela cultura do axé – music, conquistando todas as outras regiões do Brasil, com um rock carregado de sarcasmo e ironia.

Recordista de músicas censuradas, devido a enorme quantidade de palavrões nas letras, o Camisa conheceu o apogeu e a queda. Depois de muitas mudanças na formação e diversos conflitos internos, a banda que já não ia muito bem das pernas na década de 90 anunciou o encerramento das atividades em 1998. Depois do fim, a banda pegou “um bonde” nos revivals e reuniu a formação original (completada por Robério Santana – baixo, Karl Hummel e Gustavo Mullen – guitarras e Aldo Machado - bateria) em 2004, para uma participação no Festival de Verão de Salvador. Show que também originou um DVD e virou uma mini-turnê.

Os comentários, de quem acompanhou de perto a turnê de reunião, é que o clima nos bastidores não era nada legal, e que os músicos mal se falavam. Oportunismo? Mais uma turnê “caça níquel”? Vai saber. O certo é que o reencontro não durou muito tempo e logo logo o Camisa estava parado de novo.

Mas no final de 2009 a banda anunciou uma nova turnê, marcada para começar no próximo dia 29 de janeiro, em Salvador. A novidade é a ausência do vocalista original Marcelo Nova, e do baterista Aldo. Para o posto de frontman foi convocado Eduardo Scott, muito mais conhecido pelo seu trabalho como ex-assessor de imprensa da cantora Ivete Sangalo, do que por ser ter sido vocalista da banda Gonorréia. Guiga Blues Rock assumirá as baquetas da banda.

O repertório dos shows, que já tem datas agendadas para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Espírito Santo e Recife, será formado por sucessos gravados ao longo dos 25 anos de carreira do grupo. Ou seja, nada de novo. Apenas o velho passado de ouro do grupo que será recriado pelos músicos que insistem em ganhar algum troco às custas dos anos dourados. Outro atrativo (ou não) da turnê é a participação da banda Raimundos, que terá Tico Santa Cruz, do Detonautas, nos vocais.

Como dizem os versos de um clássico da banda, que hoje até soa como premonição, “Oh, crianças, isso é só o fim”.

4 comentários:

  1. Caralho, Tico Santa Cruz (credo) como vocal do Raimundos???? É o fim mesmo... Quanto ao Camisa, vou pensar se irei lá conferir. O Marcelo Nova pode ser um pé no saco mas o cara é a cara da banda

    ResponderExcluir
  2. camisa de venus e do caralho com certeza estarei la bota pra fuder

    ResponderExcluir
  3. O Camisa de Vênus foi a banda que mais ousou no mundo musical do Brasil e suas músicas serão sempre um grito pelo mudança.

    ResponderExcluir
  4. estou a fim que u camisa venha tocar em campina grande pb, pois a ultima vez foi em 88,e a melhor banda de rock nacional ate hoje,um abrço.

    ResponderExcluir