quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

The Killers anunciam hiato por tempo indeterminado

Os fãs brasileiros que foram ao show do The Killers em novembro de 2009 podem ter assistido aos últimos shows de Brandon Flowers e companhia pelas bandas de cá em um bom tempo: o grupo anunciou que entrará em "recesso por tempo indeterminado" ao final dos últimos shows de sua turnê na Austrália em fevereiro deste ano. As informações são da revista Spinner.

Seu primeiro álbum, Hot Fuss, obtendo ótimas críticas e grande reconhecimento junto ao público, em grande parte devido aos sucessos "Somebody Told Me", "Mr. Brightside e à sonoridade dançante dos anos 80, oriunda dos sons sintéticos das canções. O segundo álbum do grupo, Sam's Town, marcou uma considerável mudança no estilo da banda, tanto em relação à música, que apresentou influências mais roqueiras, como Bruce Springsteen, quanto ao estilo de se vestir, que tornou-se mais "agressivo", mais compatível com a sonoridade extremamente americana que caracteriza Sam's Town.

À agência de notícias Australian Associated Press, o guitarrista Dave Keuning disse que "a menos que alguma coisa surpresa aconteça", a apresentação em Melbourne em 21 de fevereiro próximo será a última "por um bom tempo".

Segundo o músico, a parada é justa e necessária após seis anos pegando no batente entre estúdios e turnês: "Sei que isso é o que as pessoas esperam de nós, mas queremos apenas um pouco de tempo livre. Preciso disso para ser eu mesmo e fazer o que estiver com vontade".

Keuning também revelou que pretende passar as "férias" ao lado do filho de 4 anos. Já o vocalista Brandon Flowers não deve ficar parado por muito tempo. Desde o final do ano passado, boatos dão conta de que o músico estaria se preparando para seguir carreira solo. Apesar de não existir qualquer informação oficial a esse respeito, o hiato por tempo indeterminado soa como indício de um novo rumo para o músico.

Será?

O sucesso de seus dois álbuns parece ter subido à cabeça dos membros da banda (especialmente na de Brandon Flowers), já que desde que conquistaram o disco de platina, eles passaram a criticar uma variedade de artistas e bandas. Dentre estas inimizades, as mais notáveis são o Panic! At The Disco, Fall Out Boy (que chegou a tocar o sucesso "Mr. Brightside" em um show[24]) e o The Bravery (que são da mesma gravadora deles). Brandon disse que "estas bandas estão pegando carona no nosso sucesso. Eles deviam nos agradecer por existirmos".

Entretanto, enquanto Flowers acusa essas bandas de imitarem o estilo do The Killers, o próprio The Killers tem sido rotineiramente acusado de "capitalizar" o estilo que fez com que os Strokes se tornassem famosos em 2000. Além do mais, o antigo visual de Brandon Flowers é constantemente comparado ao da banda nova-iorquina Interpol, e apenas após eles se estabelecerem nas paradas das rádios é que eles retornaram à sua antiga imagem, deixando a barba crescer e vestindo-se num estilo mais "selvagem", digno da cena de Las Vegas.

Em algumas entrevistas para revistas musicais, Brandon disse que a canção "Where Is She?" é baseada em Jodi Jones, uma adolescente escocesa cujo namorado, Luke Mitchell, é acusado de assassiná-la. Muitas pessoas, especialmente os escoceses, acharam isto um insulto à memória de Jodi e Brandon (falando pela banda toda), pediu desculpas formalmente no Sunday Herald.

Brandon Flowers também alfinetou o Green Day e seu álbum American Idiot, dizendo que este álbum é "anti-americano". Flowers disse que não gostou do álbum em si e do fato de que o DVD da banda, Bullet in a Bible, foi filmado fora dos Estados Unidos. A gravação do concerto presente em Bullet in a Bible mostra centenas de fãs ingleses da banda cantando "American Idiot". Ele disse, "Para ir a um lugar como Inglaterra ou Alemanha e cantar essa música - essas crianças não estão entendendo isso do jeito que era para se entender. E ele (Billie Joe Armstrong) sabe disso." Comprovando que ele realmente considera o DVD do Green Day antiamericano, ele disse que seu segundo disco, Sam's Town, é uma melhor representação da cultura norte-americana. No mínimo controverso, tratando de pausas e hiatos, de certa forma, até nisso The Killers copia.

Por Marcus Vinicius Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário