domingo, 31 de janeiro de 2010

Metallica leva 60 mil fãs apaixonados ao delírio em primeiro show na capital paulista

Cobrir um show no papel de fã não é nada fácil. Mas, quando o show em questão é de uma das maiores bandas de heavy metal do mundo, a tarefa torna-se bem menos árdua. E como desafio feito é desafio aceito, lá fui eu. Sem credencial alguma, mas com muita disposição para ver de perto, pela primeira vez, o Metallica. De quebra, ainda assistiria novamente o Sepultura, maior nome do metal brazuca. Tudo isso já levava a crer que valeria a pena encarar quase sete horas de viagem de ônibus, a fila e o valor do ingresso.

Eram 19h58 quando as luzes se apagaram pela primeira vez no estádio do Morumbi, que a essa altura ainda tinha muito espaço sobrando, não só na pista como também nas arquibancas e cadeiras. O Sepultura subiu ao palco e fez muito mais do que o papel de uma simples banda de abertura. Apesar das limitações evidentes de som e luz, Andreas Kisser, Derrick Green, Jean Dolabella e Paulo Junior mostraram porque ainda têm o respeito de milhares de seguidores fiéis, apesar da banda ter hoje uma outra cara, sem os irmãos Cavalera.

Quando às 21h40 as luzes se apagaram novamente, dessa vez para que entrassem em cena os nomes da noite, o estádio do Morumbi já estava completamente lotado. Assim que introdução de “The ecstasy of gold” começou a soar, a ansiedade deu lugar a uma alegria difícil de conter, acompanhada pelos acordes fulminantes de “Creeping Death”, “For Whom The Bell Tolls” e “Ride The Lightning”.

E os clássicos tocados na noite não pararam por aí. Mais uma vez apresentando um repertório diferente da noite anterior (nesse caso do primeiro show apresentado no Brasil, em Porto Alegre), Kirk Hammet, Lars Ulrich, James Hetfield e Roberto Trujillo, mostraram muita vitalidade e um entrosamento que justifica a posição da banda, não apenas entre as maiores bandas de heavy metal, mas também entre os ícones da música mundial.

Em cerca de duas horas e meia, os 60 mil fãs apaixonados presentes foram brindados com músicas que marcam diferentes momentos da carreira da banda. Desde as canções mais antigas, como "Master of Puppets", “Fade To Black”, “One”, “Blackened” e "Seek and Destroy" até novidades do álbum de Death Magnetic, "That Was Just Your Life", "The Day that Never Comes". Num show com tantos hits, não poderiam ficar de fora músicas do Black Álbum (“Sad But True”, "Nothing Else Matters" e "Enter Sandman"). Apesar de contestado até hoje, pelos fãs mais radicais, é inegável que o álbum foi responsável por abrir as portas para que muita gente chegasse ao Metallica, e posteriormente conhecesse bem o passado da banda.

Ao final, ficou a sensação de dever cumprido. Cada acorde recompensava o cansaço, a viagem, a estrada em reforma e a lentidão no trânsito paulista, mesmo em pleno sábado. Mais do que missão cumprida, era impossível não desejar voltar para mais um encontro neste domingo, quando os quatro cavaleiros retornam ao Morumbi. O segundo show em São Paulo está marcado para as 20h30 e ainda tem ingressos disponíveis para todos os setores.

Confira abaixo o set list do show deste sábado:

"Creeping Death"
"For Whom the Bell Tolls"
"Ride the Lightning"
"Harvester of Sorrow"
"Fade to Black"
"That Was Just Your Life"
"The End of the Line"
"The Day that Never Comes"
"Sad But True"
"Broken, Beat & Scarred"
"One"
"Master of Puppets"
"Blackened"
"Nothing Else Matters"
"Enter Sandman"

Bis
"Stone Cold Crazy"
"Motorbreath"
"Seek & Destroy"

3 comentários: