domingo, 27 de fevereiro de 2011

Duas orquestras agitam o pré carnaval do Circo Voador

Se uma febre de orquestras se incorporou ao cenário brasileiro musical nos últimos anos, dois dos mais contagiantes sintomas dessa febre se apresentam no Circo Voador: a carioca Orquestra Voadora e a paulista Orquestra Brasileira de Música Jamaicana. Ambos os grupos sobem no palco da lona na quinta-feira, dia 03 de março, realizando até então uma dobradinha inédita, porém interessante já que as duas bandas trocaram até elogios em distintas apresentações no palco do Circo.

Terminando a produção do seu primeiro CD, que sai neste 2011, a Orquestra Voadora surgiu em 2008 através do encontro de músicos do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Desde então, as performances voadoras dessa brass band não param de encantar o público, seja ao ar livre, nas saídas de rua e nos ensaios abertos que acontecem nos jardins do Parque do Flamengo, seja nas apresentações em festivais como Open Air e Viradão Cultural 2010, ou em grandes casas de show como Circo Voador e os Teatros Rival e Odisséia.

O famoso “repertório infinito”, tão eclético quanto cativante, vem sempre se renovando, ganhando releituras musicais autênticas que contagiam logo ao primeiro encontro. Releituras de Os Mutantes e Michael Jackson ganham a companhia de Moacir Santos, Roberto Carlos e Stevie Wonder.

Idealizada pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e pelo trompetista Felippe Pipeta, a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana lançou, no final de 2010, seu disco de estreia "Vol. 1". A ideia do grupo é tocar os clássicos da música brasileira em ritmos jamaicanos de raiz como o ska, o rocksteady e o early reggae. No repertório, vários clássicos como “Águas de Março”, “Barquinho” e “Samba de Verão”. A banda vai além trazendo também versões animadas de “O Guarani”, de Carlos Gomes, e “Trenzinho Caipira”, do mestre Villa Lobos, e ainda outros clássicos da música brasileira, como “Carinhoso”, de Pixinguinha, e “Ticotico no Fubá”, de Zequinha de Abreu.

Animação, irreverência, e, o principal, música para você dançar, voar e se acabar, é o que promete o show dessas Orquestras nesta noite que antecede da melhor maneira possível os festejos de carnaval!

Nenhum comentário:

Postar um comentário