sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Hip-Hop de Responsa



A fórmula pode parecer conhecida: manifesto em formas de letras, rimas disparadas em ritmo frenético, baixo, bumbo, guitarra, mics e pick-ups. Mas a diferença está na execução.
Dividindo águas e fazendo história no sul da Bahia, O Quadro foi criado em meados de 96, em Ilhéus, trabalhando experimentos com o Hip Hop, fundindo influências das mais variadas vertentes da música negra (funk, dub, jazz), adaptadas à realidade em que vivem os músicos.
Passados onze anos, os amigos Hãs (vocal), Prof. Jef. Jereconga (vocal), Freeza (vocal), Ricô (baixo) , Nêgo Roll (guitarra), Jahgga (Percussão), Irregular (bateria) e Reneura (Turntables), seguem, com o perdão do clichê, nadando contra a maré e acreditando naquilo que gostam e sabem fazer. Apesar da falta de estrutura que a cidade natal oferece, O Quadro mostra competência nas quatro músicas disponíveis no myspace da banda. “Gueto Absurdo”, “Tá Amarrado”, “De um Lado Pro Outro” e “Família Circo Horrores”, mostram o bom resultado de anos de ensaios e shows.
Mesmo com a forte influência da música gringa e rappers do eixo Rio-São Paulo, originalidade não falta aos baianos, que versam sobre temas que vão desde a crise econômica na região cacaueira até as diferentes opções que podem ser tomadas na vida, sem se vender à, quase sempre inevitável, tendência que as bandas de Rap têm de tentar copiar até mesmo o sotaque dos ídolos, esquecendo das próprias raízes. Em “Família Circo Horrores” a pegada sarcástica, ganha um ar cult com diferentes contra-tempos e uma bela passagem pelo Jazz. Em “Gueto Absurdo”, não é nem preciso conhecer um pouco da cidade em que vivem para entender a mensagem transmitida, direta e sonora.
Em alguns momentos a gravação poderia ter sido um pouco mais cuidadosa, principalmente em relação à programação da bateria, mas ainda assim não compromete a qualidade do som que traz excelentes linhas de baixo, acompanhadas por uma guitarra muito bem encaixada, aliada aos efeitos percussivos, bom trabalho do DJ, e, claro, ritmo e poesia dos MCs, como bem determina o ritmo.
OQUADRO é, ainda, uma peça de teatro que acontece na Casa dos Artistas em Ilhéus. Segundo o release oficial “Um espetáculo teatral baseado em notícias jornalísticas que mostra as raízes e facetas de universos marginais, suas vítimas e seus mentores”, e que conta com a participação da banda ao vivo “fazendo de suas músicas um narrador de língua afiada, atraindo a atenção do público com suas intervenções entre uma cena e outra”.
Vale a pena conferir o som da banda no www.myspace.com/oquadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário