segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Show do Deep Purple em festival legendário está nas prateleiras


Há muito tempo, o Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, deixou de ser templo apenas dos virtuoses do gênero. Nomes como Iggy Pop & The Stooges, Simply Red, Deftones, Morrissey, Frank Zappa e outra lista enorme já pisaram no famoso palco. Como se vê, o jazz fica apenas no nome. Nesses 40 anos, figuras tarimbadas do pop, rock, MPB (!) e blues desfilaram numa das passarelas mais famosas do mundo da música.

Os ingleses do Deep Purple tocaram por lá em 1971, 1996 e no ano passado. Esse último show foi comemorado com o lançamento de They All Came Down To Montreux, que saiu neste mês em CD e DVD pela gravadora ST2. O álbum vem com 12 músicas, entre clássicos e algumas coisas mais recentes. No DVD, foram incluídas quatro a mais, além de um disco com dez canções gravadas no London Hard Rock Café, em 2005.

A banda foi escolhida para encerrar a 40ª edição do festival. É isso mesmo, o evento já é quarentão. Assim como o Deep Purple, que completa quatro décadas no próximo ano. O grupo fez um show de arrepiar. Mesmo sendo sessentões, o quinteto mostra o mesmo vigor que marcara época. As músicas continuam oscilando entre o hard rock e o blues rock.

O show foi composto essencialmente por clássicos como Highway Star, Lazy e Pictures of Home – do álbum Machine Head (1972) – , When a Blind Man Cries e Black Night. Essa última, infelizmente, só foi incluída no DVD. Smoke on the Water, uma das canções mais conhecidas do rock, fecha a noite com uma introdução jazzística. Talvez uma maneira de parabenizar o festival.

Na apresentação, também teve espaço para os solos e brincadeirinhas dos músicos. Steve Morse manuseia sua guitarra como um instrumento de guerra, enquanto Rogger Glover e Ian Paice seguram a cozinha com o conhecimento de quem toca juntos há vários anos, mesmo que tenham tido algumas separações. Don Airey não é nenhum Jon Lord, mas também tem seu espaço.

Depois de várias mudanças na formação, os roqueiros do Deep Purple parecem envelhecer bem. Mesmo que tenha perdido nomes de peso ao longo dos anos, a banda mostra para a garotada que de rock de verdade eles entendem. E os fãs sabem disso muito bem.


They Came Down To Montreux
Artista: Deep Purple

Faixas:
1: Pictures of Home
2: Things I Never Said
3: Strange Kind of Woman
4: Rapture of the Deep
5: Wrong Man
6: Kiss Tomorrow Goodbye
7: When A Blind Man Cries
8: Lazy
9: Keyboard Solo
10: Space Truckin´
11: Highway Star
12: Smoke on the Water

Fonte: Correioweb

Um comentário: