sábado, 1 de dezembro de 2007

Ritual com muito Ritmo e "Responsa"


“Ritmo, Ritual e Responsa” é o nome do novo disco do quarteto santista Charlie Brown Júnior. E nesta sexta-feira (30/11), a turnê passou pelo Rio de Janeiro, quando Chorão, Thiago, Heitor e Pingüim subiram ao palco do Canecão, mostrando porque mesmo depois de tanto tempo na estrada, e algumas mudanças, a banda consegue se renovar e emplacar um hit atrás do outro.
Apesar de uma forte torção no joelho, Chorão não deixou ninguém parado, fazendo a molecada, e também os marmanjos, pularem durante aproximadamente 1 hora e meia de show.
Sem muito protocolo, o Charlie Brown Júnior abriu a noite emendando as duas mais recentes músicas de trabalho, “Pontes Indestrutíveis” e “Não Viva em Vão”. Lembrando também os sucessos das antigas, a banda tocou ainda músicas dos primeiros CDs, como “Tudo que ela Gosta de Escutar” e “Zóio de Lula”.
Apesar do pouco tempo com a atual formação, o que se viu no palco foi uma banda muito amadurecida e entrosada, mostrando que a turnê do disco anterior, “Imunidade Musical”, deu a bagagem que a banda precisava para seguir em frente. Destaque para a nova cozinha, com Pingüim (bateria) e Heitor (baixo). O baixista, apesar da pouca idade, mostra muita competência e profissionalismo, justificando o porquê da sua escolha para o posto. Pingüim, com uma canhota muito segura, ainda arruma tempo para o beat-box entre uma levada e outra. Conhecido do público, Thiago Castanho mostrou uma pegada ainda mais enfurecida, com riffs de guitarra precisos. Para Chorão restou fazer aquilo que ele sabe bem: improvisar e conduzir a galera, buscando sempre uma interatividade maior entre a banda e platéia. Tanto que em alguns momentos o vocalista “dirigiu” o público para a gravação dos vídeos que são publicados no site do grupo. Segundo o cantor, uma nova ferramenta de divulgação e que ajuda a estreitar o caminho entre os músicos e fãs. (veja pequena entrevista abaixo)
Antes do último ato, os cariocas do For Fun subiram ao palco para uma pequena participação em “O Universo a Nosso Favor”, música que eles gravaram juntos para “Ritmo, Ritual e Responsa”. Como não podia ser diferente, o show contou ainda com a performance de dois skatistas, numa mini-rampa montada no palco.
Por fim, “Proibida Pra Mim”, fez com que os hormônios adolescentes dessem uma acalmada, fazendo com que todos voltassem para casa satisfeitos.


Vitrola News – Heitor, como foi o processo de produção do novo disco?
Heitor- O disco foi produzido pelo Chorão e pelo Thiago, e eles conduziram muito bem o processo de gravação. Acabamos gravando em 3 estúdios diferentes, e pudemos experimentar entre os ritmos, indo da música eletrônica ao hardcore, punk.

VN – O fato do disco fazer parte da trilha sonora do filme “O Magnata” trouxe alguma mudança na hora de compor?
H- Sim, teve momentos que a gente já fez algumas composições pensando nas imagens, em algumas cenas do filme. E acho que isso fez toda a diferença na hora de produzir.

VN – Você é o mais jovem da banda, o que significa para você fazer parte do Charlie Brown Junior?
H – Eu sempre sonhei em estar na estrada, fazer shows, gravar ao lado de grandes músicos. E quando tive o convite para tocar no CBJR, vi que estava entrando para uma grande banda. Isso foi uma grande “responsa”, e está sendo uma grande experiência. Todo o dia aprendo muito com o Chorão, Thiago e Pingüim, e ver que eu faço parte desse todo é bom demais. Me sinto muito feliz por isso!

VN – Chorão, o Charlie Brown lançou recentemente um site com muita informação, música, vídeos... Como você avalia as mídias independentes que surgiram a partir da internet, como sites, blogs?
Chorão – São mídias alternativas que a gente tem hoje, e estabelecem uma comunicação mais direta, proporcionando uma interatividade maior com os fãs. A gente tem um contato direto, dá para ficar sabendo a opinião dos fãs. É tipo um show, só que diário.

VN – Existe algum segredo para o sucesso da banda?
Chorão - Não sei, mas posso dizer que eu trabalho com o que eu amo fazer, e faço por prazer. E desde o começo até os dias de hoje sempre estive ao lado de excelentes músicos, muito bem acompanhado no palco. Acho que tudo isso faz com que tudo dê certo e o CBJR continue sempre em frente.

Um comentário: