segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

1001 discos para fugir do dingobél

Já disse a filósofa da música popular brasileira “Então é Natal...”. Assim, nada melhor do que se render ao período e fazer a festa com os amigos, confraternização no trabalho, cervejada e, claro, aquele amigo ocultozinho de final de ano que por mais que se tente, é impossível deixar de participar. Então para facilitar a vida de quem não tem como fugir dos costumes natalinos, o VitrolaNews dá uma de paizão e ajuda na escolha do presente do amigo oculto.

E como a nossa praia é música, uma boa pedida é o livro “1001 discos para ouvir antes de morrer”, de Robert Dimery e Michael Lydon. Nesta obra 90 jornalistas e críticos de música internacionalmente reconhecidos apresentam uma rica seleção dos álbuns mais inesquecíveis de todos os tempos.

Abrangendo desde as origens do rock ’n roll nos anos 50 aos mais recentes sucessos, o livro vai guiar você por diferentes tendências sonoras e mostrar o poder da música de representar as aspirações e os sentimentos de toda uma geração.

Embora grande parte do livro seja dedicada ao rock e ao pop, há também dezenas de boas indicações de jazz, blues, punk, heavy metal, disco, soul, hip-hop, música experimental, world music, dance e muitos outros estilos. Cada álbum citado é contextualizado historicamente e os comentários sobre as músicas são acompanhados de curiosidades sobre as gravações, os bastidores ou a vida dos artistas.

Apesar de não ser uma bíblia da música mundial e de, inevitavelmente, deixar de fora um ou outro daqueles discos que você não deixa de ouvir por nada nesse mundo, em “1001 discos para ouvir antes de morrer” o leitor tem ainda várias imagens clássicas que sem dúvida valem a pena ser conferidas. E, se por acaso o livro deixar de fora muitos dos seus discos preferidos, pense que ao menos você vai conhecer outros que podem acabar conquistando espaço na lista vip da sua discografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário