terça-feira, 23 de março de 2010

Dream Theater faz show impecável no Rio de Janeiro


A banda nova-iorquina de metal progressivo Dream Theater passou em turnê pela América Latina e Brasil na última semana, com apresentações em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. O Vitrola acompanhou a passagem dos músicos pelo Rio de Janeiro no último sábado, 20 de março.

Logo na entrada do show havia uma enorme fila, uma vez que houve atraso na abertura dos portões e grande procura por ingressos, até poucos instantes antes do show começar. Uma mudança em relação à última apresentação no Rio, em 2008, da turnê Sistematic Chaos, foi a inclusão da Pista Premium. Levando-se em consideração o tamanho do Citibank Hall, vê-se que não há muita diferença entre Pista Comum e Premium, o que pode ter frustrado alguns fãs.
A banda de hard-rock Bigelf, que abriu os trabalhos da noite, conquistou a galera com o som pesado e saiu ovacionada. Ao sair do palco o vocalista, Damon Fox, ainda soltou a pérola: “You’re the best audience. Even better than São Paulo!”. Um ótimo aquecimento para a atração principal da noite.

Uma grande cortina cobria o palco (como é característica da turnê) enquanto um som de órgão interpretado pelo tecladista Jordan Rudess invadia o ambiente, aumentando o suspense e ansiedade de todos. Até que finalmente caiu a cortina e ali começava, com um riff denso de “A Nightmare to Remember”, a apresentação do Dream Theater no Rio de Janeiro.

O setlist do show da Black Clouds & Silver Linings World Tour, no Rio de Janeiro, dividiu opiniões. A iniciativa de incluir clássicos como “The Mirror” e “Lie” pode ter sido uma tentativa de agradar os fãs mais antigos, mas que talvez não tenha dado muito certo, pois há quase um consenso de que as “principais” faixas de vários álbuns (como Metropolis, The Glass Prison e As I Am, por exemplo) ficaram de fora deste set list.

Mas no geral, do mais xiita ao menos exigente fã, todos saíram satisfeitos com as performances, mesmo que as músicas escolhidas não sejam as preferidas pela maioria. A maior parte das canções foram executadas de forma idêntica às versões de estúdio, demonstrando grande técnica e versatilidade, principal característica da banda. Vale destacar também a produção, que deu um show à parte. Efeitos de luz e fumaça e a sincronia perfeita entre os solos/takes no telão abrilhantaram mais ainda a apresentação. Uma grande atuação dos roqueiros mais técnicos da atualidade em uma noite inesquecível, para quem gosta de boa música e virtuosismo!

Set list:
1.A Nightmare To Remember
2. The Mirror
3. Lie
4. A Rite Of Passage
5. Sacrificed Sons
6. Solitary Shell
7. In The Name Of God
8. Take The Time
9. The Count Of Tuscany

Por Lucas Souza - estudante de economia, apaixonado por música, leitor e colaborador do Vitrola.

6 comentários:

  1. Concordo com tudo q ele disse! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Esse blog anda cada vez mais movimentado e melhor...Excelente texto feito pelo estudante.

    ResponderExcluir
  3. Não achei o set list ruim, gosto das músicas que foram tocadas. O problema é que essa molecada só gosta das "músicas da modinha".

    O vitrola é um blog muito bom mas deveria escolher melhor seus colaboradores.

    ResponderExcluir
  4. Este sitio es muy malo! Puedo enviar la censura cerrar este blog!

    ResponderExcluir
  5. Se não me engano, a banda de abertura é Bigelf... e não Grandelf.

    O show de SP tb foi maravilhoso.

    ResponderExcluir