segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ronnie James Dio: O homem que nos deu os chifres do diabo

Uma das grandes vozes do metal silenciou -se. O cantor Ronnie James Dio, conhecido por seu trabalho pioneiro tanto no Black Sabbath como artista solo, morreu neste domingo(16) em Houston,Texas depois de uma luta árdua contra o câncer de estômago. Ele tinha 67 anos.

O vocalista do Heaven & Hell estava atualmente em tratamento num hospital local, o que obrigou o cancelamento da tour europeia da banda, incluindo o concerto no festival Optimus Alive!10.

O gigante dos palcos trouxe-nos uma grande herança: os chifres do diabo. Este gesto icônico - criado através da ampliação do indicador e do quinto dedo - é uma das maiores referência no Metal bem como as camisas pretas e os solos de guitarra .

Dio, explicou à Sam Dunn e Scot Macfadyen em documentário de 2005, o Metal: A Headbanger's Journey, o sinal que foi inspirado por sua avó supersticiosa. Para a mama italiana de Dio, esse seria uma marca para as pessoas que lhe dava mau olhado. O gesto foi o seu método de afastar os espíritos nefastos. Confira o vídeo abaixo para uma explicação mais elaborada:




Segundo uma nota publicada pela mulher, Wendy Dio, no seu site oficial, Ronnie James Dio recebeu a visita de vários amigos e familiares, que puderam assim dizer o seu último adeus a um dos ícones do heavy metal. Que com certeza, marcou época em corações metaleiros. Descanse em Paz, Dio.

5 comentários:

  1. Um dos caras mais fodas que já ouvi. Ontem o mundo perdeu o maior vocalista do Rock 'n' Roll.Que bom seria se os heróis do mundo real fossem como alguns heróis da ficção, aptos a se livrar de todos os perigos, superar todo e qualquer desafio ou até mesmo carregar consigo o dom da imortalidade. E têm o poder de se tornarem imortais, se não em seus corpos mas por meio de seus legados. Este é Ronnie James Dio. Parafraseando alguns internautas que deixaram suas mensagens por aí realmente muito mais importante do que dizer ‘que pena’ ou ‘adeus’ é dizer ‘obrigado, Dio, valeu por tudo’.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela menção na Paradiso Fm como blog da semana!

    ResponderExcluir
  3. Que o nosso mestre nos vocais seja agraçiado em todos os lugares (no céu, no inferno, no purgatório, etc....) pois ele merece.... descanse em paz...ronnie james dio....


    Cláudio Costa

    ResponderExcluir
  4. uma pena termos perdido um ícone tão grande do Heavy Metal. Ronnie James Dio faleceu e com certeza deixou sua marca eternizada nos corações de todos os headbangers do mundo. Sempre lembraremos de suas produções audiovisuais incríveis, suas performances estonteantes e, claro, o sinal eterno dos chifres (Heavy Metal), popularizado por esse astro importantíssimo. Uma das vozes mais belas do Metal agora está em seu descanso eterno.

    ResponderExcluir
  5. O Heavy Metal está de luto. Perdemos um grande guerreiro. R.I.P. Ronnie James Dio

    ResponderExcluir