terça-feira, 13 de julho de 2010

13/07: Isso sim merecia um feriado!

Dia 13 de Julho é uma data que pode ser entendida de várias maneiras. Para as mulheres, o dia do nascimento de Harisson Ford, O Indiana Jones. Aos políticos, Bill Clinton, sancionava a lei de ajuda especial, concedendo 1,3 milhões de dólares ao Plano Colômbia, de luta contra o narcotráfico nos anos 2000. Em termos musicais, 13 de julho é o “Dia Mundial do Rock”. O dia foi criado em 1985, durante a realização de um dos maiores festivais de música mundiais, o Live Aid.

O evento, organizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure, mobilizou vários astros do rock em prol das vítimas da fome na Etiópia. A partir daí a data ficou conhecida mundialmente, e foi escolhida para comemorar um dos mais renomados estilos musicais de todos os tempos.

No Estádio de Wembley, em Londres, os Príncipes Charles e Diana inauguraram um concerto de rock mundial organizado para angariar dinheiro para combater a fome em África.

Realizado em vários estádios à volta do mundo, o "super concerto", como foi chamado, contou com mais de 16 horas e foi transmitido via satélite para milhões de espectadores, em 169 nações. Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, David Bowe são só alguns dos atrativos daquele memorável dia. Curiosamente, não foi feito nenhum registro, CD, DVD sobre o festival até hoje, muito possivelmente pela grande quantidade de artistas envolvidos no evento.

Em 1985, esse que vos escreve tinha apenas duas primaveras, e por mais que a consciência de história e de rock só viesse anos mais tarde, o 13 de julho já se tornou um feriado obrigatório, ontem, hoje e sempre. Longa vida ao Rock´n Roll!!!!

Por Marcus Vinicius Leite

Um comentário:

  1. Haviam rumores que bob geldof e o bono gostariam de repetir o feito (mais umas quinze vezes) este ano.

    não lembro da fonte, mas fiquei a pensar: que bandas chamariam?

    prq né, tem muito lixo industrial largado por aí nestes dias...

    Boa resenha Marcus!!!

    ResponderExcluir