quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os inacreditáveis nomes completos de astros da música

Da certidão de nascimento ao estrelato existe uma grande distância. O polêmico comentarista de futebol Milton Neves, por exemplo, gosta de chamar pelo nome de registro os jogadores do presente e do passado. Mesmo os menos ilustres têm seu nome completo decantado pelo “descarado” (no bom sentido) torcedor do Atlético Mineiro. Ainda que nestes tempos de Copa do Mundo, nem todos os brasileiros sabem, por exemplo, que o técnico Dunga se chama Carlos Caetano Bledorn Verri ou que o jogador Grafite – que destronou o Adriano - nasceu Edinaldo Batista Libanio.


Na música, acontece coisa parecida. Mesmo gostando de samba, você pagaria ingresso para assistir a um show de Luís Antonio Feliciano Marcondes? Imagine a sua surpresa se o tal Marcondes abrisse o espetáculo gritando “Olha a Beija-Flor aí, gente!” coisa que só o Neguinho da Beija-Flor teria autoridade para gritar – não fossem os dois a mesma pessoa?! Em outra situação, você acaba diante do palco e lá em cima está o ex-garçom e ex-mágico Roberto de Souza Rocha. Aí, alguém se vira pra você e canta: “hoje é festa lá no meu apê, vai rolar bundalelê”. Pode aparecer: é show do Latino. E o nome do Cazuza, você lembra?

A Demi Lovato precisou vir duas vezes ao Brasil para que descobríssemos que se chamava Demétria Devonne. Duvido que você saiba que Stefani Joanne Angelina Germanotta seja a ganhadora de dois Grammy Awards e que antes de estourar, no ano passado, ela chegou a abrir os shows de Pussycat Dolls e New Kids on the Block. Pra virar Lady Gaga tem que ralar muito. Uma vez que o parágrafo é dedicado às mulheres, o que dizer de Priscilla Novaes Leone, uma baiana roqueira que integrou as bandas Inkoma e Shes, e que mudou o rumo da carreira no dia em que cantou “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana? Trabalhadores e trabalhadoras, estamos falando de Pitty. Lembrou o nome do Cazuza?

Steveland Judkins Hardaway é um nome tão sonoro que pode ter inspirado um menino cego a se tornar pianista, gaitista, baterista, ativista dos direitos civis e pais de sete filhos numa única existência. Mesmo trocando o sobrenome Hardaway para Morris, ele ainda é - e sempre será - o Stevie Wonder. Dava pra terminar a matéria aqui com esse grande nome da música pop internacional. Mas ficou faltando lembrar você que Cazuza – o grande intérprete de “Beth Balanço” – se chamava Agenor de Miranda Araújo Neto. Como é que você foi esquecer?

Por Claudio Carneiro - radialista, jornalista e publicitário com passagem nos anos áureos das rádios Fluminense FM (A Maldita), Transamérica (RJ) e 89 FM (a rádio rock de São Paulo). Foi repórter aéreo e produtor das Rádios Cidade e JB FM, no Rio. Atuou em emissoras de TV, milita em assessoria de imprensa e sempre que possível contribui com o VitrolaNews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário