Anualmente, o Grammy realiza uma cerimônia especial na noite anterior à grande festa que é televisionada. Na ocasião, são entregues alguns prêmios especiais que não fazem parte das categorias competitivas. Em 12 de fevereiro de 2011, será a vez de Ramones, Julie Andrews, Dolly Parton, Roy Haynes, Juilliard String Quartet, Kingston Trio e George Beverly Shea receberem o chamado "lifetime achievement award", ou prêmio de conquistas de toda a vida, em uma tradução livre. Isso quer dizer que eles serão homenageados não por causa de um disco ou música, mas pelo conjunto de sua obra.
O Ramones, um dos nomes mais conhecidos do punk no mundo todo, será agraciado com um Grammy pela primeira vez. Esse também será o caso da atriz Julie Andrews, de musicais como A Noviça Rebelde e Mary Poppins.
Dolly Parton, muito conhecida nos anos 70, é uma lenda do country e dona do sucesso "Jolene". Roy Haynes, um dos bateristas de jazz que mais gravou na história, liderou, em seus 60 anos de carreira, algumas das maiores bandas do estilo e é conhecido por abranger uma grande variedade de ritmos dentro dele. O Juilliard String Quartet, como o nome indica, é um quarteto de cordas que começou em 1946, na famosa escola de artes de Nova York, a Juilliard School. O grupo de folk Kingston Trio, que começou nos anos 50, hoje traz uma formação totalmente diferente da que começou e apenas um integrante original está vivo. E, por fim, o grande representante da música gospel George Beverly Shea, um canadense de 101 anos, será o sétimo homenageado do Grammy no próximo ano.
Em 2010, Leonard Cohen, Bobby Darin, David "Honeyboy" Edwards, Clark Terry, Loretta Lynn, André Previn e Michael Jackson foram os contemplados com o "lifetime achievement award".
Fonte: Revista Rolling Stone
Nenhum comentário:
Postar um comentário