quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ultraje a Rigor une experiência e novas mídias para produzir e divulgar o novo disco


No meio desse mês o Vitrola divulgou novidades sobre o Ultraje a Rigor. O grupo está em estúdio preparando o novo disco e já disponibilizou algumas músicas na internet para os fãs (veja matéria anterior). Seguindo a velha e boa forma: rock mais bom humor e competência, Roger, Mingau e Bacalhau trabalham sério, mas sem a mesma pressão e cobrança de outros tempos. Fazendo valer a experiência e os anos de estrada, os músicos vão gravando sem pressa e aproveitam as novas mídias digitais para divulgar o novo álbum e ao mesmo tempo manter os fãs informados.

Por e-mail, o VitrolaNews “bateu um papo” com o vocalista Roger que falou um pouco sobre o disco novo, mídias digitais, cena independente e o futuro do Ultraje a Rigor. Confira:

VN - Roger, fale um pouco sobre o processo de produção e divulgação do novo disco.
Ele está sendo produzido aos poucos, no Estúdio FM, do Mingau e do Flávio Decaroli. A idéia é gravá-lo conforme as músicas forem saindo, e distribuí-lo via internet me parece a forma mais apropriada para o momento, tanto pela evolução da internet quanto por minhas necessidades e expectativas. No entanto, quanto à divulgação, posso usar outros meios também, como a imprensa escrita, rádio e TV, se eu tiver a oportunidade. No momento, ela está sendo feita principalmente por fãs e por nós mesmos, via Twitter, Facebook, MySpace, ReverbNation, Orkut e nosso próprio site. Estamos evitando o SPAM.

VN - Esse disco será lançado todo via internet?
Sim, mas não há um prazo estipulado para o final dos trabalhos. Quando tivermos um número apropriado de músicas, pretendemos lançá-lo também em CD normal.

VN - Falando em internet, como você avalia a importância dessas novas mídias, como sites, blogs, novas redes de relacionamento?
Essas novas mídias são o futuro da comunicação e, portanto, sem dúvida cada vez mais importantes. Mas a mídia atual também é importante.

VN - Se por um lado as gravadoras estão em crise, por outro hoje em dia é muito mais fácil se lançar no mercado como banda independente. Você concorda com isso? Está mais fácil se lançar no mercado hoje em dia?
Sem dúvida. O que não quer dizer que está mais fácil tornar-se conhecido, se essa for a intenção. A propósito, acho que a importância dada a ser famoso hoje em dia é muito exagerada, o objetivo deve sempre ser gostar do que se faz e procurar fazer o melhor. Se você não tem talento e/ou vocação para a música, melhor tentar outra coisa.

VN - O Ultraje a Rigor faz parte de um período que é considerada o melhor que o rock nacional já teve, em termos de criatividade, originalidade. Na sua avaliação o que mais mudou daquele período para hoje?
Acho que quase tudo. O cenário, os meios de comunicação, os meios de gravação, o público, a facilidade de se encontrar e comprar instrumentos e o ideal artístico. São coisas completamente diferentes hoje em dia.

VN - Você considera a música feita hoje em dia mais pobre do que antigamente? Sim. É difícil achar algo novo que me impressione, tanto no Brasil como no resto do mundo. Não que eu não procure, mas está difícil.

VN - Quais as principais mudanças que os fãs podem esperar no novo disco? O guitarrista Sérgio Serra não aparece nas novas fotos de divulgação da banda. O Ultraje agora é um trio?
Bom, na prática, somos um octeto. Ao vivo são oito pessoas no palco. Mesmo na gravação contamos com essas 8 pessoas. Mas sim, somos um trio agora. Sérgio Serra saiu porque quis. Difícil entender seus motivos. Mesmo antes dele sair, fizemos shows com Edgard Scandurra, Heraldo e Marcos Kleine na guitarra porque ele não pôde estar presente. Quanto ao novo disco, acho que a presença de Manito no saxofone se faz notar. De resto, é o velho ultraje de sempre. Mas teremos novamente mais liberdade para criar sem estar preso ao formato do disco para vender.

Mais informações sobre o Ultraje a Rigor no site oficial da banda ou myspace .

7 comentários:

  1. porra...os músicos da geração 80 do rock nacional tão mais perdidos que barata tonta..tem muita coisa boa no rock nacional na atual geração....
    pra começar: seychelles e Instiga....
    aliás..o último do disco é foda pra caramba.
    fica a sugestão - www.instiga.com
    baixa a discografia.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, cite 20 bandas novas boas. No meu tempo era fácil.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Roger e pra falar a verdade acho que nem 10 da pra citar...
    Hoje em dia ninguem mais ta preocupado em fazer musica boa, levar uma letra pras pessoas... O negocio é ser comercial e pronto, é vender um refrao chiclete que nao leva nada a ninguem e ninguem a algum lugar. Infelizmente hoje em dia nao se pode mais parar para refletir sobre uma letra atual e, por isso, temos que recorrer ás bandas que realmente sao boas e, por isso, duram ate hoje!
    Parabens ao Ultraje e a varias outras que estao ai na estrada ou ate mesmo as que ja nao estao mais, mas que fizeram sua historia e serao lembradas por ela!

    ResponderExcluir
  4. Roger, lhe apresento 20 bandas novas e boas:
    - Guizado
    - Curumim
    - Cidadao Instigado
    - Instituto
    - 3 na Massa
    - Instiga
    - Holger
    - Bruno Morais
    - Romulo Froes
    - Karina Buhr
    - Moveis Coloniais de Acaju
    - Céu
    - Vanguart
    - Garotas Suecas
    - Black Drawing Chalks
    - M. Takara
    - Trupe Cha de Boldo
    - Projeto Manada
    - Mickey Gang
    - Parteum
    - Hurtmold
    É isso aí, 20 bandas NOVAS E BOAS, e ainda poderia escrever mais 20. Se não conhece diria que vale a pena ir atrás e conhecer, ao invés de ficar falando que não tem nada agora, e que o passado que era bom...
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Prá enaltecer as tantas bandas atuais (eu não conheço NENHUMA desta lista; qualquer garagem de qualquer cidade tem n bandinhas que tocam em aniversários de amiguinhos) não precisa depreciar o rock dos anos 80! Brincadeira de mau gosto! Ultraje, Paralamas, Titãs, Barão, Kid Abelha, Nenhum de Nós, Biquini Cavadão, dentre tantos e tantos. Mesmo assim muito se cobra destes cabras fudidos que fizeram toda uma geração voar e novas gerações estão seguindo-os atrás de qualidade musical. Dá licença o molecada: CRESÇAM E APAREÇAM!

    ResponderExcluir
  6. Guilherme, me desculpe mais tbém não conheço os nomes da sua lista.
    Aliás, com uma busca rápida no Google alguns nomes nem foram localizados...
    Viva Ultraje !!!

    ResponderExcluir
  7. Here are some pointers on what to look out for:It is crucial that the Shofar comes with certification verifying that it is Kosher. Studies suggest that the moment you become aware of your internal state, you activate the thinking brain (neocortex), which in turn, can begin to restrain your emotional response. Having the right type of furniture can set the scene for a room. [URL=http://lopolikumieo.com ]centipedes[/URL] The eco-logs are essentially carbon neutral as long as you have gathered them up from your garden or somewhere else nearby. How can we say this with certainty?

    ResponderExcluir