quarta-feira, 21 de abril de 2010

Agora, são outros cinquenta


"Estou perdido no Planalto Central eu moro aqui no Centro -Oeste do Brasil, tenho tantos planos(...) Já me cansei dessa visão horizontal e desse papo que está tudo vertical. Eu me sinto estrangeiro, vivo sempre sem dinheiro(...) Pelas praças de Brasilia ando assim sem garantia me sentindo em Sevilha, nessa moderna arquitetura e a frieza pelas ruas: já perdi meus documentos, meu emprego no cimento, Aí meu D´us meu casamento!"
(M.V.L)

Essa pode ser a realidade de muitos que vieram pra cá em 1960, quando a terra era vermelha e batida nas velhas vitrolas que entoavam sem parar o hino "Só deixo o meu cariri no último pau-de-arara". Hoje, cinquenta anos de sons, cores, luzes que piscam gritam e avisam aos seus habitantes que o tempo trouxe a maturidade de uma jovem senhora, e seus filhos, com o orgulho misturado com vergonha(pelos atos de corrupção que aqui se vê com frequência) , lhe dá os parabéns.

Felicito Brasilia, não porque as principais decisões da Nação começam por aqui, mas sim por seus diamantes que brindaram os brasileiros com sua genialidade. A história do Rock Nacional está intimamente ligada aos braços de nossa capital. Renato Mafredini Jr, Hebert Viana, Dinho Ouro-Preto e sua trupe cantaram seus versos aos quatro cantos do país, declarando a gratidão por essa cidade que reune cada uma das 27 pátrias desse nosso imenso Brasil.

Mas, como diz o poeta GOG “Quem mora fora do avião/Bate palma e pede diversão.” A rima fala da Brasília que existe fora do Plano Piloto e que não é ornada com monumentos e palácios daqui. Se acaso quiser mesmo saber “o que se tornou Brasília” deve ir muito além deste “intramuros”, muito além dos limites oficiais da cidade planejada, dos cartões postais, que só mostram as imagens da arquitetura modernista, sobretudo o eixo monumental com as obras realizadas por Oscar Niemeyer e os edifícios-sede do poder central.

As grades, tão visíveis e presentes pelas cidades-satélites do Distrito Federal,devem ser compreendidas nesse universo de símbolos e valores, de conteúdo nacional, mas que, na capital do País, ganham um sentido mais específico.Convém lembrar que os moradores das cidades-satélites vieram para Brasília, por sua própria vontade, não tanto para construir a nova capital,mas sobretudo para construir uma vida nova para si mesmos. O espírito pioneiro confunde-se com o espírito de colono e essas casas com grades em ferro parecem constituir uma parte visível dessa “vitória”: a conquista de um pequeno território para si, dentro de um projeto inteiramente diverso daquele imaginado pelo urbanista Lúcio Costa.

Que venham outros 50! Parabéns, Brasilia!

6 comentários:

  1. Puta que Pariu! Que post cabuloso! Sempre tive essa visão de Brasilia e dentre as suas avenidas sempre escondem histórias de sangue e suor. Porra, Andre parabéns pela matéria muito boa! Vitrola também é cultura fiote!

    Mais uma vez, parabéns!
    E viva Brasilia
    João Paulo;

    ResponderExcluir
  2. Meu pai é de uma cidadezinha do Piauí. Veio uma primeira vez e ficou morando com parentes no Guará. Voltou ao Piauí para
    buscar minha mãe e foram morar num apartamento alugado, na Asa Norte.
    Como eles não gostavam de morar em um apartamento pequenininho se
    mudaram para Taguatinga. Lá, no começo, alugamos e, depois, ganhamos um lote e construímos nossa primeira casa. Nós estamos agora na segunda,em Ceilândia. O projeto de meu pai é vender seu sobrado, comprar um lote
    e construir agora em um condomínio fechado. Quando meu pai chegou em
    Brasília trabalhou como pedreiro, hoje ele tem uma pequena empresa, é
    mestre de obras. O escritório dele e de um sócio fica no Plano Piloto.

    Esse post contou minha história. E a questão do Cariri de Gonzagão é a pura realidade vivida naquela época!

    ResponderExcluir
  3. Talvez, Brasilia mereça os parabéns atualmente só pelos seus nobres artistas e por sua arquitetura, porque se depender de sua estrutura política falida esses cinquenta anos formam 500 de retrocesso.

    Parabéns pelo blog! Musica e cultura aliados, sempre! Parabéns Brasilia!
    Gilberto Sampaio.

    ResponderExcluir
  4. Bacana o post! Ficou ótimo! A cidade está se tornando uma São Paulo... falta pouco. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Brasília vai poder retomar seu desenvolvimento, conservando a qualidade de vida. Eu acredito. Vivo aqui porque gosto e me sinto feliz em criar meus filhos nesta linda e maravilhosa cidade.

    Parabéns Brasilia!
    E o blog com essas homenagens de ontem e hoje... mandou muito bem!

    ResponderExcluir
  6. O post reflete a imagem de uma pessoa apaixonada por Brasília! Amei a construção do texto!
    Parabéns à Brasília, ao autor do texto e ao blog.

    ResponderExcluir