quinta-feira, 29 de abril de 2010

1º de abril? “Achtung Baby é eleito o melhor disco dos últimos 25 anos”






















Para comemorar os 25 anos de existência, a revista americana Spin resolveu presentear seus leitores como uma lista com os 125 melhores discos lançados desde 1985. Curiosa ou estranhamente, o Top 1 ficou com "Achtung Baby", do U2. O disco é o sexto de estúdio do grupo e foi lançado em 1991.

Apesar da boa justificativa da revista, que afirma que “o disco mostra a banda lutando ao mesmo tempo para abraçar e destruir o mundo, além de nunca terem sido tão inspiradores”, é muito estranho ver esse álbum do U2 não só a frente de muitos outros discos que tiveram uma representatividade muito maior (prefiro não citar os meus preferidos aqui, mas com certeza não seria o “Achtung Baby”), mas, principalmente, por ele ter ficado à frente de um disco muito mais “inspirado e inspirador” dos irlandeses, o antecessor “The Joshua Tree”, de 1987.

Completam o Top 10 Prince com "Sign O' The Times" de 1987; "The Queen is Dead" dos Smiths de 1986, "Nevermind" do Nirvana (1991), "Ok Computer" do Radiohead (1997), "It takes a Nation of Millions to Hold us Back" do Public Enemy e mais "Appetite for Destruction" dos Guns N' Roses (1987), "Rid of me" que a inglesa PJ Harvey lançou em 1993, o clássico do indie-rock "Slanted and Enchanted" do Pavement de 1992 e o soturno "The Downward Spiral" dos Nine Inch Nails

A lista, que no final soa muito mais como uma piada de mal gosto, gerou polêmica e fez com que muitos leitores deixassem comentários ridicularizando a escolha dos editores da revista Spin.

Para conferir a lista completa com os 125 “melhores” e se divertir com alguns comentários hilários, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário